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Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal

Podem candidatar-se ao Media Open Call Innovation Program, até 5 de maio, as empresas de media que procurem tecnologias de realidade virtual ou aumentada, inteligência artificial big data, Internet das Coisas, blockchain ou conectividade 5G

Cristina Dias Neves
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Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal

Podem candidatar-se ao Media Open Call Innovation Program, até 5 de maio, as empresas de media que procurem tecnologias de realidade virtual ou aumentada, inteligência artificial big data, Internet das Coisas, blockchain ou conectividade 5G

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As empresas que quiserem ter uma nova tecnologia aplicada a meios de comunicação social, seja um jornal ou uma plataforma de entretenimento, podem concorrer, até 5 de maio, ao Media Open Call Innovation Program, promovido pelo consórcio Test Bed Aveiro Media Competence Center (AVCC), com a dotação de €2,5 milhões.

Test bed é o jargão para uma infraestrutura com capacidade tecnológica que permite às start-up e às PME’s testar tecnologias que, sem este suporte, não teriam capacidade para o fazer. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi criada uma rede nacional de test beds, para servir diferentes sectores de atividade.

O Parque Ciência e Inovação da Região de Aveiro (PCI) candidatou-se a este projeto europeu e lidera a criação em Portugal do único test bed dirigido especificamente às tecnologias de media. Além do PCI, a NOS, a Google e o Aveiro Media Competence Center fazem igualmente parte do consórcio.

Este concurso pretende apoiar projetos tecnológicos piloto para “ajudá-los a superar o já famoso ‘vale da morte’, uma fase entre a prototipagem e a entrada no mercado que é critica de ultrapassar, para permitir a sobrevivência de novos projetos tecnológicos”, explica João Moraes Palmeiro, responsável pelo projeto.

O concurso é dirigido a todas as empresas que queiram experimentar tecnologias nas áreas de realidade virtual ou aumentada, inteligência artificial big data, Internet das Coisas, blockchain ou conectividade 5G, aplicadas aos media. Segundo João Moraes Palmeiro, “é não só uma oportunidade única para testar novas tecnologias desenvolvidas especificamente para esta área, como também uma oportunidade excelente para testar, na área dos media, tecnologias que foram desenvolvidas para outras aplicações”.

Este test bed de media é o único existente a nível europeu nesta área e permitirá aos participantes o acesso a serviços e infraestruturas a preços mais baixos do que no mercado, o acesso a uma rede de parceiros e a serviços de aceleração de negócio e de produto. O apoio pode ser prestado ainda na fase de desenvolvimento tecnológico, na fase de pré-industrialização ou pré-comercialização, ou mesmo no desenvolvimento de estratégias de promoção. O que é pretendido é que as tecnologias apresentadas, através do acesso a esta infraestrutura, consigam dar o salto para o mercado.

Segundo João Moraes Palmeiro “há vantagens significativas em participar”. Os projetos terão à disposição uma infraestrutura multidisciplinar e serão financiados até 90%. Em acréscimo, poderão testar os seus pilotos junto de um importante conjunto de parceiros, como a Agência Lusa, Media Capital, Associação Portuguesa de Imprensa, bem como publicações como o Público, Observador e A Bola, entre outros.

O Aveiro Media Competence Center, do qual João Moraes Palmeiro é responsável, foi constituído em 2021 e é uma entidade participada pela Universidade de Aveiro, pelo Parque Tecnológico de Aveiro (PCI- Creative Science Park) e pela Associação Portuguesa de Imprensa.

A associação tem como objetivo agregar estruturas e conhecimento numa só plataforma, de modo a contribuir ativamente para a transição digital dos media na Europa. Por esta razão, para além da participação em projetos como o Media Open Call Innovation Program, de apoio à transição digital, a plataforma sediada em Aveiro desenvolveu também um repositório de informação sobre todos os apoios que existem para este propósito, a nível global.

Segundo João Moraes Palmeiro, o “objetivo é proporcionar informação e conhecimento, de modo que os media consigam fazer esta transição digital com sucesso”. E acrescenta: “Se existisse mais conhecimento nesta área no início do milénio, teria sido mais fácil para os media enfrentarem a transição digital”.

A associação, que pretende evoluir para uma figura de fundação, não tem dotação própria, funcionando com base no financiamento de projetos específicos por entidades públicas ou privadas. A União Europeia, a Google e a Meta atribuíram fundos aos projetos em curso. Para além deste projeto, o Aveiro Media Competence Center é parceiro do projeto YO-MEDIA, através de outro consórcio que inclui a italiana Università Cattolica del Sacro Cuore e a espanhola Catalâ Universitat de Vic – Central de Catalunya.

Tendo em consideração o contexto de sucessivas crises e guerras, este consórcio tem como objetivo trabalhar estratégias de gamificação, para ampliar a literacia mediática dos jovens. Mais informação sobre a AMCC e todos estes projetos aqui.

Sobre o autorCristina Dias Neves

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Media Capital aguarda luz verde da ERC para anunciar novo canal. Impresa também reforça oferta no cabo

Hugo Andrade será o diretor de programas do novo projeto televisivo do grupo de media que detém a TVI e a CNN Portugal, um canal generalista que substituirá o TVI Ficção. A dona da SIC prepara o lançamento de um novo canal de raiz, dedicado à ficção

A Media Capital já requereu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) as autorizações necessárias para substituir o TVI Ficção por um novo projeto televisivo com um perfil adulto e mais masculino, estando a aguardar luz verde para formalizar o anúncio público do novo canal. “Só nessa altura se ficará a conhecer o nome e a data de estreia do novo projeto”, anuncia o grupo de media em comunicado de imprensa.

Disponível na mesma posição nas grelhas de canais dos distribuidores de televisão Nos, Meo, Vodafone e Novo, terá Hugo Andrade como diretor de programas. O ex-diretor de programas da RTP, atual diretor-geral adjunto da estação de Queluz de Baixo, está a trabalhar em estreita articulação com o diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, para definir a programação.

“Enquanto serviço de programas generalista, o novo projeto televisivo não será um corpo estranho no grupo de canais TVI, pelo contrário. Estará em sintonia com o seu ADN, enquanto canal falado em português e que quer estar próximo dos portugueses”, refere o documento. Nuno Santos acumula a direção de informação do novo canal da Media Capital com a da TVI e da CNN Portugal.

“Considerando as tendências e o comportamento dos espetadores, que cada vez mais veem o que querem quando querem, a TVI decidiu fazer evoluir a oferta do TVI Ficção para algo mais completo. Além das novelas e séries que hoje dominam a emissão, o novo canal vai exibir outros produtos de ficção internacionais, bem como programas de entretenimento, desporto e apontamentos de informação”, informa a Media Capital.

A intenção é aumentar o público-alvo da TVI Ficção, introduzindo-lhe novos segmentos para diversificar a oferta e expandir o auditório, atraindo mais telespetadores. “A programação desportiva, incluindo a cobertura de eventos e de modalidade que hoje não têm grande expressão na televisão nacional, deverá atrair mais público para o novo canal”, justifica o grupo de media.

A confirmação pública do lançamento do novo canal da Media Capital surge numa altura em que a Impresa também está a ponderar reforçar a oferta televisiva no cabo com a criação de uma nova marca televisiva. “É uma situação que está a ser estudada, algo que está a ser avaliado”, confirmou ao M&P fonte do grupo de media liderado por Francisco Pedro Balsemão.

SIC Ficção é o nome provisório do novo canal da estação de Paço de Arcos, que já detém a SIC Notícias, a SIC Mulher, a SIC Radical, a SIC Caras e a SIC K, para além da plataforma digital de streaming Opto. A notícia surge dias depois de a SIC ter concluído uma nova emissão de obrigações, no valor total de €48 milhões, tendo a procura sido superior ao valor da oferta, ao atingir os €54,2 milhões.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Havas desvenda bastidores dos treinos dos atletas em campanha da YoPRO (com vídeo)

Com direção criativa de José Vieira, realização de Vera Braga e Frederico Miranda e consultoria de produção da PG&Cia, os três filmes publicitários estão a ser divulgados em televisão, cinema e digital. O planeamento de media é da MediaCom e também inclui múpis

Os atletas Filipa Martins, Fernando Pimenta e Diogo Ribeiro são os protagonistas de ‘Alimenta cada passo’, campanha publicitária multimeios que a Havas Lisboa desenvolveu para a YoPRO, marca de laticínios com alto teor de proteína da Danone. Com direção criativa de José Vieira, realização de Vera Braga e Frederico Miranda e consultoria de produção da PG&Cia, os três filmes publicitários mostram os bastidores dos treinos dos três atletas. As imagens são complementadas com gravações pessoais dos desportistas.

Divulgada em televisão, cinema, digital e exterior, a campanha tem planeamento de meios da MediaCom, apurou o M&P. “Desvendando aquele que é o backstage dos campeões mundiais, mostra que o passo mais importante para a vitória começa antes dos aplausos, trazendo uma série de filmes onde acompanhamos pontos altos e baixos de cada protagonista, demonstrando que, seja qual for a modalidade, de atletas iniciantes à alta competição, o caminho rumo ao sucesso é sempre feito passo a passo”, explica a marca.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Festival continua a preferir campanhas que sensibilizam para questões sociais

Mais de 550 agências publicitárias de 97 países, representando cerca de 350 marcas, estiveram a concurso no Cannes Lions, que este ano atribuiu 34 Grandes Prémios, em 32 categorias. Portugal volta com dois Bronzes (Bar Ogilvy e Jovens Criativos), aos quais se soma um Grande Prémio num trabalho produzido pela Bro Cinema

A Bar Ogilvy ganhou um Leão de Bronze na categoria Digital Craft pelo projeto The Endangered Typeface, desenvolvido em parceria com a Associação Natureza Portugal, em colaboração com o World Wide Fund for Nature.

O abecedário, que pretende sensibilizar para a atual sexta extinção em massa de espécies no planeta, rendeu a Portugal um dos três prémios que o país conquistou no 71º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que decorreu entre 17 e 21 de junho.

Tomás de Matos Almeida da Akt Creative e João Chicau da VML receberam um certificado de Bronze na categoria Young Lions Digital, onde Portugal teve ainda dois finalistas, um na categoria Design e outro na categoria em Film (ver caixa).

A Bro Cinema conquistou um Grande Prémio na categoria Pharma, anunciada logo no primeiro dia do evento. A produtora audiovisual produziu o filme publicitário da campanha da IPG Health Network Company, realizada por Mário Patrocínio, que divulga um projeto que transforma os sons dos exames de ressonância magnética em protagonistas de uma coleção de audiolivros infantis (ver nesta edição o Especial Produtoras de Publicidade).

Num ano fortemente marcado pela distinção de campanhas populares que sensibilizam para questões sociais, o anúncio que a Impact BBDO Dubai criou para a UN Women, para defender a elevação da idade mínima de casamento para os 18 anos no Paquistão, o sexto do mundo com mais noivas infantis, conquistou o Grande Prémio na categoria Health For Good.

As mulheres são, no entanto, as grandes protagonistas das campanhas mais galardoadas com Grandes Prémios que exploram temáticas sociais, como é o caso da campanha WoMen’s Football, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel, que ganhou o Grande Prémio em duas categorias, Film Lions e Entertainment Lions for Sport.

O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos em torno do futebol feminino, tornou-se viral à medida que os que o foram vendo foram percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa que surgiam no ecrã mas a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui, como é revelado no final.

We Are Ayenda, campanha que a Creative X, a Palo Alto e a Modern Arts conceberam para o WhatsApp, venceu o Grande Prémio em Entertainment, com uma narrativa de superação feminina.

Realizado pela canadiana Amber Fares, o minidocumentário parte de uma história verdadeira, para mostrar a fuga da equipa feminina da seleção juvenil de futebol do Afeganistão. Após a chegada dos talibã ao poder em 2021, as jogadoras tiveram de abandonar o país para não serem presas.

O filme premiado recorda as dificuldades por que passaram até chegarem à Suécia, o país que as acolheu.

Entre as campanhas com temáticas que alertam para questões femininas, o júri do Cannes Lions 2024 distinguiu também o filme da Dentsu Creative para a KPN que sensibiliza para a partilha de fotos íntimas, um problema que afeta milhares de mulheres em todo o mundo, entregando-lhe o Grande Prémio na categoria Creative Strategy.

A campanha Transition Body Lotion, da Ogilvy Singapore para a Vaseline, para promover o primeiro dermocosmético desenvolvido especificamente para a pele de mulheres transgénero – que levou para casa o Grande Prémio da categoria de Glass: The Lion for Change -, também tem o mérito de trazer para a esfera pública um problema feminino que não costuma ser abordado.

Quatro trabalhos duplamente distinguidos

Além de WoMen’s Football, houve mais três campanhas a serem duplamente distinguidas com Grandes Prémios. Com exceção da The Everyday Tactician, da McCann London para a Xbox, que ganhou em Entertainment Lions for Gaming e Direct Lions, as restantes também abordam questões sociais.

The Misheard Version, da Golin London para a Specsavers, que venceu em Radio & Audio e PR Lions, pretende combater o estigma que ainda persiste em relação aos testes auditivos, recorrendo ao cantor e compositor britânico Rick Astley e a um dos seus êxitos, “Never gonna give you up”.

Cars To Work, trabalho da Publicis Conseil para a Renault, também foi duplamente distinguida. Além do Grande Prémio na categoria Creative Commerce, ganhou o da categoria Sustainable Development Goals Lions.

O projeto promove a iniciativa que a Renault desenvolveu, a pensar nos franceses que vivem e/ou trabalham em zonas com poucos transportes públicos.

A empresa disponibilizou gratuitamente automóveis àqueles que estavam em período experimental num novo trabalho, que só começaram a pagar os respetivos carros após assinarem contrato com as novas entidades empregadoras.

O reconhecimento do júri em Cannes de campanhas criativas com um alcance mais massificado, como sucedeu com as da Wieden+Kennedy Portland e da Superette para a DoorDash e da Ogilvy PR para a CeraVe, pode tornar esta tendência mais dominante na próxima edição do festival, em 2025.

 

Vencedores dos Grandes Prémios
–––

Health & Wellness
Campanha:The Last Barf Bag
Agência: FCB Chicago
Anunciante: Dramamine

Health For Good
Campanha: Child Wedding Cards
Agência: Impact BBDO Dubai
Anunciante: UN Women

Print & Publishing
Campanha: Recycle Me
Agências: WPP Open X + Ogilvy New York
Anunciante: Coca-Cola

Radio & Audio
Campanha: The Misheard Version
Agência: Golin London
Anunciante: Specsavers

Outdoor
Campanha: Find Your Summer
Agências: Lola MullenLowe + Colenso BBDO
Anunciante: Magnum

Campanha: Adoptable
Agência: Colenso BBDO
Anunciante: Pedigree

Pharma
Campanha: Magnetic Stories
Agência: Area 23
Anunciante: Siemens Healthineers

Design
Campanha: Sightwalks
Agência: Circus Grey
Anunciante: Cemento Sol

Digital Craft
Campanha: Spreadbeats
Agência: FCB New York
Anunciante: Spotify

Entertainment
Campanha: We Are Ayenda
Agências: Creative X + Palo Alto + Modern Arts
Anunciante: WhatsApp

Entertainment Lions for Gaming
Campanha: The Everyday Tactician
Agência: McCann London
Anunciante: Xbox

Entertainment Lions for Music
Campanha: Errata at 88
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Diageo

Entertainment Lions for Sport
Campanha: WoMen’s Football
Agência: Marcel
Anunciante: Orange

Film Craft
Campanha: The Square Meter
Agência: Heimat TBWA
Anunciante: Hornbach

Industry Craft
Campanha: The 100th Edition
Agência: Scholz & Friends
Anunciante: Frankfurter Allgemeine Zeitung

Creative B2B Lions
Campanha: Meet Marina Prieto
Agência: David
Anunciante: JCDecaux

Creative Data Lions
Campanha: Room For Everyone
Agência: McCann Poland
Anunciante: Mastercard

Direct Lions
Campanha: The Everyday Tactician
Agência: McCann London
Anunciante: Xbox

Media Lions
Campanha: Tá Na Mão
Agência: Gut
Anunciante: Mercado Livre

PR Lions
Campanha: The Misheard Version
Agência: Golin London
Anunciante: Specsavers
Social & Influencer Lions
Campanha: Michael CeraVe
Agência: Ogilvy PR
Anunciante: CeraVe

Brand Experience & Activation
Campanha: The First Edible Mascot
Agência: Weber Shandwick
Anunciante: Pop-Tarts

Luxury & Lifestyle
Campanha: Loewe x Suna Fujita
Agência: Loewe
Anunciante: Loewe

Innovation
Campanha: Voice 2 Diabetes
Agência: Klick Health
Anunciante: KVI Brave Fund

Creative Effectiveness
Campanha: It Has To Be Heinz
Agência: Rethink
Anunciante: Heinz Ketchup

Creative Strategy
Campanha: A Piece Of Me
Agência: Dentsu Creative
Anunciante: KPN

Creative Business Transformation
Campanha: Refurb
Agência: LePub
Anunciante: Phillips

Creative Commerce
Campanha: Cars To Work
Agência: Publicis Conseil
Anunciante: Renault

Glass: The Lion for Change
Campanha: Transition Body Lotion
Agência: Ogilvy Singapore
Anunciante: Vaseline

Film Lions
Campanha: WoMen’s Football
Agência: Marcel
Anunciante: Orange

Film Lions
Campanha: Play It Safe
Agência: The Monkeys
Anunciante: Sydney Opera House

Titanium Lions
Campanha: DoorDash-All-The-Ads
Agências: Wieden+Kennedy Portland + Superette
Anunciante: DoorDash

Sustainable Development Goals Lions
Campanha: Cars To Work
Agência: Publicis Conseil
Anunciante: Renault

Grand Prix For Good
Campanha: The First Speech – Russia
Agência: Innocean Berlin
Anunciante: Repórteres Sem Fronteiras

 

Passar a culpa para as empresas dá Bronze em Cannes a Young Lions nacionais
–––

A dupla Tomás de Matos Almeida, da Akt Creative, e João Chicau, da VML, venceu o terceiro lugar na categoria de Digital, nos Young Lions em Cannes. Pass Your Guilt (Passa a Tua Culpa) é o título do trabalho que garantiu aos dois jovens criativos o Certificado de Honra de Bronze em Cannes Lions, ao responderem ao briefing do Project Dandelion. Lançado em 2020, o projeto é uma campanha internacional liderada por mulheres pela justiça climática. É um movimento que visa unir indivíduos de todo o mundo para agir por um planeta mais seguro do clima.

O desafio passava por explicar o propósito e atuação do Projeto Dandelion através da criação de uma campanha de recrutamento de novos “dandelions”. A dupla criativa nacional respondeu ao briefing com a criação de uma plataforma digital que comparava o impacto ambiental individual das pessoas com o das grandes empresas de petróleo, gás e betão. A plataforma permitia transferir a ‘culpa’ individual para essas empresas.

Ao escrever algo tão simples como “Eu uso garrafas de plástico descartáveis todos os dias”, um algoritmo de interpretação de inteligência artificial calculava a ‘percentagem de culpa’ do indivíduo face a uma empresa. Com um apelo à ação, a dupla desafiou o Projeto Dandelion a pedir às pessoas que “passem a sua culpa” – “pass your guilt” – para a empresa em causa, através de um email pré-escrito em que se comprometiam a ser um ‘dandelion’ e manifestavam a sua desaprovação.

Além da distinção de Bronze em Digital, duas das sete duplas nacionais concorrentes pem Cannes chegaram à ‘shortlist’ nas categorias de Film e de Design. Na categoria de Film, foi a dupla da Judas e da Trix – Francisco Machado e Daniel Gordon, respetivamente – enquanto em Design chegaram à final David Canaes (Fuel) e Francisco Roque do Vale (VML). C.N.

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Susana Ferreira da Silva e André Folque reforçam liderança da VML

Susana Ferreira da Silva e André Folque (na foto) juntam-se à VML, como diretora de transformação de IA e diretor de soluções empresariais, experiência e marketing de desempenho, respetivamente

Susana Ferreira da Silva e André Folque são as mais recentes contratações da VML Portugal, que chegam com o propósito de liderar duas áreas distintas da agência criativa. Susana Ferreira da Silva é a nova diretora de transformação de IA, ficando responsável por inovar os processos de marketing e comunicação através da implementação de IA, enquanto André Folque é o novo diretor de soluções empresariais, experiência e marketing de desempenho, que terá a responsabilidade de contribuir para o crescimento das áreas de dados, plataformas e performance, bem como aproximar a proposta de valor digital da agência aos clientes.

Licenciada em gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e pós-graduada em gestão de risco pela Universidade Católica Portuguesa, Susana Ferreira junta-se à VML vinda da Pandadoc, onde liderou o marketing de produto a nível global. Anteriormente, ocupou posições seniores na Optimus, Nos e Sonae MC, onde se especializou em tecnologia digital e de marketing, tendo liderado vários projetos de transformação ao longo da sua carreira.

“Estou muito entusiasmada com este compromisso de melhorar a inovação dos processos de marketing e comunicação para os nossos clientes locais e internacionais, aproveitando a inteligência Artificial e a automação para expandir a criatividade e produzir conteúdo em escala, adaptado a cada fase da jornada do cliente”, salienta Susana Ferreira da Silva, em comunicado de imprensa.

Vindo do Publicis Groupe em Portugal, onde recentemente liderou a criação de práticas ligadas a transformação de negócio, André Folque trabalhou em agências como a Havas Media e o GroupM, como diretor de digital, e foi sócio gestor na MediaCom. Liderou também o marketing digital e comércio eletrónico da Licor Beirão.

“É com enorme entusiasmo que me junto à equipa de liderança da VML e espero contribuir para o crescimento das nossas áreas de dados, plataformas e performance. Estou ansioso por colaborar com a talentosa equipa da VML na expansão das nossas capacidades e na entrega de resultados excecionais para os nossos clientes. Acredito que a nossa proposta de valor nas áreas digitais pode ser verdadeiramente diferenciadora e estarei focado em aproximá-la dos nossos clientes”, destaca André Folque.

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Publicidade digital cresce 20% em Portugal em 2024, prevê IPG Mediabrands

Em termos totais, o mercado publicitário português deverá aumentar cerca de 10% em 2024 e atingir os €880 milhões. Publicidade exterior vai continuar em alta, mas pode vir a sofrer uma desaceleração. Automóveis, retalho, telecomunicações, banca, farmacêuticas, viagens e turismo são os principais motores de crescimento

As receitas publicitárias da publicidade digital em Portugal deverão aumentar cerca de 20%, segundo as estimativas da Magna, unidade de inteligência do grupo IPG Mediabrands. “As previsões apontam para um aumento no vídeo de 20%, enquanto o ‘search’ deverá crescer mais de 15% e as redes sociais cerca de 26%”, refere o relatório.

Em termos totais, o mercado publicitário português deverá crescer cerca de 10% em 2024 e atingir os €880 milhões. Os números apontam para um comportamento semelhante ao registado em 2023, ano que ficou também marcado por um crescimento de 10%, de acordo com os dados da análise da Magna.

Os investimentos em imprensa deverão manter-se estáveis, representando apenas 2% do investimento total em publicidade. “Em 2024, os outros meios também registarão crescimento de cerca de 5%, através do aumento das receitas publicitárias em televisão, cerca de 1,4%, e, em rádio, com subida a dois dígitos que permitirá recuperar a sua quota de mercado tradicional de 6%, que tinha descido em 2023”, prevê a empresa da IPG Mediabrands.

A publicidade exterior vai continuar em alta, mas pode vir a sofrer uma desaceleração. “O OOH [out-of-home] continuará a mostrar o seu dinamismo e, ainda que com taxas de crescimento mais baixas que as registadas nos dois últimos anos, manterá um crescimento robusto”, refere a Magna.

À semelhança de anos anteriores, os principais motores de crescimento do mercado publicitário vão ser as empresas do setor automóvel, do retalho, das telecomunicações, da banca, da indústria farmacêutica, das viagens e do turismo.

“Também as apostas têm vindo a crescer desde 2022 e prevê-se que continuem a sua evolução positiva em 2024”, sublinha a IPG Mediabrands, que antecipa que, a partir de 2025, o mercado publicitário português cresça cerca de 7%, acompanhando um crescimento do PIB de 2,1% e uma inflação de cerca de 3%. “Até 2028, prevê-se que o crescimento do mercado estará essencialmente assente no digital, que
deverá representar cerca de metade do mercado publicitário, com televisão a registar a maior quebra”, avança a empresa.

“2024 será um ano com uma performance positiva, mantendo cada meio tendências semelhantes às registadas em 2023, com o digital e o OOH a impulsionar o crescimento do mercado”, afirma Natália Júlio, diretora da Magna.

Segundo as previsões do IPG Mediabrands, o mercado publicitário global, em 2024, deverá registar um aumento de 10% relativamente a 2023, atingindo 927 mil milhões de dólares (€855,7 mil milhões). Os países que mais crescem são Espanha (14%), Índia (12%) e Reino Unido (12%), França (11%) e Estados Unidos (11%).

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Madeira promove turismo com campanha digital da Bar Ogilvy para maiores de 55 anos

Divulgada em 25 países, a campanha inspira-se nas histórias do Instagram para dar a conhecer as belezas naturais do arquipélago e tem como destinatários preferenciais turistas entre os 55 e os 65 anos. As fotografias e os vídeos que a integram foram produzidos pela Trix

A Madeira está a segmentar a comunicação turística, com uma campanha digital para maiores de 55 anos. Desenvolvida pela Bar Ogilvy, tem produção da Trix e inspira-se em histórias do Instagram para dar a conhecer as belezas naturais do arquipélago. Dando continuidade à campanha nacional ‘Vive a Madeira por inteiro’ e à campanha internacional ‘Experience Madeira for yourself’, a nova comunicação global ‘Madeira. Tão tua’/’Madeira. Belongs to all’ está a ser divulgada no Facebook, Instagram e YouTube, apurou o M&P.

“Esta campanha assenta no pressuposto de que a Madeira tem tudo, montanha, mar e cultura, sendo um destino para todos, durante todo o ano. Consciente da dificuldade de demonstrar tudo isto num anúncio, decidimos criar uma campanha com um conceito disruptivo, subvertendo os princípios da promoção turística, ao admitir que nenhuma experiência que não seja a de estar na Madeira e no Porto Santo na primeira pessoa é verdadeira”, explica a Associação de Promoção da Madeira em comunicado de imprensa.

Respondendo às necessidades e às preferências dos turistas entre os 55 e os 65 anos, a Associação de Promoção da Madeira está também a disponibilizar online conteúdos adaptados a este grupo etário. Para além de Portugal, são 24 os países que exibem os anúncios. A campanha está a ser divulgada em Espanha, França, Alemanha, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Suécia, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Chéquia, Roménia, Suíça, Irlanda, Itália, Hungria, Estónia e Letónia.

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Audiências Euro 2024: Derrota de Portugal frente à França vista por mais de 5,4 milhões de telespetadores

O jogo que ditou a saída de Portugal do europeu de futebol teve um forte impacto nas audiências da TVI, que com a transmissão da partida, liderou no total do dia, com um share de 30,4%, seguida da SIC com 11,6% e da RTP1 com 7,6%

Portugal não consegue repetir o feito de 2016 e perde com a França nas grandes penalidades, ficando assim pelos quartos de final do Euro 2024. Considerada por muitos, uma final antecipada, o jogo entre Portugal e a França não desiludiu. Um jogo intenso, bastante disputado e com a vitória a poder cair para qualquer uma das seleções, acabando por ser os gauleses os últimos a sorrir.

Em média, mais de 3,5 milhões viram a derrota de Portugal frente à França nas grandes penalidades

Com transmissão na TVI, a segunda do canal, depois do Geórgia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5,4 milhões de telespetadores, a que correspondeu a uma audiência média de 3,5 milhões de telespetadores e um share de 67%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 45,5%.

O jogo entre Portugal e França teve um forte impacto nas audiências da TVI, que devido à transmissão do jogo liderou no total dia com um share de 30,4% (mais 14.4p.p. face à média de maio). A SIC ficou na segunda posição com um share de 11,6%, seguida da RTP1 com um share de 7,6%. A TVI com este resultado, verifica o share mais elevado no total dia desde 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2,6% no total dia, foi o segundo canal de ‘pay TV’ mais visto do dia, atrás apenas da CMTV.

Comparativo jogo de Portugal nos quartos de final do Euro 2024 vs. jogo nos quartos de final do Euro 2016

O jogo dos quartos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com o jogo dos quartos de final do Euro 2016, frente à Polónia registou uma audiência ligeiramente mais baixa. Curiosamente, ambos os jogos foram decididos nas grandes penalidades, no entanto no Euro 2016 foi Portugal quem acabou por sair vencedor.

O jogo da última sexta feira, verificou uma audiência média de 3,5 milhões de telespetadores (-3% vs. jogo com a Polónia do Euro 2016). A nível de share, o Portugal x França também verificou um share ligeiramente mais baixo do que o Portugal x Polónia.

Portugal x França com pico máximo de quase quatro milhões de telespetadores

A partida transmitida pela TVI, registou uma performance crescente ao longo da primeira parte. A atenção e interesse dos portugueses manteve-se estável durante a segunda parte. Durante o prolongamento a audiência foi um pouco mais instável, no entanto com início das grandes penalidades voltou a verificar-se um aumento do interesse dos portugueses na partida, tendo sido neste período quando se atingiu o pico máximo de audiência. O pico de audiência aconteceu durante a marcação das últimas grandes penalidades. Nesse período estavam sintonizados na TVI mais de 3,9 milhões de telespetadores.

Perfil jogos vs população: TVI Portugal x França

O perfil do público que assistiu ao encontro dos quartos de final entre Portugal x França, foi mais masculino e com idades diversificadas (maior afinidade com o público +45 anos). Quanto à classe social contou com afinidades superiores junto das classes sociais médias (B e C).

Impacto das audiências em TV – Euro 2024

Faltando apenas três jogos do Euro 2024 (meias-finais e final), o jogo de Portugal frente à Eslovénia mantém-se como o jogo mais visto de toda a competição, sendo inclusive o programa mais visto do ano. A partida foi vista por um total de 5,7 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3,8 milhões de telespetadores e um share de 69,1% (resultados acumulados RTP1 e Sport TV).  O jogo entre França e Portugal dos quartos de final figura agora na segunda posição dos jogos mais vistos em canal aberto.

Entre 14 de junho e 6 de julho, entre os canais generalistas, as estações RTP1 e SIC são as únicas que verificam um aumento face à média do mês de maio. A TVI, que graças a transmissão do último jogo de Portugal na competição, reduziu a diferença face ao último mês (era de -0.8p.p. até aos oitavos de final da prova) registando agora apenas uma décima a menos do que no mês de maio.

Jogo de Portugal frente à França foi o mais visto dos quartos de final

Analisando apenas os jogos dos quartos de final, vemos que dos quatro jogos, três foram transmitidos em canal aberto. Destes três jogos, o Portugal x França, que teve transmissão na TVI destaca-se como o mais visto.

Na Sport TV, os quartos de final provocaram algumas alterações no top 3 de jogos mais vistos. O top 3 jogos mais vistos do canal, tem agora dois jogos dos quartos de final. O Portugal x França, que entrou diretamente para a primeira posição dos jogos mais vistos no canal de subscrição. O encontro contou com uma audiência total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 4,5%. Na terceira posição está o Espanha x Alemanha, que teve transmissão exclusiva na Sport TV1. O jogo alcançou uma audiência total de 393 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média 202 mil telespetadores e um share de 6,7%.

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

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Skydance conclui aquisição da Paramount e juntas dão origem à New Paramount

Os planos passam por reforçar e revigorar as marcas de referência da Paramount e da CBS, melhorando a rentabilidade e investindo em plataformas digitais de crescimento mais rápido

A Skydance Media e a Paramount Global chegaram a um acordo de fusão através de um investimento de 8 mil milhões de dólares (€7,38 mil milhões) por parte dos acionistas da Skydance. A Skydance toma assim posse da nova empresa e de todas as suas propriedades.

O investimento incluiu um pagamento de 2,4 mil milhões de dólares (€2,21 mil milhões) à National Amusements, que controlava o grupo Paramount. Surge assim a New Paramount, avaliada em 28 mil milhões de dólares (€25,83 mil milhões), que vai ser liderada por David Ellison, CEO e fundador da Skydance.

O acordo, anunciado em comunicado de imprensa a 7 de julho, ocorre após vários meses de negociações com a Paramount, que além dos estúdios de cinema e televisão Paramount, controla canais como CBS, MTV, Nickelodeon e Comedy Central, e o serviço de streaming Paramount+. A Paramount detém ainda uma lista de propriedade intelectual, que inclui Star Trek, Mission: Impossible, Top Gun e SpongeBob SquarePants.

Os planos da Skydance para a nova aquisição passam por “reforçar e revigorar as marcas de referência da Paramount e da CBS”, melhorando simultaneamente a rentabilidade e investindo mais em plataformas digitais de “crescimento mais rápido”, segundo avança a empresa em comunicado de imprensa. O processo de fusão tem um período de vigência que dá ao conselho de administração da Paramount uma margem de 45 dias para determinar se encontra um acordo de compra mais favorável.

No final da operação, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2025, os investidores da Skydance vão controlar cerca de 70% das ações da nova entidade, segundo o comunicado. O grupo de investidores da Skydance, que inclui a RedBird Capital Partners, adiciona ainda 1,5 mil milhões de dólares (€1,38 mil milhões) ao capital do novo grupo para reforçar o seu poderio financeiro.

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Hisense amplifica campanha do Euro 2024 com ativações, passatempos e promoções (com vídeo)

A campanha ‘Beyond Glory’, da nova vaga comunicacional da marca de eletrodomésticos e eletrónica, é protagonizada pelo futebolista alemão Manuel Neuer e pelo ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas (na foto), novo embaixador internacional da marca chinesa

Idealizada pela Hisense International e aprovada pela UEFA, a campanha internacional ‘Beyond Glory’, agora numa nova vaga comunicacional, é o ponto de partida das ativações que a marca de eletrodomésticos e eletrónica de consumo chinesa está a dinamizar um pouco por toda a Europa no âmbito do Euro 2024. Portugal não é exceção.

“As declinações da criatividade são feitas de acordo com as ativações planeadas com parceiros. No mercado nacional, todas as adaptações da campanha, seguindo ‘guidelines’ da marca e adaptada a promoções locais no retalho, com parceiros, promoções próprias, publicidade impressa e online, redes sociais/digital, são elaboradas pelo gabinete de design da nossa agência de comunicação EDC no que diz respeito ao desenvolvimento gráfico”, adiantou ao M&P fonte oficial da Hisense.

Em Portugal, além de ativações de marca em espaços dedicados em algumas das maiores lojas da Worten, da Radio Popular, da Media Markt, da Fnac e do El Corte Inglés, a campanha ‘Beyond Glory’ tem vindo a ser comunicada pontualmente em meios de comunicação social, como CNN Portugal, SIC, Record, Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

Em Lisboa, além dos quiosques da Doca da Marinha, do Banana Café na Avenida da Liberdade e no Sheraton Hotel & Spa, a campanha da Hisense está também presente no Betano Euro Village e na esplanada Gracinha do Solar dos Presuntos. A Fun Zone do Lagoas Park é outro dos cenários escolhidos para a amplificação da campanha ‘Beyond Glory’, que também tem tido destaque no site da marca, dando destaque ao passatempo que a insígnia está a promover e que oferece €5.500 em prémios.

A Hisense, fornecedora oficial das televisões usadas na sala do videoárbitro (VAR) do campeonato europeu, reforçou estrategicamente o posicionamento de marca para atrair a atenção dos adeptos, estando também a divulgar online campanhas promocionais que garantem ofertas na compra de frigoríficos e televisores.

“A nível de comunicação, temos mantido uma presença mais ativa junto do consumidor final e desenvolvido ativações diretas nas suas redes sociais, passatempos e oferecido aos consumidores nacionais campanhas com ofertas competitivas, que têm tido uma adesão acima do expectável”, refere a Hisense.

‘Beyond Glory’ é protagonizada pelo futebolista alemão Manuel Neuer e pelo ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas, novo embaixador internacional da marca chinesa. “Em território nacional, seguimos a mesma linha estratégica e estamos comprometidos com os nossos parceiros em oferecer experiências a todos consumidores”, explica Pedro Santos, diretor da Hisense em Portugal.

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Summer Black Friday Notino 2024: Um festival de descontos que são um mimo!

A Black Friday é quando a Notino quiser e nada melhor do que celebrar a chegada do Verão do que com uma mega campanha de descontos que promete ser um mimo!

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A Black Friday é quando a Notino quiser e nada melhor do que celebrar a chegada do Verão do que com uma mega campanha de descontos que promete ser um mimo!

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