WAN-IFRA e OpenAI lançam programa internacional para acelerar uso de IA nas redações
Financiado pela OpenAI, o Newsroom AI Catalyst quer ajudar 128 redações da Europa, da Ásia-Pacífico, da América Latina e do Sul da Ásia a utilizar ferramentas de IA para melhorar a atividade de produção jornalística que desenvolvem. A data de início das inscrições ainda não foi divulgada
![Meios & Publicidade](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/06/mepuser3-120x120.jpg)
Meios & Publicidade
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
A WAN-IFRA, associação mundial de editores de jornais, juntou-se à empresa tecnológica OpenAI para lançar o Newsroom AI Catalyst, um programa internacional que pretende acelerar o uso de inteligência artificial (IA) em 128 redações na Europa, na Ásia-Pacífico, na América Latina e no Sul da Ásia.
Além de fornecer orientação especializada aos jornalistas, este programa indica as ferramentas a usar para impulsionar a implementação de soluções estratégicas de IA nos trabalhos jornalísticos desenvolvidos. A OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, financia e apoia tecnicamente a iniciativa.
“As empresas de media estão sob pressão, em todo o mundo, devido ao declínio das receitas de publicidade e das vendas das suas edições impressas. Essa adversidade deixa as comunidades sem acesso a uma base partilhada de factos e valores que coloca a própria democracia em risco. As tecnologias de IA podem influenciar positivamente a sustentabilidade dessas organizações, desde que percebam o que está em jogo e aprendam a tirar vantagem disso”, refere Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA.
Com duração de três meses, o Newsroom AI Catalyst integra módulos de aprendizagem, workshops práticos com especialistas e uma apresentação final. “O programa foi projetado para para expandir oportunidades, tirando partido do poder transformador da IA para cultivar um ecossistema saudável e sustentável que promova o jornalismo de qualidade”, explica Tom Rubin, diretor de propriedade intelectual e conteúdo da OpenAI. A iniciativa foi apresentada no 75º Congresso Mundial dos Media, em Copenhaga, a 29 de maio. A data de início das inscrições ainda não foi divulgada.