Edição digital
PUB
Media

Audiências Euro 2024: Eslovénia x Portugal foi o jogo mais visto do torneio e o programa mais visto

O jogo entre Portugal e a Eslovénia teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão da partida, liderou no total dia com um share de 27,7%, seguida da SIC com 11,7% de share e da TVI com 10,8% de share

Meios & Publicidade
Media

Audiências Euro 2024: Eslovénia x Portugal foi o jogo mais visto do torneio e o programa mais visto

O jogo entre Portugal e a Eslovénia teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão da partida, liderou no total dia com um share de 27,7%, seguida da SIC com 11,7% de share e da TVI com 10,8% de share

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Audiências: SIC alcança share mais elevado do ano e termina junho empatada com TVI
Media
Audiências Euro 2024: Mais de 3,8 milhões de telespetadores viram a vitória de Portugal frente à Turquia
Media
Audiências Euro 2024: Derrota de Portugal frente a Geórgia vista por mais de 5,4 milhões
Media
Publicis ganha conta de media do Lego Group. Vale €434 milhões
Media
Nova Expressão lidera rankings internacionais
Publicidade
O que pode ler na edição 960 do M&P
Media

A 2 de julho realizaram-se os dois jogos, que faltavam dos oitavos-de-final do Euro 2024, o Roménia x Países Baixos e o Áustria x Turquia. Analisando todos os jogos da competição realizados até ao momento, vemos que os jogos dos 1/8 de final impulsionaram as audiências não só dos jogos em que a seleção nacional participou, mas também dos jogos em que Portugal não participou.

 

PUB

 

Os jogos em que participou Portugal passaram de uma audiência média de três milhões e 88 mil telespetadores, na fase de grupos, para os três milhões e 207 mil telespetadores, se juntarmos os três jogos da fase de grupos e o jogo dos 1/8 de final frente a Eslovénia. Os jogos em que não participa a seleção nacional verificaram uma audiência média de um milhão e 363 mil telespetadores na fase de grupos e agora, ao adicionarmos os jogos dos 1/8 de final contam com uma audiência média de um milhão e 372 mil telespetadores.

Impacto das audiências em TV – Euro 2024

Com a fase de grupos e os 1/8 de final completos, o jogo de Portugal frente à Eslovénia foi, até ao momento, o jogo mais visto de toda a competição, sendo inclusive o programa mais visto do ano. A partida foi vista por um total de 5.7 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3.8 milhões de telespetadores e um share de 69.1% (resultados acumulados RTP1 e Sport TV). Desde o início da competição (entre 14 de junho e 2 de julho), entre os canais generalistas, as estações RTP1 e SIC são as únicas que verificam um aumento face à média do mês de maio.

 

 

A estação de televisão pública é a que mais aumentou (+1.7 p.p. face a maio) tendo sido também a estação que transmitiu mais jogos até ao momento, com um total de 9 encontros. A RTP1 foi a única estação que já transmitiu dois jogos de Portugal, enquanto SIC e TV transmitiram apenas um jogo da Seleção Nacional. A SIC, com um crescimento de +1.4 p.p. face a maio, lidera, apesar de apresentar um share próximo ao da TVI. O canal de subscrição, Sport TV1 apesar de ter um share residual, com a transmissão de todos os jogos do Euro 2024 é o canal do cabo que apresenta maior crescimento face à maio.

Jogos de Portugal são os mais vistos da competição em canal aberto

Analisando apenas os jogos dos oitavos de final, vemos que dos oito jogos, quatro tiveram transmissão em canal aberto. Dos quatro, o jogo de Portugal frente à Eslovénia, transmitido na RTP1 foi o mais visto. Na RTP1 foi visto por um total de 5.4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3.6 milhões de telespetadores e um share de 66%. Com este resultado o jogo entrou diretamente para a primeira posição dos jogos mais vistos em canal aberto.

 

 

O jogo de estreia de Portugal frente à Chéquia e o último jogo da fase de grupos frente à Geórgia completam o pódio de jogos mais vistos em canal aberto. Na Sport TV, os 1/8 de final provocaram algumas alterações no top10 de jogos mais vistos. Dos cinco partidas mais vistos, quatro pertencem aos oitavos de final, sendo a única exceção o primeiro jogo de Portugal frente à Chéquia que ocupa a segunda posição.

O primeiro lugar é agora ocupado por o Inglaterra x Eslováquia, que alcançou uma audiência total de 470 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 229 mil telespetadores e um share de 6.2%. O pódio fica completo com o jogo Espanha x Geórgia, que contou com uma audiência total de 387 mil telespetadores, uma audiência média de 201 mil telespetadores e um share de 3.9%.

Em média, mais de 3.5 milhões viram a passagem de Portugal aos quartos de final na RTP1

O primeiro dia de julho de 2024 fica marcado pela passagem de Portugal aos quartos de final do Euro 2024. Num jogo em que se viveu uma montanha-russa de emoções, a vitória acabou por cair para a Seleção Nacional já nas grandes penalidades, com Diogo Costa a ser o grande herói da partida ao defender três penáltis.

Com transmissão na RTP1, a segunda do canal depois do Turquia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5.4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3.5 milhões de telespetadores e a um share de 65.6%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 329 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 188 mil telespetadores e um share de 3.5%. Segue-se agora a França nos quartos de final, o jogo irá ser na próxima sexta-feira, dia 5 de julho as 20h, no estádio Volksparkstadion em Hamburgo e irá ter transmissão na TVI.

 

 

O jogo entre Portugal e a Eslovénia teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão da partida, liderou no total dia com um share de 27.7%, seguida da SIC com 11.7% de share e da TVI com 10.8% de share. A RTP1 não registava um share tão elevado desde 2016, com as transmissões dos jogos do Euro 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2.1 no total dia, foi o 3º canal do PAY TV mais visto do dia, ficando atrás apenas da CMTV e CNN Portugal.

Comparativo com Euros anteriores em canal aberto: Jogo de Portugal nos 1/8 de final do Euro 2024 vs. jogo dos 1/8 de final do Euro 2020 vs. jogo dos 1/8 de final do Euro 2016

O jogo dos oitavos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com os jogos dos 1/8 de final do Euro 2020 e do Euro 2016, foi o segundo mais visto, ficando ligeiramente atrás do Bélgica x Portugal do Euro 2024. O jogo de segunda-feira, verificou uma audiência média de 3.6 milhões telespetadores (+17% do que o jogo com a Croácia no Euro 2016).

A nível de share, o Portugal x Eslovénia foi o que verificou um share mais baixo, ainda assim próximo dos jogos de 2016 e 2020. Importa relembrar que em 2021, quando o Bélgica x Portugal se realizou ainda decorria a pandemia de Covid-19, com mais pessoas a ver a partir de casa, daí a audiência mais elevada. Com a pandemia finalmente ultrapassada, no Euro 2024, as pessoas já podem juntar-se para ver os jogos, sendo que o consumo fora de casa não é medido, daí a audiência e o share serem ligeiramente mais baixos.

 

 

Portugal x Eslovénia com pico máximo de quase 4 milhões de telespetadores

O jogo de Portugal contra a Eslovénia registou uma tendência de crescimento ao longo da primeira parte, tendo tido uma audiência mais estável durante a 2ª parte. Com Portugal a carregar e a querer evitar o prolongamento e as grandes penalidades, o pico de audiência foi registado por volta das 21h42, já bem próximo do final da partida.

O prolongamento verificou uma audiência média mais instável, com alguns altos e baixos. No entanto no início das grandes penalidades voltamos a verificar um aumento das audiências com o pico do prolongamento e penaltis a ocorrer às 22h42, altura em que estiveram 3 milhões e 927 mil telespetadores a assistir aos emocionante desempate por grandes penalidades.

Perfil jogos vs população: RTP1 Portugal x Eslovénia

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela RTP1, o Portugal x Eslovénia registou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C) .

 

 

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport- Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Edição Digital

M&P 961: Entrevista a Daniel Hulme (WPP) + Book Prémios de Design M&P’24

Uma análise de dados trabalhados pela Snack Content revela as 10 marcas com as quais a geração Z mais interagiu nas redes sociais em Portugal, entre janeiro e junho

Media

O que pode ler na edição 961 do M&P

Uma entrevista a Daniel Hulme (WPP), as 10 marcas com as quais a geração Z mais interagiu nas redes sociais em Portugal, a opinião de Paula Cosme Pinto, João Paulo Luz e Pedro Simões Dias, e o Book com os vencedores dos Prémios de Design M&P’24 são alguns dos destaques

Na edição 961 do M&P destaca-se uma entrevista com Daniel Hulme, diretor global de IA do WPP, que aponta os caminhos a seguir e a evitar na utilização de inteligência artificial no marketing, criatividade e planeamento de meios.

O também CEO da Satalia, empresa de pesquisa e implementação de sistemas de IA que vendeu ao WPP em 2021, por cerca de €88,75 milhões, destaca ainda o talento nacional na otimização de IA.

Uma análise de dados trabalhados pela Snack Content revela as 10 marcas com as quais a geração Z mais interagiu nas redes sociais em Portugal, entre janeiro e junho.

Na secção dedicada a profissionais expatriados, Ana Martines, diretora de comunicação e ‘engagement’ do cluster ibérico da L’Oréal, partilha a experiência de ter trocado Lisboa por Madrid.

Na rubrica dedicada à criatividade, Como é que não me lembrei disto?, a ‘New and Not Improved’, para o Mac&Cheese da Kraft, é a campanha que André Mota, diretor criativo da Mustard, gostaria de ter feito.

Na crónica Costela de Adão? Não, Paula Cosme Pinto, comunicadora pela igualdade de género, aborda a exploração da imaturidade infantil como nicho de mercado na cosmética, apresentando uma marca (a Kiehl’s), que faz o caminho oposto numa recente campanha publicitária.

Ainda na opinião, João Paulo Luz, diretor de negócios digitais e ‘publishing’ da Impresa, escreve sobre o poder da inteligência artificial no nosso conhecimento e opções de consumo. Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, escreve sobre artistas enquanto marcas, dando como exemplos Rihanna e Dino D’Santiago.

O dossiê especial é dedicado à inovação em bebidas, em que os produtos funcionais e diferenciados impulsionam o mercado, numa edição que conta ainda com o book Prémios de Design M&P’24, com os vencedores e os melhores momentos do evento de entrega dos troféus.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Bar Ogilvy é a nova agência criativa da Galp

A agência liderada por Miguel Ralha vai trabalhar a conta que estava dividida entre a O Escritório e a DDB

Catarina Nunes

A Bar Ogilvy é a nova agência criativa da Galp, na sequência de uma consulta ao mercado, ficando a trabalhar a conta que até agora estava dividida entre a O Escritório (grandes campanhas) e a DDB (ponto de venda).

“É um orgulho podermos trabalhar uma marca portuguesa com uma história tão rica e um portefólio de comunicação também ele histórico. Como agência com um claro foco em criatividade e resultados, a exigência criativa da Galp não podia ser um estímulo melhor. Foi exatamente esse estímulo que nos deu força para agarrar esta oportunidade desde o primeiro minuto”, refere Miguel Ralha, CEO e sócio da Bar Ogilvy,

Miguel Ralha acrescenta ainda que “toda a equipa da Bar Ogilvy está entusiasmada com as oportunidades que esta parceria vai trazer. A nossa equipa está preparada para levar a criatividade e a inovação a novos patamares, contribuindo para o sucesso contínuo da Galp”.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Mais artigos
Marketing

Swee investe mil euros em marketing de guerrilha para atrair atenção de Cristina Ferreira

“Como ela recebe milhares de mensagens por dia, nunca iria reparar numa mensagem nossa. Surgiu-nos, então, a ideia de alugarmos um ‘billboard’ na Malveira”, explica ao M&P Diogo Valente, cofundador da marca de gelados

A Swee investiu mil euros numa ação de marketing de guerrilha para atrair a atenção de Cristina Ferreira. Para dar a provar os gelados veganos que produz e comercializa à apresentadora de televisão, a marca alugou um suporte publicitário na Malveira, na berma de uma estrada por onde a também diretora de entretenimento e ficção da TVI circula diariamente. No cartaz, a empresa reproduz a mensagem direta que enviou a Cristina Ferreira no Instagram, para lhe dar a conhecer a Swee.

“Como ela recebe milhares de mensagens por dia, nunca iria reparar numa mensagem nossa. Surgiu-nos, então, a ideia de alugarmos um ‘billboard’ na Malveira”, explica ao M&P Diogo Valente, cofundador da marca, justificando a escolha com o percurso profissional da apresentadora. “Sentimos muito a necessidade de manter a essência do projeto. Não nos esquecemos para onde vamos nem de onde viemos. A Cristina é uma pessoa que respeitamos muito por causa disso. Apesar de ter chegado aonde chegou, mantém bem vincado de onde vem”, afirma o empreendedor que cofundou a marca com Tiago Rebelo, em 2021.

Depois da colocação do cartaz, a Swee publicitou a ação nas redes sociais, procurando obter uma reação por parte da apresentadora, que até agora ainda não chegou. “Acho que ela está a preparar uma resposta do outro mundo. É a única justificação plausível. Mas estamos a aguardar pacientemente”, garante Diogo Valente, acreditando que o propósito de dar a provar os gelados à apresentadora vai ser atingido. “Ela vive muito os valores de autenticidade e de transparência da marca. Estamos convictos de que vamos ter uma interação com ela”, refere.

Nas redes sociais, os seguidores da marca reagiram entusiasticamente à iniciativa. “Foi a primeira vez que investimos em marketing, para nós este é um investimento gigante, mas fazemos ‘live streams’ com os nossos consumidores todos os dias, o que nos posiciona como uma marca brincalhona e divertida. As pessoas podem ver a equipa, como trabalhamos e onde estamos com ações de experimentação”, explica o empreendedor, que também aproveitou a euforia em torno do Euro 2024 para promover gratuitamente a marca.

“Desafiámos, através das redes sociais, a seleção nacional a experimentar os nossos gelados, incentivando também os nossos seguidores a dar-lhos a provar. Chegámos ao Danilo Pereira, que começou a seguir-nos e a interagir connosco. Quando a equipa partiu para a Alemanha, seguimos o autocarro até ao aeroporto, transmitindo a viagem em ‘live stream’. Quando o Danilo saiu, demos-lhe um gelado a provar”, recorda Diogo Valente, que também invadiu uma emissão da RTP para promover a marca, naquela que foi outra ação de marketing de guerrilha da Swee.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Comunicação

Porto Business School renova pós-graduação em gestão de comunicação

O currículo do curso passa a abordar áreas como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, ‘media training’, imagem pessoal e comunicação nas ciências do comportamento

A Porto Business School está a renovar a pós-graduação em gestão de comunicação, com uma atualização curricular direcionada para o atual perfil dos profissionais da comunicação, com uma abordagem holística e integradora.

A pós-graduação passa a abordar áreas como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), ‘media training’, a imagem pessoal e a comunicação nas ciências do comportamento. A nova edição do programa, conta ainda com um reforço da importância do trabalho de projeto de fim de curso.

Os participantes vão poder assistir a ‘masterclasses’ conduzidas por oradores nacionais e internacionais sobre temas como estratégia e comunicação organizacional, ‘design thinking’, liderança, ‘data mining’ e transformação digital, entre outros. Esta formação pretende desenvolver nos participantes diversas competências nas diferentes dimensões da comunicação para acesso ao mercado nas áreas de comunicação e gestão de marca.

A pós-graduação em gestão de comunicação assume uma componente prática, através da realização de trabalhos que visam dar resposta a situações e desafios reais dos participantes em disciplinas como RGPD, ‘lobbying’, gestão de crise, ‘media training’ e coordenação de eventos, entre outros. O programa pode ser frequentado em formato presencial ou online e começa a 4 de outubro, sendo que o período de candidaturas termina a 20 de setembro. As inscrições estão disponíveis no site da Porto Business School.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em junho

No mês de realização do Euro 2024, na Alemanha, o futebol ocupa a totalidade do top 10. Segundo os dados oficiais do Social Media Explorer do grupo Marktest, nos programas gravados e visionados no próprio dia, o magazine humorístico de Ricardo Araújo Pereira na SIC continua a liderar

Em junho, em mês de realização do Euro 2024, na Alemanha, o destaque natural vai para o futebol, que ocupou todas as posições do top 10 de programas. Nas três primeiras posições, temos os três jogos que a seleção portuguesa realizou na fase de grupos da competição, com destaque para o Portugal x Chéquia, transmitido na SIC no dia 18 , com uma audiência média de 3.408.600 indivíduos.

 

 

Nos programas gravados e visionados no próprio dia, a liderança foi ocupada pelo magazine de Ricardo Araújo Pereira, Isto É Gozar Com Quem Trabalha, da SIC, transmitido a 2 de junho. Nas gravações de sete dias, o melhor programa foi o ‘reality show’ sentimental Casados À Primeira Vista, na sua emissão de 16 de junho.

 

 

Nas redes sociais, na primeira posição da tabela, mantém-se em destaque o ‘reality show’ Big Brother, que terminou no final deste mês. O programa das manhãs Dois Às 10 ocupa o segundo lugar da tabela e em terceiro ficou a série Morangos Com Açúcar. A telenovela Senhora do Mar e o programa Casados À Primeira Vista encontram-se, respetivamente, na quarta e quinta posição.

O programa Casa Feliz está no sexto lugar, seguido da nova novela, que estreou este mês na SIC, A Promessa. A fechar este top 10, encontram-se os programas das tardes da SIC e da TVI, Júlia e Goucha, além de Dilema, o novo ‘reality show’ do canal de Queluz de Baixo.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Albano Homem de Melo assina campanha da ERA que evoca portugalidade (com vídeo)

Em vez de contratar uma agência criativa, a ERA Portugal recorre aos serviços do histórico da publicidade portuguesa, com quem colabora há 16 anos, para criar anúncios que pretendem humanizar a marca. Em outubro, é lançada uma nova campanha

Albano Homem de Melo, ex-presidente da Young & Rubicam, é o diretor criativo da campanha multimeios da ERA, que presta tributo à portugalidade, dando seguimento a uma colaboração que dura há 16 anos. Com direção de arte de Ricardo Figueira e produção da Based On a True Story, integra um filme publicitário realizado por Paulo Aguiar e está a ser divulgada em rádio, digital e exterior, até 6 de agosto. “Esta campanha representará um investimento em meios, a preços de tabela, na ordem de €1,5 milhões”, refere ao M&P Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal.

Além da Rádio Comercial, da RFM, da M80 e da Renascença, os anúncios que a integram estão a ser veiculados nas redes da Google e da Meta e no Spotify, “mas também em alguns websites nacionais como o Expresso, o Observador, o Jornal de Notícias e o New in Town”, informa a responsável, que também apostou em suportes exteriores em todo o país, investindo em estruturas de alto impacto em Lisboa, no Porto e no Algarve, para promover a campanha, que alia a arte à música popular portuguesa.

A amplificação digital está a cargo da Fullsix, enquanto que o restante planeamento de meios é da Initiative. “Esta campanha é o ponto de partida para uma estratégia semestral que tem como grande objetivo voltar a aproximar-nos dos portugueses, humanizando a nossa marca e relembrando que fazemos parte da solução da habitação nacional”, esclarece Mariana Coimbra, que prefere trabalhar com uma equipa criativa de freelancers liderada por Albano Homem de Melo, em vez de contratar uma agência criativa.

“Não está prevista uma segunda vaga da campanha, mas ela continuará a ser comunicada em agosto e em setembro, com menor pressão e maior foco local, por intermédio das agências ERA e das redes sociais da ERA Portugal, nomeadamente com alguns passatempos e desafios. Para além de uma nova aposta em ‘branded content’, está prevista uma nova campanha multimeios ainda este ano, em outubro, com um novo tema”, refere a diretora de marketing.

Segundo a empresa, o número de portugueses que comprou casa aumentou nos primeiros meses do ano. As previsões da ERA Portugal também apontam para um crescimento do mercado interno. “Sentimos que era o timing perfeito para iniciar um período de maior investimento em publicidade e de conteúdos de marca, reforçando não só a nossa notoriedade como também a nossa reputação e posicionamento enquanto mediadora mais próxima, local e especialista em soluções de habitação e investimento”, afirma Mariana Coimbra.

Em parceria com a Arte Leite, a ERA está também a distribuir, através de passatempos nas redes sociais, uma coleção de ímanes de casas típicas portuguesas, feitas à mão pelo artesão vimaranense João Leite, fundador da Arte Leite, que pode ser vista nos novos materiais promocionais. “Prevemos que esta seja uma campanha rica em conteúdo, não só em termos de ‘user generated content’ como também a nível local”, refere a responsável, que já prepara o regresso pós-férias.

“A partir de setembro, lá mais para o final do mês, teremos mais novidades, com uma nova campanha nacional e uma parceria de ‘branded content’ que nos ajudará a simplificar algumas mensagens aparentemente complexas. O foco continuará a ser a proximidade ao nosso público e a humanização da nossa marca, relembrando que somos uma insígnia de e para portugueses, com casas portuguesas que os portugueses podem comprar”, assegura Mariana Coimbra.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Reveja os melhores momentos dos Prémios de Design M&P’24 (com fotos e vídeo)

Conheça os protagonistas da 14ª edição dos Prémios de Design M&P, evento que decorreu ao fim da tarde de 10 de julho, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, em Monsanto

A Dentsu Creative Iberia é a grande vencedora dos Prémios de Design M&P’24, ao ser eleita como Agência do Ano e distinguida com o Grande Prémio, com o projeto ‘Avant-gardening sounds’ para o festival de música Jardim Sonoro. No total, o júri atribuiu 41 prémios (sete ouros, 14 pratas e 20 bronzes), o que representa 72% dos trabalhos que chegaram a shortlist (57).

A entrega de prémios decorreu ao fim da tarde de 10 de julho, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, no Parque Florestal de Monsanto, num evento que reuniu 179 profissionais do setor, para a entrega dos troféus que distinguem os melhores trabalhos na área de design. Conheça os protagonistas e reveja os melhores momentos dos Prémios de Design M&P’24.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

Lino Cattaruzzi é o novo diretor-geral da Google em Portugal e Espanha

Na empresa desde 2008, o argentino, que já exerceu vários cargos na multinacional na Irlanda, Estados Unidos, Argentina, México, Emirados Árabes Unidos e França, muda-se agora para Espanha para acelerar a digitalização da Google na Península Ibérica

Lino Cattaruzzi assume o cargo de diretor-geral da Google em Portugal e Espanha, a partir de setembro. O argentino, na empresa desde 2008, sucede à espanhola Fuencisla Clemares, que em março foi nomeada vice-presidente de operações de mercado na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), dando continuidade à estratégia de consolidação ibérica da Google.

Licenciado em informática e ciências computacionais pela Universidad Argentina de la Empresa (UADE), especializou-se em marketing na Universidade Austral. Depois de uma passagem pela AOL Argentina, onde chega a presidente e CEO, transita para a AOL Latin America e, depois, para a Google, onde, a partir de Dublin, assume a direção de operações de vendas para a Alemanha, a Suíça e a Áustria.

Mantendo-se na Google, Lino Cattaruzzi muda-se para a Califórnia, onde exerce o cargo de diretor de estratégia de vendas. Em 2012, é nomeado diretor nacional da empresa na Argentina, seguindo para o México em 2014, como diretor executivo. Em 2016, ruma ao Dubai para assumir o cargo de diretor executivo regional, para o Médio Oriente e o Norte de África.

Em fevereiro de 2022, regressa à Europa e instala-se em Paris. Trabalhando como parceiro de clientes globais da Google, Lino Cattaruzzi, nascido a 9 de maio de 1973 em Buenos Aires, gere a relação da empresa com alguns dos principais clientes que utilizam as soluções publicitárias da companhia, como é o caso da Unilever, da GSK, da L’Oréal, da Nestlé, da LVMH e da BMW.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Audiências Euro 2024: Jogos das meias-finais são os mais vistos a seguir aos de Portugal

Excluindo as partidas da seleção nacional, os confrontos desportivos que opuseram os Países Baixos à Inglaterra e a Espanha à França foram os que atraíram mais telespetadores. Os cinco jogos em que a equipa portuguesa participou foram acompanhados, em média, por 3,26 milhões de adeptos

A 10 de julho realizou-se o último jogo das meias-finais do Euro 2024, entre os Países Baixos e a Inglaterra. A faltar apenas a final do próximo domingo, entre a Espanha e a Inglaterra, e analisando todos os jogos da competição realizados até ao momento, vemos que os jogos do Euro 2024 verificam uma audiência média superior quando comparados com os dois últimos europeus.

 

 

Os cinco jogos em que a seleção nacional participou registaram uma audiência média de 3 milhões e 261 mil telespetadores (+4% vs. Euro 2016 e +7% vs. Euro 2020). Os jogos em que a equipa das quinas não participou registaram uma audiência média de 1 milhão e 361 mil telespetadores (+7% vs. Euro 2016 e +24% vs. Euro 2020).

Os jogos das meias-finais Espanha x França e Países Baixos x Inglaterra impulsionaram as audiências dos jogos em que Portugal não participa. Registou-se um crescimento de 5% face aos jogos até aos
quartos de final.

Impacto das audiências em TV – Euro 2024

Apenas com a final do próximo domingo, dia 14 de julho, a faltar realizar-se, o dramático jogo entre Portugal e a Eslovénia, resolvido apenas nas grandes penalidades, mantêm-se como o jogo mais visto de toda a competição e o programa mais visto do ano. Entre os dias 14 de junho e 10 de julho, entre os canais generalistas, a TVI, apesar da diminuição face à média do mês de maio é a estação mais vista no período da competição, com um share de 15,8%.

 

 

Na segunda posição surge a SIC com um share de 15.3%, com a estação de Paço de Arcos a verificar um crescimento durante o período do europeu (+1.2 p.p. vs. a média de maio). Segue-se a RTP1 na 3ª posição com um share de 11.8% e, tal como a SIC, verifica um crescimento de +1.2  p.p. face à média de maio. A Sport TV1, apesar de ter um share residual, com a transmissão de todos os jogos do Euro 2024 é o canal do cabo que apresenta maior crescimento face à média de maio.

Jogo de Espanha frente a França foi o mais visto das meias-finais

Analisando apenas os jogos das meias-finais do Euro 2024, ambos transmitidos em canal aberto, vemos que o Espanha x França da RTP1 foi o mais visto. O jogo que apurou a Espanha para a final alcançou uma audiência média de cerca de dois milhões de telespetadores e um share de 42% (resultados acumulados RTP1 + Sport TV1).

Ambos os jogos das meias-finais despertaram interesse junto dos portugueses, com estes a quererem saber quais as equipas que iriam estar presentes na final de domingo. Os dois jogos das meias-finais entraram diretamente para a sexta e a sétima posição do top 10 dos jogos mais vistos em canal aberto, logo atrás dos jogos de Portugal na competição.

 

 

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.