Omnicom consolida agências criativas e cria Omnicom Advertising Group
A nova estrutura será liderada por Troy Ruhanen (na foto), antigo presidente e CEO da TBWA Worldwide. Os clientes atuais vão continuar a ser acompanhados pela agência e pelas equipas com as quais trabalham atualmente. As alterações entram em vigor a 1 de janeiro de 2025

Daniel Monteiro Rahman
Napster muda de mãos e foca-se no marketing no metaverso
Arena Media, Initiative e O Escritório integram rankings do WARC
DMIX Collective sonoriza séries para a RTP, SIC e TVI
Shiseido Italy reage a coima por “publicidade opaca”
Google diz que notícias não agregam valor ao negócio publicitário
H&M recorre a gémeos digitais para promover marca
Chloë Sevigny protagoniza campanha da Ecco
69% das agências da IPRN antecipam crescimento em 2025
Pedro Patrocínio ganha Melhor Direção de Fotografia para ‘Spot’ Publicitário
Recomendação de produtos por IA aumenta, mas conversão fica aquém da pesquisa tradicional
O Grupo Omnicom acaba de criar o Omnicom Advertising Group (OAG), uma organização que consolida as principais agências criativas do grupo, incluindo a BBDO, a TBWA, a DDB e as agências da The Advertising Collective (Goodby Silverstein & Partners, GSD&M, Merkley & Partners e Zimmerman), sob a mesma direção. O OAG será liderado por Troy Ruhanen, antigo presidente e CEO da TBWA Worldwide, que assume o cargo de CEO global do OAG, a partir de janeiro de 2025.
Segundo avança o grupo em comunicado de imprensa, à medida que os clientes procuram soluções mais integradas e personalizadas das agências, o OAG ajudará a facilitar o acesso a talentos e equipas em toda a rede, enquanto proporciona mobilidade aos talentos entre diferentes agências e equipas de clientes. As agências criativas do grupo vão beneficiar do investimento compartilhado em ferramentas, tecnologias, talentos e esforços de inteligência artificial.
Este objetivo é reforçado por Troy Ruhanen, CEO global do OAG, que enfatiza que “uma das partes mais interessantes desta nova divisão é que podemos investir coletivamente em ofertas inovadoras, como as recentes parcerias pioneiras do Grupo Omnicom em inteligência artificial generativa”.
“Isto vai levar a nossa criatividade de classe mundial ao próximo nível e manter os nossos clientes no topo dos respetivos setores. Embora estejamos entusiasmados com o facto de crescermos em conjunto, vamos continuar a celebrar e a proteger a originalidade da cultura e do empreendedorismo de cada agência”, acrescenta o responsável.
No que diz respeito às mudanças no corpo profissional e administrativo com a nova estrutura, Deepthi Prakash, presidente internacional e diretor de produto da TBWA Worldwide, é promovido a COO da OAG, e Denis Streiff, CFO da TBWA Worldwide, passa a CFO global da OAG.
A CEO da TBWA U.S., Erin Riley, que é promovida para ocupar o cargo de Troy Ruhanen como CEO da TBWA Worldwide, e os líderes das agências criativas globais do Grupo Omnicom vão reportar à administração do OAG. Isto inclui a recentemente promovida CEO global da BBDO, Nancy Reyes, o CEO global da DDB, Alex Lubar, e o CEO da The Advertising Collective, James Fenton.
John Wren, presidente e CEO do Grupo Omnicom, sustenta que “os clientes procuram os melhores talentos, a inovação e a prestação uniforme de serviços criativos em todo o mundo. O OAG vai garantir essa oferta, permitindo simultaneamente que as culturas das nossas agências se mantenham fortes e evoluam através de investimentos partilhados e de boas práticas. Com o Troy Ruhanen ao leme desta nova divisão, estou confiante de que as nossas agências criativas e todas as nossas mentes incrivelmente talentosas vão continuar a elevar a fasquia do setor”.
Ao longo dos anos, o Grupo Omnicom tem organizado o seu portefólio, consolidando várias agências em áreas distintas para reforçar a abrangência dos seus serviços e melhorar a colaboração entre o grupo. Isto inclui a criação de estruturas como o Omnicom Media Group (OMG), o Omnicom Health Group (OHG), o Omnicom Precision Marketing Group (OPMG) e o Omnicom Public Relations Group (OPRG).
De acordo com a nota de imprensa, os clientes atuais vão continuar a ser acompanhados pela agência e pelas equipas com as quais trabalham atualmente. As alterações entram em vigor a 1 de janeiro de 2025.