Spotify renova plataforma de anúncios e lança novos formatos publicitários
Anúncios em vídeo são parte da estratégia para atrair anunciantes com o novo Spotify Ads Manager. “Com este rebranding queremos enfatizar o facto de sermos muito mais do que apenas áudio”, diz Chloe Wix, diretora de marketing de produto global do Spotify
Daniel Monteiro Rahman
Tribunal aceita providência cautelar do ACP. MOP e JCDecaux não se pronunciam
Santini espera superar vendas de €7 milhões em 2024
Netflix testa novos modelos de subscrição com contas adicionais
Fundos de cobertura apostam contra ações do WPP
Marcas estão a esquecer ‘baby boomers’
Sara Matos é o rosto da CVRA em campanha da BVine
Portugueses passam cerca de hora e meia por dia nas redes sociais
Graça Freitas protagoniza campanha da DJ para a Rádio Comercial (com vídeos)
Angie Silva reforça equipa de realizadores da Krypton
A ascensão dos jogos de azar em dispositivos móveis
O Spotify renovou a plataforma de anúncios para atrair mais anunciantes programáticos para o serviço de streaming de áudio, noticia o Ad Age. O gestor de anúncios da empresa sueca, que até agora se denominava Spotify Ad Studio, foi renomeado para Spotify Ads Manager.
O rebranding, no entanto, não passa apenas pelo nome. A plataforma apresenta ainda novos formatos publicitários, como anúncios em vídeo, por exemplo, uma segmentação mais alargada e um conceito mais centrado no ‘self-service’.
De acordo com representantes do Spotify, citados pelo Ad Age, “os segmentos de audiência quadruplicaram para mais de uma centena na nova plataforma”. O Spotify também vai passar a disponibilizar a oferta de anúncios na plataforma programática da Yahoo, o que representa um novo canal de comercialização publicitária para os anunciantes que não utilizam diretamente a plataforma de anúncios da empresa sueca.
Recentemente, o Spotify tem vindo a reorganizar a equipa comercial focando-se na publicidade programática, tendo reduzido o tamanho da equipa em 40 membros, com o objetivo de apostar cada vez mais na automação. “Estamos a investir fortemente neste novo modelo de publicidade programática”, revela Chloe Wix, diretora de marketing de produto global do Spotify. “Estamos a procurar trazer um conjunto de ferramentas muito mais avançado para os anunciantes, sendo esta, sem dúvida, a principal motivação por detrás do rebranding do gestor de anúncios”, acrescenta.
“A tecnologia de anúncios em áudio tem estado a tentar acompanhar o ritmo de outros suportes digitais, como as redes sociais, os ecrãs, o vídeo e a ‘connected TV’. Como tal, o Spotify tem vindo a desenvolver anúncios em vídeo para complementar o áudio, proporcionando às marcas uma experiência mais abrangente no que diz respeito às campanhas publicitárias”, explica Chloe Wix, citada no Ad Age.
As novas opções de segmentação com mais públicos-alvo, por outro lado, têm como objetivo tornar o serviço mais orientado para os resultados. Os anunciantes podem passar de campanhas com objetivos amplos como a notoriedade de marca, para campanhas de marketing direto para a produção de ‘leads’ e vendas.
“Com este rebranding queremos realmente enfatizar o facto de sermos muito mais do que apenas áudio”, declara ainda a responsável, acrescentando que “as tendências de visualização e navegação no Spotify estão a começar a progredir de tal forma que nos levam a investir em produtos capazes de apresentar tanto o áudio como o visual”.