Audiências mensais: Tipologia ‘outros’ bate recorde em agosto
Com 19% de share, o visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como streaming ou consolas, alcança a quota de mercado mais alta desde que há registo
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A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em agosto, e apesar das férias, o consumo televisivo em Portugal cresceu. A audiência média registou um aumento de 1,4% face ao mês de julho.
Este aumento deveu-se às tipologias ‘pay tv’ e ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como streaming ou consolas), que com as férias das crianças e de muitos adultos registaram um forte crescimento face a julho (‘pay tv’ + 2.2p.p.; ‘outros’ +0.5p.p.).
A tipologia ‘outros’ continua a bater recordes, tendo atingido durante o mês de agosto os 19% de share, o valor mais elevado desde que há registo.
Entre os canais FTA, a TVI com um share de 14,1% mantém a liderança, seguida da SIC com um share de 13,6%. A diferença entre ambas, tal como aconteceu em julho, mantém-se nas cinco décimas.
A RTP1 surge na terceira posição, com um share de 9,9% (-1.2p.p. vs. julho) e foi o canal FTA que verificou a maior diminuição face ao último mês. Por último, nota ainda para o crescimento da RTP2 (+0.3p.p. vs. julho), com as transmissões dos Jogos Olímpicos a impulsionarem as audiências do canal.
No mês de agosto, a tipologia ‘pay tv’ foi a que mais cresceu (+2.2p.p. vs. julho), com a CMTV (+0.1p.p. vs. julho) a manter-se como o canal do cabo preferido dos portugueses. Entre os canais mais vistos durante o mês de agosto, destaque para a RTP2, que com a transmissão dos Jogos Olímpicos foi a que mais cresceu (+0.3p.p. vs. julho).
Os canais de informação (CNN Portugal e SIC Notícias) e de desporto (Canal 11 e Sport TV+) também verificaram um crescimento de +0.2p.p. vs. julho. Apesar de estarem de férias, os portugueses mostraram querer estar a par do que se passava em Portugal e no mundo. O regresso do campeonato nacional de futebol também provocou um aumento do interesse junto dos canais de desporto.
Nota ainda para a Eurosport 1, que entre os canais ‘pay tv’, regista um crescimento de +0.6p.p. vs. agosto de 2023. A transmissão dos Jogos Olímpicos e da Volta à Espanha em bicicleta, que teve as três primeiras etapas em Portugal, ajudam a explicar este forte crescimento face a agosto de 2023.
Em agosto, o programa mais visto do mês voltou a ser um jogo de futebol. A épica reviravolta do Porto sobre o Sporting na supertaça, transmitida pela RTP1, foi vista em média por 1 milhão 695 mil telespetadores, o que representou um share de 40,4%. A entrega do troféu ficou na segunda posição com uma audiência média de 886 mil telespetadores e um share de 24,6%.
O programa ‘Dilema – A Escolha’ completa o pódio dos programas mais vistos do mês com uma audiência média de 854 mil telespetadores e um share de 21,8%. A SIC coloca apenas um programa no top10 dos mais vistos do mês, o ‘Jornal da Noite’ surge na décima posição, com uma audiência média de 775 mil telespetadores e um share de 17,7%.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de agosto, a SIC mantém a liderança durante o período do almoço e do primeiro prime, com um share de 19,6% e 16,3%, respetivamente. Durante o mês de agosto, a SIC sobe à liderança nos períodos do pré prime (com 12.8% de share vs. 12.6% da TVI e 12.5% da RTP1) e do segundo prime time (15,8% vs. 15,7% da TVI).
A TVI mantém a liderança nos períodos da tarde (14,0% vs. 11,9% da SIC) e do late night (13,4% vs. 10,5% da SIC). Nota ainda para o período da manhã, em que RTP1 e TVI surgem empatadas com um share de 12,4%.
Fonte: Dados CAEM reproduzidos em YUMI, Time-Bands – Mediamonitor; Alvo: Universo 4+ anos; Base: Total TV