Marcas automóveis produzem carros com dispositivos de ‘gaming’
Além da BMW (na foto) e da Volkswagen, também a Honda, a Hyundai, a Tesla, a Audi, a Mercedes-Benz, a Volvo e a Lexus estão a posicionar-se para o segmento dos jogos eletrónicos. Jogar a partir de comandos no volante e nos pedais, e transmitir o Twitch no vidro traseiro são algumas das funcionalidades

Luis Batista Gonçalves
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Com uma redução das vendas em perspetiva, que estudos internacionais estimam entre os 2,5% e os 3%, as marcas automóveis estão a investir numa estratégia de marketing, que inclui a produção de carros com soluções tecnológicas para ‘gaming’, como ecrãs de alta definição e ligações à internet de alta velocidade. O objetivo destas inovações é disponibilizar o acesso a plataformas de jogos eletrónicos, um segmento crescente em termos de consumo de media, para atrair consumidores tecnológicos e impulsionar o negócio, ao mesmo tempo que modernizam a imagem das marcas automóveis.
O novo BMW Série 5 é um dos modelos que materializam esta aposta. Fruto do acordo estabelecido com a AirConsole, o veículo permite aos passageiros e aos condutores jogarem, quando o carro está parado, através de um ecrã curvo e do recurso a um código QR, que faz a ligação ao telemóvel. O novo elétrico BMW i5 também já vem preparado para os jogos eletrónicos, com um interface desenhado pela Designworks, estúdio de design do BMW Group. Nos próximos anos, o grupo automóvel alemão pretende introduzir o sistema noutros modelos da marca.
Alguns modelos da Lexus estão a ser comercializados com um sistema que acede facilmente à plataforma de ‘streaming’ Twitch, para transmitir imagens no vidro traseiro. A Audi também está a investir nesta área, à semelhança da Volkswagen, que também estabeleceu uma parceria com a AirConsole, para incorporar sistemas de jogos nos futuros modelos ID.7 Tourer, Passat, Tiguan, Golf e Golf Estate.
A Honda associou-se à Sony para criar o Afeela EV, um protótipo que incorpora o Unreal Engine, um motor de jogo desenvolvido pela Epic Games, também usado pela Volvo. A Hyundai uniu esforços com a Nvidia, a BYD e a Polestar, apostando num sistema, operado por Android, que inclui uma aplicação móvel que permite o acesso a jogos.
A Tesla também tem uma equipa de engenheiros, em Seattle, a trabalhar no desenvolvimento de videojogos para os futuros modelos, com um emulador de vídeo criado pela empresa francesa Atari, antiga Infogrames. Uma das implementações permite aos passageiros jogar Beach Buggy Racing 2, usando o ecrã do painel frontal, o volante e os pedais do veículo.
A Mercedes-Benz incorpora o jogo SuperTuxKart num dos protótipos que criou, no seguimento da colaboração com a Faurecia. O novo modelo do Mercedes-Benz Classe E, lançado nos primeiros meses de 2024, integra uma ‘app’ que permite o acesso a populares títulos de ‘gaming’, como o Angry Birds.