Criatividade é o tema do simpósio da Fundação Bial, no Porto
Estabelecer uma base para discutir como a organização perceptual interna impulsiona a criatividade, em vários empreendimentos artísticos, é parte da apresentação sobre imagens e sistemas neuronais, no simpósio a 6 de abril, no Porto
![Meios & Publicidade](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/06/mepuser3-120x120.jpg)
Meios & Publicidade
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
A 14a edição do simpósio Aquém e Além do Cérebro, da Fundação Bial, será dedicada à criatividade e terá lugar de 3 a 6 de abril, na Casa do Médico, no Porto. A Fundação Bial pretende envolver os oradores e o público em torno de uma reflexão, profunda e interdisciplinar, sobre a capacidade de encontrar criativamente novas soluções para problemas.
Nesta edição, Sérgio Neuenschwander, neurocientista e professor catedrático do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, é um dos oradores convidados e apresentará o tema ‘Neurocinema e invenção de realidade’.
O neurocientista apresentará a sua ideia, que parte da premissa que o cinema como forma de arte disruptiva possibilita a invenção da realidade. Nesta sessão, que terá lugar na manhã de 6 de abril, Sérgio Neuenschwander vai explicar os mecanismos neuronais considerados relevantes para a representação de imagens, com base em dados experimentais no sistema visual. Em seguida abordará de que maneira os filmes perturbam e desafiam as perspetivas convencionais sobre a representação de imagens, revelando a natureza construtiva da perceção. Através destas ideias, pretende estabelecer uma base para discutir como é que a nossa organização perceptual interna impulsiona a criatividade, em vários empreendimentos artísticos.
Miguel Castelo-Branco, neurocientista e membro da comissão organizadora do simpósio, destaca a sessão de Sérgio Neuenschwander, “que ao longo da sua carreira tem feito cruzamentos sucessivos da criatividade na ciência e na arte, com fantásticas incursões em produções de vídeo que capturam a imaginação”. As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas aqui.