Audiências: TVI mantém liderança nos canais abertos
Consumo televisivo em Portugal não verificou alterações face ao mês de fevereiro, TVI mantém a liderança e ‘Outros’ foram a única tipologia que registaram um crescimento face ao mês passado
Meios & Publicidade
TikTok antecipa-se à União Europeia e suspende funções de recompensa do TikTok Lite
Mafalda Campos Forte é a nova administradora executiva da Global Media
Terá a publicidade mais ousada um impacto maior no público?
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em março, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, não verificou alterações face ao mês de fevereiro. Entre os canais FTA, apesar de a diminuição, a TVI com um share de 14.9% (-0.7p.p. vs. fevereiro 2024) manteve a liderança. A SIC ficou na 2ª posição, com um share de 14.7% (-0.4p.p. vs. fevereiro 2024). A RTP1 volta a ter o programa mais visto do mês, os jogos de preparação da Seleção Nacional para o europeu de 2024, no entanto com um share de 10.5% verifica uma ligeira diminuição face ao último mês (-0.1p.p.).
A tipologia ‘Outros’ foi a única que registou um crescimento vs. fevereiro atingindo os 17.9% de share, valor mais elevado desde que há registo. O mês de março conta com duas particularidades que ajudam a explicar este resultado. Um mês marcado por cinco fins de semana (um deles prolongado) e pela primeira semana de férias escolares da Páscoa ajudam a explicar este resultado.
No mês de março, o PAY TV registou uma diminuição de -0.1p.p. vs. fevereiro de 2024. Contudo houve canais de que registaram um aumento do share, nomeadamente os canais de informação CNN Portugal e SIC Notícias, que entre os canais PAY TV, foram os canais que registaram o maior aumento, +0.5p.p. e +0.4p.p. respetivamente. Os acompanhamentos das eleições legislativas tiveram um impacto positivo junto dos canais de informação.
Durante o dia da eleição, a SIC Notícias, com um share de 4.2% atingiu o valor mais elevado do mês. A CNN Portugal alcançou o seu melhor resultado do mês no dia 11 de março, o dia a seguir às eleições com 3.9% de share. Para além das eleições legislativas, a forte instabilidade política vivida durante os dias 26 e 27 de março provocada pela dúvida de quem seria o próximo presidente da Assembleia da República também fez aumentar o interesse dos portugueses nestes canais. Nestes dois dias o share de SIC Notícias e CNN Portugal foi superior a 3.0%.
Como é habitual, em março, o top3 programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol. Os jogos da Seleção Nacional de preparação para o Euro 2024, transmitidos pela RTP1, foram o programa mais visto do mês. Os dois jogos (Portugal x Suécia e Eslovénia x Portugal) alcançaram uma audiência média de 1 milhão e 884 mil telespetadores, que representou um share de 36.8%. Dos dois jogos, o Portugal x Suécia foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 2 milhões e 20 mil telespetadores, o que representou um share de 39.4%. Na 2ª posição ficaram os jogos dos oitavos de final da Liga Europa (Benfica x Rangers e Atalanta x Sporting), transmitidos pela SIC, que contaram com uma audiência média de 1 milhão 783 mil telespetadores.
A completar o pódio surgem os jogos da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Arsenal x Porto e o Manchester City x Copenhaga registaram uma audiência média de 1 milhão 396 mil telespetadores, o que representou um share de 27.7%. Se excluirmos os jogos de futebol, o programa mais visto do mês de março, com uma audiência média de 1 milhão e 43 mil telespetadores e um share de 20.8% foi a estreia da nova edição do Big Brother.
No que toca às audiências por período horário, no mês de março a RTP1 volta a conseguir liderar no período da manhã (13.3% vs 12.9% da TVI) e no pré-prime (14.8% vs 14.2% da TVI). A SIC mantém a liderança durante o período do almoço e da tarde com um share de 21.4% e 13.1%, respetivamente e consegue recuperar a liderança durante o 1º prime-time à TVI (17.4% vs 17.0% da TVI). A TVI mantém a liderança no 2º prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30) com um share de 18.5% e 15.4%, respetivamente.
Fonte: Initiative