Fora do Escritório com Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle
Em férias, tenta abstrair-se do trabalho, mas admite que nunca o consegue. Por vezes, é a caminho da praia que tem ideias que implementa quando regressa à agência de comunicação que lidera. Kobo, Spotify e Netflix são as marcas que não dispensa
Luis Batista Gonçalves
Fora do Escritório com Flávio Gart, diretor criativo da Bazooka
Fora do Escritório com Ricardo Tomé, diretor-geral da Media Capital Digital
Fora do Escritório com Patrick Stilwell, diretor executivo da Dentsu Creative Portugal
Fora do Escritório com Carolina Afonso, CEO do Gato Preto
Fora do Escritório com Graça Borges, diretora de comunicação, relações institucionais e sustentabilidade do Super Bock Group
Fora do Escritório com Rafael Ribeiro, diretor de marketing do Grupo Starfoods
Fora do Escritório com Vasco Falcão, CEO da Konica Minolta Portugal e Espanha
A Grécia (na foto) é um dos destinos europeus de eleição de Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle, para uns dias de férias revigorantes. Nos períodos de descanso, já sabe, à partida, que não deixa de pensar em trabalho, mas procura resistir à tentação de ir espreitar a caixa de correio eletrónico com regularidade, para dedicar mais tempo ao Kobo, ao Spotify, à Netflix, à Monocle e à Condé Nast Traveler.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Durante as férias, tento deixar de lado os e-mails e o constante pingue-pongue de reuniões, mas é impossível, confesso. Ao invés disso, entrego-me ao ritmo mais leve de uma boa conversa à mesa, sem a pressa habitual. Estar à mesa durante horas a comer, a beber e a falar da vida é um dos melhores prazeres que me podem dar.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Estar de férias é uma combinação perfeita entre desligar e inspirar. Desligo do ritmo frenético, mas mantenho os olhos bem abertos para novas ideias. Seja numa conversa casual ou numa paisagem deslumbrante, a criatividade não tira férias e as melhores ideias, muitas vezes, surgem nos momentos mais inesperados. Às vezes, no carro, no caminho para a praia, tenho uma ideia que quero aplicar rapidamente.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Mesmo de férias, gosto de me manter informado, mas com um ‘twist’ mais leve. Sigo o Público, ouço podcasts de ‘storytelling’ como o How I Built This e navego pelos sites de publicações como a Monocle e a Condé Nast Traveler, que aliam a informação à inspiração.
Quais são as marcas que a acompanham nas férias?
As férias são o momento perfeito para relaxar com as minhas marcas de eleição. Levo o meu Kobo, carregado de livros. No digital, a Spotify e a Netflix garantem-me entretenimento de qualidade.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
A primeira coisa que faço quando regresso ao escritório é reunir a equipa. Gosto de começar com uma conversa informal para partilhar os ‘insights’ das férias e ouvir as novidades. É uma forma de reativar a dinâmica do grupo e de alinhar as energias para os desafios que estão por vir.