Fora do Escritório com Roberto Esteves, CEO da Quiosque
“Mesmo estando fora e em modo de descanso, a mente de um consultor de comunicação está treinada para avaliar suportes de comunicação e ações de ponto de venda, que possam ser interessantes “, refere

Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
O que é que não faz durante as férias, que faça quando está a trabalhar?
Essencialmente, acordar às 6h da manhã. Quando estou a trabalhar gosto de acordar cedo, para passar os olhos pela imprensa e dar uma revisão nos pontos todos que tenho em agenda para esse dia. Em modo férias acordo às 8h, com mais tempo e uma rotina mais lenta e fluida.
Férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Trabalhando na área da comunicação, é muito complexo desligar totalmente nas férias. Isto porque mesmo estando fora e em modo de descanso, a mente de um marketeer ou consultor de comunicação está treinada para avaliar suportes de comunicação e ações de ponto de venda, que possam ser interessantes.
Tudo ao nosso redor pode servir como fonte de inspiração. Por um exemplo, em todas as minhas viagens, visito sempre farmácias, perfumarias e espaços comerciais. Vejo posicionamentos de marcas, suportes de comunicação, exploro ações de comunicação, fotografo, registo em vídeo e tenho inclusive uma pasta partilhada com a equipa da Quiosque, onde registo todos os bons exemplos que podem ser usados para o início de uma discussão. Por isso diria que estar de férias é sempre uma fonte enorme de inspiração.
Quais são os jornais, programas, podcasts, sites, plataformas digitais ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Diria que quase todos. O Meios & Publicidade, sempre, e tenho assinaturas digitais de todos os meios portugueses e alguns internacionais. Mesmo nas férias tenho o hábito, e faço-o com mais calma, de ler jornais diários – Público, DN, Correio da Manhã (porque sou a favor da pluralidade), e revistas e jornais semanais, como a Visão, Sábado e Expresso.
Vejo com regularidade os meios online mais de ‘lifestyle’, como o site da Máxima, MAGG, NIT, Saber Viver, Activa e LuxWoman. Nesta seleção, nada escapa, nem as revistas cor-de-rosa, como a Caras, TV Mais e Lux.
Consumo muita imprensa internacional, GQ Espanha e Alemanha, Marie Claire, Vogue portuguesa, francesa e inglesa. Gosto imenso de ler e valorizo a pluralidade de informação. No aeroporto, agarro o maior número de revistas e jornais que conseguir e levo-os comigo em viagem.
Há sempre uma história ou algo interessante dentro de uma revista ou de um jornal e, às vezes, nem são as notícias, mas sim as páginas de publicidade, que com a sua criatividade e inovação, fazem sonhar e despertar alguns dos nossos sentidos.
Ver páginas de publicidade em media é sinónimo de um país e de uma sociedade evoluída, com uma economia que se desenvolve e cresce. Quando o contrário acontece, é sinal de que estamos todos a ficar mais pobres, seja por falta de leitores, seja por falta de investimento.
Como estou mais desligado do telefone, não tenho o hábito de ouvir podcasts em modo de férias. No que diz respeito a programas televisivos, apenas acompanho a informação, normalmente fora de horas, em canais como a SIC Notícias, CNN e NOW, e vou fazendo zapping entre estes três.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
São muitas. Tenho a mesma mala de viagem há anos (Samsonite), que foi um presente de Natal da Ana Garcia Martins [A Pipoca Mais Doce]. Dentro desta mala levo sempre uma série de looks de roupa, que normalmente coordeno por dia e por ocasião.
Há marcas de roupa que me acompanham regularmente, umas mais ‘mainstream’, como Ralph Lauren (com t-shirts e calções básicos) ou a The Dudes, uma marca alemã de roupa mais descontraída e de ‘streetwear’. Não dispenso sandálias UGG (mesmo no verão) e, nestas férias, estão também comigo umas sandálias da marca japonesa Suicoke, numa parceria com a Missoni.
Mochila North Face e garrafas e ‘tumbler’ da Stanley (um pouco influenciado pela tendência de ‘social media’), saco de praia em rede Longchamp, prático e diferente, e um cobertor portátil da marca Rains – super útil nos Açores, por exemplo, quando queremos parar e dormir uma sesta no meio da natureza.
Para além disso, ao longo dos anos a trabalhar na área da comunicação, tenho tido a sorte de experimentar muitos produtos em férias. É nessa altura que, por norma, faço um ‘test drive a todos os lançamentos que fiz até à data.
Nestas férias levo o Glow da Cantabria Labs, um protetor solar com SPF 50 com efeito de brilho e bronze, que junta o melhor dos dois mundos, protetor solar em stick da Lierac, cuidados de rosto Drunk Elephant e ‘after-sun’ de rosto e corpo da Lierac.
Levo pipocas Popz para microondas – porque estarei nos Açores com amigos, onde é frequente fazermos sessões de cinema ao ar livre; levo um dos meus perfumes favoritos – Bad Boy da Carolina Herrera em tamanho de 50 ml e Bois de Orange de 30 ml, da Roger Gallet, creme de pés Akileine e um spray para pernas cansadas da Akileine, bruma hidratante de rosto da NovExpert, uma marca exclusiva da Perfumes & Companhia.
Este ano em específico, levo uma série de produtos capilares e de rosto, que apenas serão lançados em setembro e outubro, que vou aproveitar para testar, e anotar os seus pontos fortes e menos bons (caso existam), para estar completamente preparado para os lançamentos. Por esta altura, testo sempre todos os produtos que apresento à imprensa e influenciadores, um ou dois meses antes dos lançamentos.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Normalmente, faço uma reunião de equipa para me inteirar dos temas ‘on going’ e para partilhar com a equipa as lembranças que normalmente trago das minhas viagens. Regresso sempre em modo ‘slow motion’ e vou recuperando o ritmo com um passo equilibrado.