Pfizer concentra criatividade na Publicis. Conta vale €1,3 mil milhões
Farmacêutica consolida a criatividade global no grupo Publicis, enquanto o IPG mantém a conta de relações públicas, ganha em junho, bem como as ativações de marca e os assuntos médicos
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A Pfizer transferiu a criatividade global da FCB e da IPG Health, ambas do grupo Interpublic Group (IPG), para o Grupo Publicis, na movimentação de uma conta avaliada em 1,41 mil milhões de dólares (€1,3 mil milhões). O IPG mantém, no entanto, a conta de relações públicas da Pfizer, ganha em junho, que inclui as agências de comunicação e relações públicas Weber Shandwick e a Golin, que operam agregadas à estrutura do grupo dedicada à comunicação de saúde, a Dxtra Health.
Nesta mudança sai fortalecido o grupo Publicis, que já trabalhava a farmacêutica, nas áreas de dados, media e produção. A mudança nas agências criativas acontece depois de a Pfizer ter apresentado, em 2023, as receitas anuais mais baixas desde 2020, com um total de 58,5 mil milhões de dólares (€54,4 mil milhões), o que representa uma queda de 41% face aos resultados em 2022.
Recorde-se que a Pfizer tinha nomeado, em maio de 2023, o IPG para trabalhar a criatividade global, entregando ao grupo Publicis o planeamento e compra de espaço publicitário nos media. Esta conta, avaliada em €1,3 mil milhões, representa a maior transferência entre agências, em 2023, de acordo com os dados da Campaign Advertising Intelligence.
Anteriormente, o grupo Publicis já fez produção criativa para a Pfizer, com a Publicis Conseil e a LeTruc/Publicis NY, responsáveis pelo anúncio da marca na edição deste ano do Super Bowl. De acordo com o relatório anual 10-K da empresa para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a Pfizer gastou 3,7 mil milhões de dólares (€3,42 mil milhões) em publicidade, em 2023, acima dos 2,8 mil milhões de dólares (€2,6 mil milhões) investidos em 2022.
“À medida que a Pfizer evolui o modelo de marketing, a empresa está profundamente comprometida com a parceria flexível com as duas agências que foi implementada no ano passado”, afirma um porta-voz da Pfizer, citado pela Campaign US, acrescentando que “o Publicis e o IPG, cada um com suas respetivas áreas de responsabilidade, vão continuar a ajudar a conduzir comunicações de marketing integradas de ponta e impulsionadas por dados, centradas no valor [da] nossa ciência e das nossas inovações”.