Fora do Escritório com Rafael Ribeiro, diretor de marketing do Grupo Starfoods
É no Alvor (Algarve) que gosta de passar férias, época em que desfruta do tempo certo sem pressa, optando por não usar relógio. Tem o hábito de comprar jornais em papel, para se dedicar ao prazer de os folhear enquanto toma o café matinal ou está na praia. O Sporting é a única marca a que presta atenção nesta altura do ano
Luis Batista Gonçalves
WPP faz parceria com Roblox para chegar à geração Z
Toyota põe à prova mitos do Paraguai em campanha da Oniria TBWA (com vídeo)
Investimento de €2,1 mil milhões na redução de preços da Ikea não faz aumentar as vendas
Está desvendado o mistério do fim das bolachas Oreo
Prio reforça aposta no surfe com campanha da Adagietto (com vídeo)
RTP recebe €196,3 milhões do OE 2025. Lusa encaixa mais €3,4 milhões
Grupo DreamMedia compra Cemark
CCP promove ‘masterclass’ sobre design verbal, com Pedro Pires
Meta permite desativação de comentários em anúncios no Facebook e Instagram
Marcas mais valiosas perdem €3,2 biliões em valor não concretizado, desde 2000
Alvor é o destino de eleição de Rafael Ribeiro. É nesta localidade algarvia que o diretor de marketing do Grupo Starfoods mais gosta de passar férias. “Tem uma energia diferente de todos os outros sítios. É genuíno, é português e também já é um bocadinho meu. Tem o melhor final de tarde, com um pôr do sol absolutamente fascinante”, refere o marketer que elege o Bolan Bar (na foto) como o local perfeito para aproveitar os finais de dia. “É um local com muito simbolismo, com memórias de muitas e boas férias”, refere.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Usar relógio. Quando estamos a trabalhar, existe sempre o dever de não falhar compromissos, sejam eles horários laborais ou simples reuniões marcadas. Acabamos por andar sempre com o tempo muito contado e, de repente, parece que o dia passou a correr. Nas férias, opto por tentar não ter horários estipulados, para poder desfrutar de tudo o que me rodeia, familiares, amigos, locais especiais ou viagens, com o tempo certo, sem pressas.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Significa, acima de tudo, repor energias. No entanto, o facto de poder desfrutar de tudo com mais calma permite-me também observar mais o que se passa à minha volta e pensar em certos pormenores, conceitos e ideias, algumas delas até já discutidas anteriormente, passando a vê-los com outros olhos e a ter até perspetivas diferentes, em muitos casos.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Nas férias, tento desligar-me o máximo possível dos formatos digitais, embora nos dias de hoje isso seja praticamente impossível. Mas dá-me um gozo enorme, sempre que posso, ir de manhã à papelaria mais próxima comprar os jornais diários e desfrutar daquele cheiro tão característico do papel de jornal ao folheá-los, seja enquanto bebo o meu café matinal ou depois na praia.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
Tento desligar-me um pouco desse meio, mas é impossível demarcar-me do que está acontecer com o meu Sporting. É a única marca a que presto atenção nesta altura, na realidade.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Procuro, acima de tudo, falar com as pessoas, com os colegas e com a minha equipa, tentando perceber como se sentem e como estão os projetos em andamento, por forma a entrar de novo no barco e, assim, seguirmos viagem juntos para mais um ano.