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Nuno Abreu integra direção da M Public Relations, que tem nova estrutura

Formado em comunicação social e cultural pela Universidade Católica, Nuno Abreu iniciou a carreira em 2010 como jornalista ‘freelancer’, na Visão. A agência liderada por Daniel Vaz passa a contar com três elementos na direção (na foto), Telma Martins (diretora), Nuno Abreu (diretor) e Adriano Nobre (diretor-geral)

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Nuno Abreu integra direção da M Public Relations, que tem nova estrutura

Formado em comunicação social e cultural pela Universidade Católica, Nuno Abreu iniciou a carreira em 2010 como jornalista ‘freelancer’, na Visão. A agência liderada por Daniel Vaz passa a contar com três elementos na direção (na foto), Telma Martins (diretora), Nuno Abreu (diretor) e Adriano Nobre (diretor-geral)

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Nuno Abreu é o novo diretor da M Public Relations, que tem uma nova estrutura. A agência de comunicação liderada por Daniel Vaz passa a contar com três elementos na direção, com a nomeação de Adriano Nobre, ex-diretor adjunto, a diretor-geral e de Telma Martins, ex-coordenadora, a diretora, em conjunto com a entrada de Nuno Abreu.

Formado em comunicação social e cultural pela Universidade Católica, Nuno Abreu iniciou a carreira em 2010 como jornalista ‘freelancer’, colaborando em publicações como a Visão. Passou pela consultora Imago, atual Llorente y Cuenca, e pela sociedade de advogados Cuatrecasas. Nos últimos seis anos, foi gestor de relações com os media no Grupo Jerónimo Martins.

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“A entrega e a dedicação dos profissionais da MPR justificam que continuemos a apostar em progressões de carreira dentro da agência. Por outro lado, o crescimento contínuo da M Public Relations, fruto da confiança dos nossos clientes, implica também a contratação de novos elementos para a equipa”, explica Daniel Vaz, CEO da M Public Relations, em comunicado de imprensa.

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Pedro Barreto é o novo vice-presidente da Impresa

O gestor (na foto) passa a ser administrador não-executivo do grupo de media, em substituição de António Horta Osório, que abandona o cargo ao fim de dois anos, mantendo-se como ‘senior advisor’ do CEO da empresa, Francisco Pedro Balsemão

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Pedro Barreto substitui António Horta Osório na vice-presidência da Impresa. O gestor passa a ser administrador não-executivo do grupo de media, em substituição do anterior vice-presidente, que abandona o cargo ao fim de dois anos, alegando indisponibilidade, mantendo-se, no entanto, como ‘senior advisor’ do CEO da empresa, Francisco Pedro Balsemão.

“Aceito o desafio com muito gosto, naturalmente. O setor dos media passa por um período de desafios relevantes, mas também há oportunidades a explorar. O papel da comunicação social, e em particular do grupo Impresa, na sociedade portuguesa, é um fator determinante para encarar esta nova etapa com entusiasmo”, refere Pedro Barreto, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em administração e gestão de empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Pedro Barreto foi membro executivo do conselho de administração do BPI, vice-presidente do BCI Moçambique e membro do conselho de administração da SIBS, Unicre e Allianz, entre 2014 e 2017.

“António Horta Osório transmitiu-nos a sua impossibilidade em desempenhar, com a regularidade e presença desejadas, as suas funções de vice-presidente. Percebemos a sua situação e tomámos esta decisão em conjunto, em benefício de ambas as partes”, refere Francisco Pedro Balsemão, citado no documento.

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Addiction assina campanha do Crédito Agrícola com Sílvia Alberto (com vídeo)

Até 8 de novembro, a apresentadora da RTP1 (na foto) partilha semanalmente nas redes sociais recomendações para quem deseja comprar, construir casa ou transferir o crédito à habitação. O spot tem direção criativa de Ana Leitão, redação de Gonçalo Fialho e realização de Rogério Silva

Sílvia Alberto é o rosto da nova vaga da campanha omnicanal das soluções de crédito à habitação do Crédito Agrícola, idealizada pela Addiction. Com direção criativa e direção de arte de Ana Leitão, e redação de Gonçalo Fialho, o filme publicitário tem produção da Stepupp e realização de Rogério Silva. A pós-produção é de Pedro Valente, com banda sonora da BalloonPlanet.

Divulgada em televisão, rádio, imprensa, múpis e media digitais, também pode ser vista nas agências do Crédito Agrícola. Para amplificar a comunicação, Sílvia Alberto partilha semanalmente nas redes sociais e no YouTube, até 8 de novembro, recomendações para quem pretende investir num imóvel ou transferir o crédito à habitação.

“A campanha multimédia dá dicas e reforça que somos a solução ideal para o fazer, reforçando as vantagens adjacentes, como a disponibilização das três modalidades de taxa – fixa, variável e mista – que se conseguem ajustar às necessidades dos clientes, a vasta rede com mais de 600 agências distribuídas por todo o país; e o simulador disponível no site”, refere o Crédito Agrícola em comunicado de imprensa.

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Compras em canais digitais deverão crescer até 60%, até 2029

Dispositivos móveis são cada vez mais dominantes no comércio online, apesar de as lojas físicas terem recuperado importância no último ano, revela estudo ‘The Future Shopper Report’ da VML. Plataformas digitais ‘marketplaces’ lideram em todas as fases do processo de consumo

As compras através de canais digitais deverão crescer até 60% até 2029, avança a oitava edição do estudo ‘The Future Shopper Report’ da VML. Elaborada a partir de um questionário a 31.500 consumidores globais que compram online regularmente, pelo menos uma vez por mês, a análise revela que os compradores mostram-se mais abertos a novas experiências de compras físicas.

Segundo o estudo, a posição dominante dos ‘marketplaces’ no processo de tomada de decisão do cliente enfraqueceu no último ano. O impacto de novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), também está a alterar hábitos e comportamentos. “Está a mudar o que vendemos, como vendemos e a quem vendemos”, revela a VML em comunicado de imprensa.

É nos ‘marketplaces’ que 35% dos consumidores procuram inspiração para as compras e que 32% conduzem as pesquisas de comparação para a escolha de produtos. “Apesar do domínio dos canais digitais, os canais físicos apresentaram uma recuperação junto destes consumidores, sendo que mais de metade dos inquiridos afirmam que preferem marcas que tenham lojas físicas e digitais”, refere o documento.

O telemóvel é o dispositivo preferido da maioria dos compradores, que adquirem produtos e serviços online, superando os 50%. Em segundo lugar, surge o computador portátil, mencionado por apenas 16% dos inquiridos.

“Ainda assim, a experiência nestes dispositivos podia ser melhor, uma vez que dois terços dos inquiridos afirmam que as marcas precisam de fazer mais para cumprir as expetativas. Dispositivos como consolas de jogos, ‘smartwatches’ ou assistentes virtuais, apesar de ainda residuais, apresentam-se como alternativas para a realização de compras em canais digitais”, refere o documento.

Os amigos são, por norma, quem mais influencia as decisões de compras. “No entanto os influenciadores apresentam a liderança, em audiências abaixo dos 34 anos, e a família, nas audiências acima dos 45”, explica a VML. As respostas ao inquérito revelam ainda que o preço é o principal fator que incentiva os consumidores a comprar online.

“Este estudo reforça as nossas análises nacionais e internacionais, que demonstram uma transferência significativa da procura de produtos e serviços para canais digitais. As decisões das empresas e das marcas para se posicionarem nestes canais devem ser encaradas como um imperativo de transformação, superior ao que fizeram no passado, para se adaptarem ao retalho físico moderno”, afirma Gonçalo dos Santos Rodrigues, diretor de consultoria da VML, citado no comunicado de imprensa.

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CM Rádio será lançada até ao final do ano

A nova rádio “encarnará aqueles que são os valores do Universo CM, cuja missão é informar, inspirar, proteger e dar poder às pessoas”, refere a Medialivre em comunicado de imprensa

A Medialivre apresenta esta tarde, em Lisboa, o Universo CM,  plataforma que permite ao grupo ter uma presença 360º, incluindo papel, televisão, digital e, agora, rádio, com o lançamento da CM Rádio (CMR), que era o pilar que ainda não tinha abrangido.

A CMR, que deverá ir para o ar até ao final de 2024, “além de reforçar o ADN da Medialivre enquanto ‘casa das notícias’ e produtores de conteúdos, reforçando a sua presença a nível nacional, consolida também a posição de liderança do grupo na informação”, argumenta o grupo de media em comunicado de imprensa.

A CMR resulta da fusão da SBSR e da Rádio Festival, assegurando uma cobertura através de frequência radioelétrica nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, complementando o restante território com a emissão digital.

“Quando em maio apresentamos o nosso último projeto – o canal Now – anunciámos que até ao final do ano iríamos apresentar outros. Esse anúncio materializa-se agora com a CM Rádio, que permite construir o Universo CM, que serve leitores, espetadores e ouvintes a todas as horas do dia e nas diversas plataformas. Acreditamos que os media são essenciais à democracia e continuaremos a aumentar as nossas equipas, de modo a cada momento melhor servir os nossos clientes e utilizadores”, refere Luís Santana, CEO da Medialivre, citado em comunicado de imprensa.

“A nova rádio encarnará aqueles que são os valores do Universo CM, cuja missão é informar, inspirar, proteger e dar poder às pessoas, na medida em que pessoas mais informadas têm mais poder”, refere o comunicado, destacando que “a CMR aposta na proximidade e na rapidez, sendo melhor primeiro, comungando da coragem, da independência e da inquietude transversal às restantes marcas”.

A estação de rádio terá Carlos Rodrigues como diretor e Pedro Carreira como diretor executivo, num projeto de implementação que é liderado por Francisco Penim.

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Adidas explora paixão dos fãs em campanha com Messi e Bad Bunny (com vídeo)

O anúncio apresenta a coleção ‘The Bad Bunny + Messi Collection’, a lançar a 26 de outubro, que celebra a intersecção entre o futebol e a música

O futebolista argentino Lionel Messi e o cantor porto-riquenho Bad Bunny protagonizam a nova campanha publicitária da Adidas Originals, para promover a coleção colaborativa entre os protagonistas da campanha para a Adidas.

No anúncio, idealizado pela agência criativa e de estratégia digital Newcycle, é explorada a paixão dos fãs pelos protagonistas, através de mensagens das redes sociais e de cartas dos fãs, que são narradas por Lionel Messi e Bad Bunny.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Adidas procura “cimentar o seu papel na cultura” através desta parceria. A campanha está presente em plataformas como o Instagram, YouTube e o X. 

O anúncio apresenta a coleção ‘The Bad Bunny + Messi Collection’, que é lançada a 26 de outubro. O objetivo é celebrar a intersecção entre a música, o desporto e o estilo. Os dois ténis da coleção são uma variação das sapatilhas Gazelle e das chuteiras F50, respetivamente. As assinaturas reais dos protagonistas aparecem nas riscas superiores do calçado.

“Esta campanha celebra os nossos fãs. Ver as pessoas que me seguem e me apoiam não só me inspira como me faz sentir muito grato. Tento sempre dar tudo o que tenho em campo, por isso é ótimo ver que há pessoas que apreciam esse esforço e que me apoiam sempre, mesmo nos maus momentos”, enfatiza Lionel Messi, citado em comunicado de imprensa. 

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Unificação de dados deve ser prioridade em 2025

“As empresas que derem prioridade à unificação de dados serão as líderes na inovação e nas novas formas de medir e prever o desempenho do mercado”, diz Guilherme Coelho (na foto), gerente nacional da Incubeta, multinacional de marketing digital

A unificação de dados deve ser prioridade das empresas em 2025, salienta a Incubeta no relatório de previsões para o próximo ano, que divulga no guia gratuito que está a disponibilizar online.  Segundo a empresa multinacional de marketing digital, a integração de dados é necessária para garantir o crescimento sustentável das organizações nos próximos anos.

“As empresas que derem prioridade à unificação de dados serão as líderes na inovação e nas novas formas de medir e prever o desempenho do mercado”, refere Guilherme Coelho, gerente nacional da Incubeta, citado em comunicado de imprensa.

De par com a implementação eficaz de ferramentas de inteligência artificial (IA) e de ‘machine learning’, outro dos fatores que as organizações devem ter em conta é a dicotomia entre privacidade e personalização.

“Embora a possível reinstalação de ‘cookies’ de terceiros traga um alívio temporário para algumas empresas, as estratégias de dados ‘first-party’ [primários] serão essenciais para o sucesso a longo prazo. Quando bem desenvolvidas, estas estratégias não só protegem a privacidade dos consumidores, mas também proporcionam ‘insights’ mais profundos e personalizados, resultando num crescimento de receitas até duas vezes”, refere o guia.

A Incubeta também recomenda o investimento em modelos de atribuição com eficácia comprovada, como o ‘marketing mix modeling’ (MMM), que permitem às empresas medir com precisão o impacto dos investimentos. “Atribuir corretamente o desempenho a cada canal de marketing será essencial para identificar onde investir e onde reduzir gastos, garantindo a otimização da estratégia global”, argumenta a empresa.

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Meta tem novo modelo de IA generativa para vídeo (com vídeo)

O Movie Gen possibilita ainda a criação de efeitos sonoros sincronizados com os vídeos e música de fundo, além de fazer a edição de vídeos já existentes

A Meta está a testar o Movie Gen, novo modelo de inteligência artificial (IA) generativa, que permite gerar vídeo e áudio a partir de texto. A Meta ainda não divulgou a data de lançamento, no entanto, num artigo de apresentação do Movie Gen no blogue da Meta, refere a possibilidade de um “potencial lançamento futuro”.

O Movie Gen, que recorre a dois novos modelos de IA, um de vídeo e um de aúdio, possibilita também a criação de efeitos sonoros sincronizados com os vídeos e música de fundo. Este novo modelo será capaz de criar vídeos a partir de imagens, além de fazer a edição de vídeos já existentes.

Tendo em conta as redes sociais detidas pela Meta, é possível que as ferramentas desenvolvidas para o Movie Gen acabem por ser implementadas no Facebook, Instagram e WhatsApp, potencialmente para a criação de anúncios.

“O Movie Gen é apenas um conceito de investigação de IA neste momento e, mesmo nesta fase inicial, a segurança é uma prioridade máxima, como tem sido com todas as nossas tecnologias de IA generativa”, revela um porta-voz da Meta ao TechCrunch.

A Meta refere que o Movie Gen foi inicialmente treinado com “uma combinação de conjuntos de dados licenciados e publicamente disponíveis”, que designou de “proprietários/sensíveis do ponto de vista comercial”, e não forneceu mais pormenores, para além do facto de incluir cerca de cem milhões de vídeos, mil milhões de imagens e um milhão de horas de áudio.

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Campanha da Galp no Euro 2024 teve impacto emocional 23% superior

Protagonizado por Luís Figo, Bernardo Silva (na foto), Nuno Markl, Cláudia Lopes e Gabriela Barros, o filme publicitário, criado por O Escritório, com produção da Film Brokers e da Playground, foi analisado com recurso à ferramenta de ‘ad tracking’ da Mediaprobe

A campanha multimeios da Galp, que convidava os portugueses a apoiarem a seleção nacional de futebol durante o Euro 2024, teve um impacto emocional 23% superior às de outras marcas que anunciaram em outros eventos desportivos.

Em comparação com as de outras marcas que aproveitaram a prova para se promoverem, a comunicação da empresa alcançou “um aumento de 20% em impacto emocional e 25% em agrado, de acordo com as métricas da Mediaprobe, atestando a qualidade e relevância contextual do conceito criativo e da estratégia de planeamento”, refere a Galp em comunicado de imprensa.

A reação emocional é atribuída “tanto ao conteúdo criativo, alinhado com o evento, como ao posicionamento dos anúncios nos intervalos das transmissões televisivas”, refere o comunicado de imprensa.

Protagonizada por Luís Figo, Bernardo Silva, Nuno Markl, Cláudia Lopes e Gabriela Barros, a campanha que tem criatividade da O Escritório e produção da Film Brokers e da Playground, foi analisada com a ferramenta de ‘ad tracking’ da Mediaprobe, no âmbito da parceria estabelecida entre a Galp e a EssenceMediacom.

A agência de meios do GroupM, que definiu a estratégia de meios da campanha, apostou em uma abordagem integrada omnicanal, procurando, além de ganhar escala, ficar na memória dos destinatários. A ajudar na tarefa esteve a música “Nada de Nada”, um dos singles de maior êxito de João Pedro Pais, que é a banda sonora do filme publicitário.

“Era necessário deixar uma marca, causar impacto e provocar emoções e reações. Toda a estratégia foi delineada tendo em mente fatores de diferenciação e relevância, recorrendo a posicionamento ‘premium’ e contextual para capitalizar as melhores oportunidades para captar a atenção da audiência”, explica Ana Clemente, gestora de liderança de clientes da EssenceMediacom, citada no comunicado.

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TikTok lança funcionalidade para aumentar interações

Com a funcionalidade Flip Story, os criadores de conteúdos podem adicionar uma segunda imagem às Stories, como um formato de ‘antes e depois’ (na foto). Por enquanto, a ferramenta apenas permite a publicação de fotos

O TikTok está a introduzir o Flip Story, recurso que permite aos criadores de conteúdos adicionarem uma segunda imagem nos conteúdos das Stories. A primeira publicação fica visível imediatamente, enquanto a segunda fica escondida e tem de ser desbloqueada pelos seguidores. O objetivo é aumentar a interação entre os criadores de conteúdos e os seguidores.

“Para publicar uma Flip Story, carregue no botão ‘+’ para aceder à página Criar e passe para Story, ou selecione o botão ‘+’ na sua fotografia de perfil. Verá a opção de adicionar uma Flip Story, que exige que os criadores publiquem duas partes da sua Story”, lê-se no artigo de apresentação da funcionalidade, na sala de imprensa do TikTok.

A funcionalidade pode servir, por exemplo, para mostrar fotos de ‘antes e depois’. Os seguidores podem ver a segunda imagem pressionando apenas um botão, que fará com que a imagem apareça em poucos segundos.

Por enquanto, a funcionalidade apenas permite a publicação de imagens. Os criadores do conteúdo em questão podem ver uma lista separada de pessoas que visualizaram a segunda parte da Story. De acordo com o TikTok, os conteúdos partilhados nas Flip Stories passam pelo mesmo processo de moderação aplicado às Stories tradicionais que são publicadas no TikTok.

A cantora norte-americana Billie Eilish foi uma das primeiras a estrear a funcionalidade, com uma Flip Story a revelar o antes e o depois da preparação da sua digressão. 

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Continente é a marca que os portugueses mais seguem no Instagram

No que respeita às figuras públicas, a lista é liderada por Cristiano Ronaldo. O Instagram destaca-se entre as redes sociais mais usadas para seguir figuras públicas, sendo referido por cerca de 87% dos entrevistados no estudo da Marktest ‘Os Portugueses e as Redes Sociais 2024’

Mais de metade dos portugueses que usam redes sociais seguem marcas (55%) e figuras públicas (58%), avança o estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais 2024’, realizado pela Marktest. O Continente (na foto) é a insígnia com mais seguidores nacionais, seguida do Pingo Doce e da SIC. Público e Lidl completam o top 5 das marcas mais mencionadas pelos 803 inquiridos que servem de base à análise.

No que respeita às figuras públicas, a lista é liderada pelo futebolista Cristiano Ronaldo, seguido pela apresentadora de televisão Cristina Ferreira e pela atriz e apresentadora Rita Pereira. O humorista e radialista Nuno Markl ocupa o quarto lugar. A influenciadora digital Madalena Abecasis fecha o top 5.

“O Instagram destaca-se entre as redes sociais mais usadas para seguir estas figuras públicas, sendo referido por quase 87% dos entrevistados que revelaram fazê-lo. Fotos, ‘stories’ ou vídeos foram também indicados como o tipo de conteúdos de figuras públicas mais apreciados”, revela o estudo da Marktest.

Moda (51%) e restauração e culinária (50%) são os setores de atividade que despertam o maior interesse entre os utilizadores de redes sociais, seguidos pelos de alimentação e bebidas, tecnologia e desporto. “Em média, cada inquirido diz seguir 22 entidades entre marcas, empresas ou grupos de interesse, mais sete em comparação com os dados deste estudo no ano anterior”, revela a análise.

Em termos médios, 38% dos inquiridos revela que consulta os perfis das empresas e insígnias que seguem “pelo menos uma vez por dia e 26% assume que o faz entre duas a três vezes por semana, com 79% dos que seguem marcas nas redes sociais a revelar consultar estas páginas pelo menos uma vez por semana”, refere ainda a Marktest, em comunicado de imprensa.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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