Omnicom consolida agências criativas e cria Omnicom Advertising Group
A nova estrutura será liderada por Troy Ruhanen (na foto), antigo presidente e CEO da TBWA Worldwide. Os clientes atuais vão continuar a ser acompanhados pela agência e pelas equipas com as quais trabalham atualmente. As alterações entram em vigor a 1 de janeiro de 2025
Daniel Monteiro Rahman
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O Grupo Omnicom acaba de criar o Omnicom Advertising Group (OAG), uma organização que consolida as principais agências criativas do grupo, incluindo a BBDO, a TBWA, a DDB e as agências da The Advertising Collective (Goodby Silverstein & Partners, GSD&M, Merkley & Partners e Zimmerman), sob a mesma direção. O OAG será liderado por Troy Ruhanen, antigo presidente e CEO da TBWA Worldwide, que assume o cargo de CEO global do OAG, a partir de janeiro de 2025.
Segundo avança o grupo em comunicado de imprensa, à medida que os clientes procuram soluções mais integradas e personalizadas das agências, o OAG ajudará a facilitar o acesso a talentos e equipas em toda a rede, enquanto proporciona mobilidade aos talentos entre diferentes agências e equipas de clientes. As agências criativas do grupo vão beneficiar do investimento compartilhado em ferramentas, tecnologias, talentos e esforços de inteligência artificial.
Este objetivo é reforçado por Troy Ruhanen, CEO global do OAG, que enfatiza que “uma das partes mais interessantes desta nova divisão é que podemos investir coletivamente em ofertas inovadoras, como as recentes parcerias pioneiras do Grupo Omnicom em inteligência artificial generativa”.
“Isto vai levar a nossa criatividade de classe mundial ao próximo nível e manter os nossos clientes no topo dos respetivos setores. Embora estejamos entusiasmados com o facto de crescermos em conjunto, vamos continuar a celebrar e a proteger a originalidade da cultura e do empreendedorismo de cada agência”, acrescenta o responsável.
No que diz respeito às mudanças no corpo profissional e administrativo com a nova estrutura, Deepthi Prakash, presidente internacional e diretor de produto da TBWA Worldwide, é promovido a COO da OAG, e Denis Streiff, CFO da TBWA Worldwide, passa a CFO global da OAG.
A CEO da TBWA U.S., Erin Riley, que é promovida para ocupar o cargo de Troy Ruhanen como CEO da TBWA Worldwide, e os líderes das agências criativas globais do Grupo Omnicom vão reportar à administração do OAG. Isto inclui a recentemente promovida CEO global da BBDO, Nancy Reyes, o CEO global da DDB, Alex Lubar, e o CEO da The Advertising Collective, James Fenton.
John Wren, presidente e CEO do Grupo Omnicom, sustenta que “os clientes procuram os melhores talentos, a inovação e a prestação uniforme de serviços criativos em todo o mundo. O OAG vai garantir essa oferta, permitindo simultaneamente que as culturas das nossas agências se mantenham fortes e evoluam através de investimentos partilhados e de boas práticas. Com o Troy Ruhanen ao leme desta nova divisão, estou confiante de que as nossas agências criativas e todas as nossas mentes incrivelmente talentosas vão continuar a elevar a fasquia do setor”.
Ao longo dos anos, o Grupo Omnicom tem organizado o seu portefólio, consolidando várias agências em áreas distintas para reforçar a abrangência dos seus serviços e melhorar a colaboração entre o grupo. Isto inclui a criação de estruturas como o Omnicom Media Group (OMG), o Omnicom Health Group (OHG), o Omnicom Precision Marketing Group (OPMG) e o Omnicom Public Relations Group (OPRG).
De acordo com a nota de imprensa, os clientes atuais vão continuar a ser acompanhados pela agência e pelas equipas com as quais trabalham atualmente. As alterações entram em vigor a 1 de janeiro de 2025.