Audiências: TVI mantém liderança nos canais abertos
Consumo televisivo em Portugal não verificou alterações face ao mês de fevereiro, TVI mantém a liderança e ‘Outros’ foram a única tipologia que registaram um crescimento face ao mês passado
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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em março, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, não verificou alterações face ao mês de fevereiro. Entre os canais FTA, apesar de a diminuição, a TVI com um share de 14.9% (-0.7p.p. vs. fevereiro 2024) manteve a liderança. A SIC ficou na 2ª posição, com um share de 14.7% (-0.4p.p. vs. fevereiro 2024). A RTP1 volta a ter o programa mais visto do mês, os jogos de preparação da Seleção Nacional para o europeu de 2024, no entanto com um share de 10.5% verifica uma ligeira diminuição face ao último mês (-0.1p.p.).
A tipologia ‘Outros’ foi a única que registou um crescimento vs. fevereiro atingindo os 17.9% de share, valor mais elevado desde que há registo. O mês de março conta com duas particularidades que ajudam a explicar este resultado. Um mês marcado por cinco fins de semana (um deles prolongado) e pela primeira semana de férias escolares da Páscoa ajudam a explicar este resultado.
No mês de março, o PAY TV registou uma diminuição de -0.1p.p. vs. fevereiro de 2024. Contudo houve canais de que registaram um aumento do share, nomeadamente os canais de informação CNN Portugal e SIC Notícias, que entre os canais PAY TV, foram os canais que registaram o maior aumento, +0.5p.p. e +0.4p.p. respetivamente. Os acompanhamentos das eleições legislativas tiveram um impacto positivo junto dos canais de informação.
Durante o dia da eleição, a SIC Notícias, com um share de 4.2% atingiu o valor mais elevado do mês. A CNN Portugal alcançou o seu melhor resultado do mês no dia 11 de março, o dia a seguir às eleições com 3.9% de share. Para além das eleições legislativas, a forte instabilidade política vivida durante os dias 26 e 27 de março provocada pela dúvida de quem seria o próximo presidente da Assembleia da República também fez aumentar o interesse dos portugueses nestes canais. Nestes dois dias o share de SIC Notícias e CNN Portugal foi superior a 3.0%.
Como é habitual, em março, o top3 programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol. Os jogos da Seleção Nacional de preparação para o Euro 2024, transmitidos pela RTP1, foram o programa mais visto do mês. Os dois jogos (Portugal x Suécia e Eslovénia x Portugal) alcançaram uma audiência média de 1 milhão e 884 mil telespetadores, que representou um share de 36.8%. Dos dois jogos, o Portugal x Suécia foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 2 milhões e 20 mil telespetadores, o que representou um share de 39.4%. Na 2ª posição ficaram os jogos dos oitavos de final da Liga Europa (Benfica x Rangers e Atalanta x Sporting), transmitidos pela SIC, que contaram com uma audiência média de 1 milhão 783 mil telespetadores.
A completar o pódio surgem os jogos da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Arsenal x Porto e o Manchester City x Copenhaga registaram uma audiência média de 1 milhão 396 mil telespetadores, o que representou um share de 27.7%. Se excluirmos os jogos de futebol, o programa mais visto do mês de março, com uma audiência média de 1 milhão e 43 mil telespetadores e um share de 20.8% foi a estreia da nova edição do Big Brother.
No que toca às audiências por período horário, no mês de março a RTP1 volta a conseguir liderar no período da manhã (13.3% vs 12.9% da TVI) e no pré-prime (14.8% vs 14.2% da TVI). A SIC mantém a liderança durante o período do almoço e da tarde com um share de 21.4% e 13.1%, respetivamente e consegue recuperar a liderança durante o 1º prime-time à TVI (17.4% vs 17.0% da TVI). A TVI mantém a liderança no 2º prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30) com um share de 18.5% e 15.4%, respetivamente.
Fonte: Initiative