Audiências Euro 2024: Derrota de Portugal frente a Geórgia vista por mais de 5,4 milhões
Com transmissão na TVI, a partida teve uma audiência média de 3,2 milhões de telespetadores e um share de 62,4%. Na Sport TV, que também exibiu o jogo, foi visto por 245 mil telespetadores, o que corresponde a uma audiência média de 174 mil telespetadores e um share de 3,3%
Meios & Publicidade
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
A TVI transmitiu o último jogo da seleção nacional na fase de grupos do UEFA Euro 2024 frente à Geórgia, no dia 26 de junho. Portugal, que já tinha confirmado o apuramento e a 1ª posição do grupo frente à Turquia, aproveitou o último jogo da fase de grupos para fazer descansar algumas das suas peças-chave. O selecionador Roberto Martínez promoveu oito alterações no onze com Diogo Costa, João Palhinha e Cristiano Ronaldo a serem os únicos que se mantiveram no onze inicial.
Portugal, que entrou a perder no jogo, com um golo logo no primeiro minuto de jogo marcado pela estrela da seleção da Geórgia, Kvaratskhelia, não conseguiu dar a volta ao marcador, sofrendo o 2-0 já na 2ª parte, através de uma grande penalidade convertida por Mikautadze. O jogo, transmitido na TVI alcançou uma audiência total de 5,2 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3,2 milhões e um share de 62.4%.
A partida, que também teve transmissão na Sport TV, foi vista por um total de 245 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 174 mil telespetadores e um share de 3,3%. De forma global, somando TVI + Sport TV1, foram mais de 5,4 milhões aqueles que acompanharam o último jogo da fase de grupos de Portugal.
O último jogo da seleção nacional na fase de grupos teve um forte impacto nas audiências da TVI, que devido à transmissão do encontro liderou no total dia com um share de 27,1%, seguida da SIC com 13,2% de share e da RTP1 com 7,1%.
Comparativo 3º jogo de Portugal no Euro 2024 vs. 3º jogo no Euro 2020 vs. 3º jogo do Euro 2016
O 3º jogo de Portugal na competição, quando comparado com a 3ª jornada do Euro 2020 e 2016, foi o segundo mais visto, ficando ligeiramente atrás do Portugal x França do Euro 2020. Dos três jogos, o Hungria x Portugal, do Euro 2016, foi o menos visto, com a hora (teve início às 17h num dia de semana) a ser o principal fator para se ter verificado uma audiência mais baixa.
O Portugal x França do Euro 2020 foi o mais visto dos três, com uma audiência média superior a 3,4 milhões de telespetadores e um share de 69,3%. O facto de ter sido contra uma das favoritas à conquista da prova e de Portugal ter entrado no jogo sem o apuramento garantido, ajudou a impulsionar as audiências do jogo.
Geórgia x Portugal com pico máximo de 3,8 milhões de telespetadores
O jogo de Portugal contra a Geórgia registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Portugal entrou a perder no jogo com um golo logo no primeiro minuto de jogo, quando a curva de audiências ainda se encontrava em clara subida. Após o golo madrugador da Geórgia as audiências mantiveram o seu crescimento até ao intervalo, no entanto de forma menos acentuada.
Com o apito para o intervalo, verificou uma quebra das audiências, logo retomada assim que o arbitro apitou para a 2ª parte. As audiências na 2ª parte foram crescendo até às 21h15, altura em a Geórgia marcou o seu 2º golo de grande penalidade. Após o 2-0 as audiências estabilizaram. No entanto, o pico de audiência verificou já nos últimos 10 minutos da partida, por volta das 21h42, momento em que cerca de 3.8 milhões de portugueses estavam a ver o encontro na TVI.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas