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Hyundai regressa à Cidade do Rock como carro oficial

A Hyundai regressa à Cidade do Rock como viatura oficial do Rock in Rio Lisboa. A renovação do compromisso entre a marca sul-coreana e o festival vem alinhar o posicionamento […]

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A Hyundai regressa à Cidade do Rock como viatura oficial do Rock in Rio Lisboa. A renovação do compromisso entre a marca sul-coreana e o festival vem alinhar o posicionamento do Rock in Rio Lisboa, ‘Por um mundo melhor’, com o posicionamento da Hyundai, ‘Progresso pela humanidade’. O objetivo é reforçar o compromisso da marca sul-coreana com “a música e a cultura, assim como a promoção de uma mensagem de inovação e progresso pela humanidade, impulsionando mudanças positivas em direção a um futuro melhor”, justifica a Hyundai em comunicado de imprensa.

No Rock in Rio, os festivaleiros vão poder contar com diversos espaços da Hyundai, que funcionarão como um centro de inovação e tecnologia. A marca vai estar presente com uma exposição imersiva dos últimos lançamentos em modelos eletrificados. Além da exposição, a Hyundai está a preparar o lançamento de uma série de ativações e iniciativas exclusivas, em colaboração com os organizadores do festival, com o objetivo de enriquecer a experiência dos visitantes.

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Para Paulo Ferreira, diretor de comunicação da Hyundai Portugal, “a renovação desta parceria, é motivo de orgulho, pelo que reafirma o compromisso da Hyundai na ligação ao Rock in Rio, acreditamos que a mobilidade sustentável é fundamental para o progresso da humanidade”. O responsável avança ainda em comunicado de imprensa que, “estamos muito satisfeitos por renovar a nossa parceria com o Rock in Rio Lisboa, uma ligação que nos permite celebrar a música e a cultura e promover, simultaneamente, uma mensagem importante de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.

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Insparya patrocina Millennium Estoril Open

O grupo empresarial codetido por Cristiano Ronaldo junta-se à lista de patrocinadores oficiais da edição de 2025. Durante o evento a Insparya terá um espaço exclusivo para ativações de marca no recinto

A Insparya é o novo patrocinador oficial do Millennium Estoril Open 2025. O contrato de formalização do apoio foi assinado por João Stilwell Zilhão (na foto, à dir.), sócio-gerente e diretor da empresa Millennium Estoril Open, e Francisco Freitas (à esq.), diretor de marketing e de vendas, além de membro do conselho de administração, do grupo empresarial codetido pelo futebolista Cristiano Ronaldo.

“O Millennium Estoril Open é um palco de elite onde a dedicação, a tecnologia e a confiança são determinantes para a alta performance. Na Insparya, partilhamos estes valores e trabalhamos diariamente para transformar vidas, oferecendo soluções inovadoras em saúde capilar que potenciam o bem-estar e recuperam a autoconfiança dos nossos pacientes”, afirma Francisco Freitas, citado em comunicado de imprensa.

Durante a competição de ténis, que decorre de 26 de abril a 4 de maio no Estoril, a Insparya marca presença com um espaço exclusivo no recinto, onde serão realizadas atividades interativas dedicadas à saúde capilar, incluindo workshops educativos, rastreios capilares personalizados e experimentação de tratamentos capilares inovadores. A intenção é reforçar a proximidade com os espectadores da prova e sensibilizá-los para a importância da saúde capilar.

O torneio, que tem o Millennium bcp como ‘title sponsor’, e a Porsche, o Major Group, a Betclic e a Emirates como ‘senior sponsors’, consolida-se como um dos eventos desportivos de maior prestígio em Portugal.

“A Insparya é uma marca de referência no setor, com um compromisso claro com a qualidade e inovação. A sua presença no Millennium Estoril Open vem enriquecer ainda mais a nossa família de patrocinadores, garantindo uma ligação entre o desporto, o bem-estar e a performance de alto nível”, salienta João Stilwell Zilhão, citado no comunicado.

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João Cajuda é o influenciador de viagens com maior notoriedade

Mais de metade dos portugueses que usam redes sociais conhecem influenciadores de viagens e turismo, revela a nova edição do estudo ‘Turismo e Redes Sociais’, realizado pela Marktest. As mulheres e os utilizadores mais novos são os que mais os acompanham

João Cajuda (na foto) é o influenciador de viagens com maior notoriedade, de acordo com a nova edição do estudo ‘Turismo e Redes Sociais’, produzido pela Marktest. O empresário e ex-ator, que tem 567 mil seguidores no Facebook, 461 mil no Instagram e 36 mil no TikTok, vence no ranking global da análise e nos diferentes segmentos estudados: idade, sexo, região e classe social.

A vice-liderança é ocupada pelo VagaMundos, projeto que Anabela Narciso, consultora de marketing, gestora de desenvolvimento de negócios e produtora de conteúdos, dinamiza em parceria com Alexandre Narciso, formado em economia e marketing. Na terceira posição, surge outra dupla, os Explorerssaurus, de Raquel Janeiro e Miguel Mimoso, criadores de conteúdos e empresários.

Carla Mota e Rui Pinto, autores do perfil Viajar Entre Viagens, ocupam o quarto lugar, à frente de Filipe Morato Gomes, o jornalista e fotógrafo, fundador da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP), que dinamiza o projeto Alma de Viajante.

“Embora estes sejam os cinco nomes mais reconhecidos pelos utilizadores de redes sociais, há algumas diferenças entre géneros e idades. Por exemplo, entre o público feminino, destaca-se o projeto All Aboard Family, de Catarina Almeida e Filipe Almeida, no quinto lugar. E, nos mais jovens, destaca-se João Amorim, com a página Follow The Sun, na quarta posição dos mais reconhecidos”, esclarece a Marktest em comunicado de imprensa.

O reconhecimento de influenciadores de viagens é mais notório entre o universo feminino de utilizadores de redes sociais (60,3%) e faz-se também sentir de forma mais evidente entre o público mais jovem, com 68,3% de reconhecimentos a verificarem-se no escalão etário entre os 25 e os 34 anos.

“Mais de metade dos portugueses que usam redes sociais conhecem influenciadores de viagens e turismo. A mais recente edição do estudo revela que 54,5% dos utilizadores destas plataformas reconheceram, pelo menos, um dos 20 nomes de influenciadores apresentados”, refere ainda o documento.

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PepsiCo entra nas bebidas funcionais com aquisição da Poppi

A nova marca, adquirida por 1,95 mil milhões de dólares (€1,79 mil milhões), permite à PepsiCo capitalizar a categoria de refrigerantes funcionais, que apesar de registar vendas inferiores aos refrigerantes tradicionais, está a crescer a um ritmo mais rápido

A PepsiCo está a posicionar-se no segmento dos refrigerantes funcionais, através da aquisição da marca norte-americana Poppi por 1,95 mil milhões de dólares (€1,79 mil milhões). Com este negócio, a PepsiCo quer capitalizar o rápido crescimento das bebidas funcionais e de bem-estar, categoria de produtos na qual a concorrente direta, The Coca-Cola Company, lança recentemente a marca Simply Pop.

A popularidade dos refrigerantes funcionais e prebióticos é alimentada pelos consumidores mais jovens, que procuram produtos com alegados benefícios para a saúde e o bem-estar, bem como pelas redes sociais e pelo interesse em geral em dietas mais saudáveis. Apesar de os refrigerantes funcionais registarem vendas inferiores aos tradicionais, a categoria está a crescer a um ritmo mais rápido.

“Os consumidores procuram opções convenientes e com sabores que se adaptem aos seus estilos de vida e respondam ao crescente interesse pela saúde e bem-estar. A Poppi é um excelente complemento aos esforços de transformação do nosso portefólio para responder a estas necessidades”, argumenta Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo, em comunicado de imprensa.

Embora tenha ajudado a despertar o interesse pelo movimento dos refrigerantes prebióticos, o marketing da Poppi nos últimos anos tem destacado o sabor, a acessibilidade e a fórmula com baixo teor de açúcar e calorias, em comparação com os refrigerantes normais, afastando-se das alegações que este tipo de marcas se resguarda ao promover a saúde intestinal, o que se pode ver no anúncio da Poppi para o Super Bowl 2025 (abaixo).

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Puma quer conquistar geração Z e lança maior campanha de sempre

A campanha global ‘Go Wild’ (na foto) representa um aumento de 40% nos investimentos de marketing e acompanha o reposicionamento da Puma, apoiado na visão do desporto como autoexpressão, satisfação e ligações sociais. Em Portugal, o planeamento de meios é da Havas Media

Uma nova visão para o desporto, alinhada com as expetativas das gerações mais jovens e enraizada na história da Puma, é o ponto de partida do novo posicionamento da marca, que se materializa na campanha global ‘Go Wild’, da agência criativa Adam&Eve DDB. Esta campanha, a maior da Puma até à data, representa um aumento de 40% nos investimentos de marketing, face a 2024.

A campanha que acompanha o reposicionamento da Puma assinala a renovação do ADN da marca alemã de desporto. “Num mundo em que o desempenho é apenas uma questão de vitória, a Puma destaca-se com uma visão diferente. O ADN renovado da marca ressoa profundamente nas novas gerações, em particular na geração Z, que procura experiências imersivas, interação social e prazer através do desporto”, refere o comunicado.

A ‘Gold Wild’ arranca com o foco na corrida, alinhada com os interesses do público e com o princípio de que a corrida é o melhor desporto para libertar a energia que existe dentro de cada um, para atingir o potencial individual.

A Puma pretende inspirar as pessoas a libertarem a energia através do desporto FOTO DR

“Começámos com a ideia do consumidor de que correr lhe dá uma adrenalina superior a outro desporto. O que significa que, por muito difícil que seja, nunca nos vamos arrepender de correr”, explica Julie Legrand, diretora sénior de estratégia e comunicação de marca global da Puma, citada em comunicado de imprensa.

Lançada a 20 de março, a campanha ‘Go Wild’ é amplificada através de uma estratégia de meios de comunicação global multicanal, que inclui digital, ‘exterior, relações públicas, media social, televisão, retalho e ativações em todo o mundo. Em Portugal, a campanha é digital e focada no YouTube, com planeamento de meios da Havas Media.

Campanha baseada no maior estudo da Puma sobre o consumidor

A ‘Go Wild&’ é desenvolvida com base no maior estudo da Puma sobre o consumidor, “encontrando um espaço claro no mercado, onde o desempenho encontra a alegria, um território inexplorado em que a Puma está posicionada de forma única para o preencher”, refere o comunicado. No novo posicionamento, a Puma apresenta o desporto como uma forma de autoexpressão, de satisfação e de ligações sociais.

Mais do que o foco no desempenho, a Puma pretende inspirar as pessoas a libertarem a energia através do desporto, expandindo a presença global e estabelecendo ligações com propósito com o seu público.

A campanha celebra as pessoas que correm todos os dias, incluindo os principiantes e os que correm com cão FOTO DR

“A Puma sempre incorporou esta visão, desde o punho erguido de Tommie Smith em 1968 até à explosão de alegria de Usain Bolt, em 2008. Acreditamos que a grandeza começa com a coragem de sermos honestos connosco e esta filosofia sempre orientou a Puma, ressoando mais do que nunca junto da geração mais jovem”, defende Richard Teyssier, vice-presidente global de marca e marketing da Puma.

O filme da campanha é uma homenagem às pessoas que correm e desbloqueiam o ‘runner’s high’, conjunto de substâncias químicas que são libertadas durante a atividade física, criando a sensação de felicidade. Em vez de dar o protagonismo a atletas ou celebridades, o anúncio celebra as pessoas que correm todos os dias, incluindo os principiantes, os que correm com cão e os que correm em grupo, por exemplo.

Segundo a Puma, nos pré-testes feitos junto de corredores, países como os Estados Unidos, China e Alemanha classificaram-se entre os mercados com 15% dos anúncios mais eficazes para impulsionar as vendas e com 1% dos anúncios com maior crescimento previsto da quota de mercado a longo prazo, um indicador que está associado à força da marca.

Após o lançamento a 20 de março, a campanha irá manter-se no ar durante 2025 e até 2026, destacando diferentes unidades de negócio relacionadas com o desporto, como o basquetebol e o futebol, e explorando os principais eventos desportivos mundiais. Para reforçar a mensagem ‘Go Wild’, a Puma irá lançar conteúdos que explicam o conceito, através dos embaixadores da marca alemã.

Atualizado às 9h48 com a informação sobre a agência criativa e a agência de meios

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Investimento em marketing de influência em Portugal chega aos €63 milhões

Zara, Prozis, Sephora, Celeiro, SIC e Hyundai figuram entre as marcas mais mencionadas no Instagram em Portugal. Embora o investimento cresça, a média de interações por conteúdo só cresce no segmento dos microinfluenciadores e nos vídeos

O investimento em marketing de influência em Portugal atinge os €63 milhões em 2024, face aos €59,5 milhões de 2023, revela a edição de 2025 do estudo ‘Top Brands – Marketing de Influência’, da Brinfer. O número de conteúdos patrocinados sobe de 247.494, em 2023, para 285.380 em 2024, tendo a análise identificado 37.331 publicações, 34.729 vídeos e 213.321 histórias patrocinadas no Instagram.

Segundo o estudo, 48,6% dos utilizadores das redes sociais pesquisam informações sobre produtos e serviços e 46,3% leem os comentários dos consumidores antes de efetuarem uma compra. Num país onde 58% dos utilizadores seguem figuras públicas nas redes sociais, com 86,6% dos seguidores a fazê-lo através do Instagram, onde fotos, histórias e vídeos são os conteúdos mais apreciados, o apelo das marcas para investir em marketing de influência é grande.

No entanto, embora o investimento aumente, a média de interações por conteúdo só cresce no segmento dos microinfluenciadores (10 mil a 50 mil seguidores), aumentando 9,3% face a 2023. No segmento das celebridades (mais de um milhão), desce 20,2%. No dos megainfluenciadores (500 mil a um milhão), recua 2,05%, enquanto que no dos macroinfluenciadores (50 mil a 500 mil) diminui 9,05%. No dos nanoinfluenciadores (2.500 a 10 mil), desce 7,3%.

“Estamos a viver numa era de ruído constante, onde a economia da atenção está em colapso. Há demasiadas vozes, demasiadas mensagens, demasiados anúncios, demasiadas tentativas de destaque. Nesse cenário, a luta por relevância transformou-se numa batalha árdua e a sensação de fadiga publicitária nunca foi tão real. As audiências estão cansadas de conteúdos excessivamente comerciais, repetitivos e pouco autênticos”, alerta Roberto Carneiro Gomes, CEO da Brinfer, citado no estudo.

Para sobressaírem, 31,2% dos profissionais de marketing apontam a construção de comunidades como uma prioridade. “Essas comunidades verdadeiras, construídas sobre valores partilhados, interesses genuínos e uma comunicação bidirecional, são a chave para o sucesso no marketing de influência, tendo o poder de transformar seguidores em defensores e espectadores em participantes. Esta conexão profunda fortalece a lealdade e cria um espaço onde a influência se transforma em impacto real”, refere Roberto Carneiro Gomes.

Visualizações de vídeos aumentam entre 15,04% e 38,49%

O estudo da Brinfer revela ainda que os conteúdos de vídeo curtos, como Instagram Reels, TikTok e YouTube Shorts, dominam as estratégias de marketing de influência dos anunciantes em 2025, com 58,5% dos que seguem empresas e marcas nas redes sociais a considerarem que até duas publicações por dia é a quantidade ideal para não os cansar. A análise revela, no entanto, que a média diária ronda as 3,3 publicações.

Ao contrário do que sucede na média de interações por conteúdo, que desce em quase todos os segmentos, a média de visualização de vídeos, independentemente da duração, cresce em todos os grupos. No dos microinfluenciadores sobe 38,49%; no dos nanoinfluenciadores aumenta 31,91%; no das celebridades sobe 19,35%; no dos megainfluenciadores cresce 15,11%; e no dos macroinfluenciadores aumenta 15,04%.

Prozis, Zara, SIC, Celeiro e Samsung entre as marcas mais mencionadas

Numa escala de um a dez, os consumidores consideram que 7,2 é o valor médio da importância que seguir marcas ou empresas nas redes sociais tem nas decisões de compra que tomam. Entre os 25.289 perfis analisados, que abrangem 913.777 publicações, cerca de 19,5 milhões de histórias e 558.267 Reels, são contabilizadas 3,89 mil milhões de interações entre utilizadores e marcas, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

Nas análises setoriais, a Zara é a marca de moda mais mencionada pelos influenciadores portugueses (15.382 menções), à frente da Shein (9.731) e da Bershka (6.057). Na beleza, a liderança pertence à Sephora (7.050), seguida pela Kiko Milano (5.278) e Laser Place (4.894). No desporto, o pódio é composto por Prozis (170.333), Prozis Portugal (151.107) e Fitness Up (14.886).

O Celeiro é a marca de retalho alimentar mais mencionada por influenciadores nas redes sociais (6.557), à frente do Continente (5.184) e do Lidl (4.861). No setor da alimentação e bebidas, vence a Pachamama (2.063), seguida pela Red Bull (1.896) e Nespresso (1.823). Nos automóveis, a Hyundai (760) é a marca mais referida, à frente da Toyota (516) e da BMW (545).

Nos eventos, o festival Rock in Rio Lisboa (10.561) regista mais menções de influenciadores. A ModaLisboa (5.124) ocupa a segunda posição e o Nos Alive (2.992) a terceira. Em termos de meios de comunicação social, a SIC (12.896) lidera o número de menções, à frente da TVI (11.205) e da Sport TV (8.628). Em termos de personalidades, a apresentadora Cristina Ferreira (3.359) é a figura pública mais referida, seguida do chef Olivier da Costa (1.754) e da influenciadora Helena Coelho (1.517).

No setor tecnológico, a Samsung (2.589) vence, sendo a segunda posição ocupada pela Canon (2.370). A Fujifilm (2.362) surge no terceiro lugar. “Num mundo saturado pela fadiga publicitária e por uma atenção cada vez mais fragmentada, os consumidores de hoje são muito sensíveis a táticas de venda agressiva e preferem marcas que acrescentem valor através de interações significativas, em vez de promoções constantes”, sublinha Roberto Carneiro Gomes.

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Oceana Basílio e Ricardo de Sá protagonizam campanha da UAL

Com criatividade da Laranja Mecânica, a campanha com Oceana Basílio e Ricardo de Sá (na foto) recorre à IA e à modelação 3D, para dar vida a figuras históricas como Luís de Camões e Dona Catarina de Bragança

Oceana Basílio e Ricardo de Sá, atores e alunos da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), assumem o papel de embaixadores da marca e protagonizam a nova campanha publicitária ‘Faz a tua história na Autónoma’, divulgada em cerca de 1500 ‘mupis’ em Lisboa, ‘spots’ de rádio e de televisão, cinema e redes sociais.

A campanha, da agência criativa Laranja Mecânica, recorre a ferramentas de inteligência artificial e modelação 3D para dar vida a figuras históricas como Luís de Camões, patrono da Universidade, e Dona Catarina de Bragança, antiga residente do Palácio dos Condes do Redondo, atual sede da UAL.

A mensagem da campanha publicitária para o ano letivo 2025/2026 dirige-se aos estudantes que ingressem após terem concluído o 12º ano, ou no regime pós-laboral, para maiores de 23 anos. Ambos os acessos serão premiados com a redução de 40% nas propinas, no primeiro ano de licenciatura.

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DCE cria e produz reunião de quadros do Millennium bcp

A agência é responsável pela criatividade e coprodução do evento (na foto) no Pavilhão Carlos Lopes, com cerca de 1600 convidados, tendo assegurado os vários aspetos da coordenação, desenvolvimento e operação logística

A DCE Loving Brands é a responsável pela criatividade e coprodução da Reunião de Quadros 2025 do Millennium bcp, a 15 de março no Pavilhão Carlos Lopes, com cerca de 1600 convidados, tendo assegurado os vários aspetos da coordenação, desenvolvimento e operação logística do evento.

A agência usou o tema ‘Valorizar’ como inspiração para a criação dos vários momentos. O projeto, que contou com o desenvolvimento de uma ‘app’ personalizada, lançada algumas semanas antes, incluiu ainda acreditação digital, decoração do espaço e todos os aspetos logísticos.

“Para superar o desafio de apresentar os conteúdos de uma forma inovadora e de fácil apreensão, foram criados filmes de animação a focar o melhor de 2024 e desenvolvida uma agenda inspiradora, onde se destacou a emissão em direto de um Podcast com o CEO do Millennium, Miguel Maya, e a Professora Luísa Lopes, neurocientista portuguesa que se dedica a estudar como o cérebro evolui e qual o impacto do stress no nosso dia a dia, e ainda uma mesa-redonda com a Comissão Executiva do banco, moderada pela jornalista Helena Garrido”, recorda a DCE Loving Brands, em comunicado de imprensa.

Um dos pontos altos foi a apresentação de um bailado, da Quorum Dance Company, que começou nos ecrãs, em vídeo, e ‘saltou’ para o palco, onde foi feita uma combinação de ‘ledwall’ transparente e opaco, num total de 446 m2.

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Bad Bunny é o rosto da campanha de primavera da Calvin Klein

Fotografada por Mario Sorrenti, a campanha está a ser divulgada nas redes sociais e nos media, com um vídeo que mostra Bad Bunny (na foto) com os novos modelos de roupa interior a dançar ao som da canção ‘EeO’

Bad Bunny, rapper porto-riquenho que soma 47,5 milhões de seguidores no Instagram, é o rosto da campanha de primavera da Calvin Klein. Em paralelo com a produção fotográfica de Mario Sorrenti, a nova coleção de roupa interior masculina da marca está a ser divulgada, nas redes sociais e nos media, com um vídeo que mostra o artista a dançar ao som de uma das suas músicas, ‘EeO’.

“Há muito que esta campanha estava a ser preparada. É muito gratificante vê-la agora a ganhar vida. Ter sido fotografada e filmada em Porto Rico, onde nasci, torna-a ainda mais especial e genuína”, salienta Bad Bunny, citado em comunicado de imprensa.

Além do site, as imagens da produção fotográfica vão também ser exibidas nas lojas da marca, a nível mundial. “Esta campanha é icónica em todos os aspetos”, refere a Calvin Klein no comunicado. Jeremy Allen White, Justin Bieber, Jeremy Pope, Shawn Mendes e Mark Wahlberg são outras das celebridades que já deram a cara pela marca, em campanhas anteriores.

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Skinny recorre à IA e transforma cliente em embaixadora digital

“É um gesto ousado, mas também inteligente, permitindo-nos fazer anúncios criativos e divertidos de forma mais económica”, salienta Matt Bain, diretor de marketing e de dados da operadora móvel neozelandesa de baixo custo

Liz Wright (na foto), cliente da Skinny, é a nova embaixadora desta operadora móvel neozelandesa de baixo custo e vai protagonizar as campanhas da marca até 2027. Recorrendo à inteligência artificial (IA), a Skinny opta por criar uma versão digital de uma das suas clientes, para representar e promover a marca.

“Faremos qualquer coisa para manter os preços baixos e os clientes felizes. Estamos sempre em busca de formas inteligentes de poupar dinheiro aos clientes. Em vez de pagar por um embaixador de marca famoso e caro, decidimos usar a IA para clonar digitalmente um dos nossos clientes mais felizes e usar a sua aparência para criar a mais recente embaixadora digital”, explica a Skinny no website da marca.

Além da imagem, a engenheira de telecomunicações residente na região de Bay of Islands também dá a voz à Skinny, tendo sido selecionada entre 300 candidatos da Nova Zelândia. “Não estamos a substituir pessoas por clones de IA, porque Liz Wright está a trabalhar diretamente com a nossa equipa”, garante Matt Bain, diretor de marketing e de dados da Skinny, citado no Stuff.

“A nossa estratégia é ter preços baixos e clientes satisfeitos. Criar um clone de IA de um dos nossos consumidores fez todo o sentido. É um gesto ousado, mas também inteligente, permitindo-nos fazer anúncios criativos e divertidos de forma mais económica”, explica Matt Bain. Em paralelo com a voz e expressão de Liz Wright, a tecnologia utilizada pela Skinny captou a personalidade da neozelandesa de 64 anos.

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Ana Relvão chega a Munique em 2011 e funda o estúdio Relvãokellermann, em 2014, com Gerhardt Kellermann. Fotos Gerhardt Kellerman
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“Um produto relevante deve oferecer uma experiência ao utilizador que o distinga”

Gumpo (mobiliário de escritório), J*GAST (cozinhas), Samsung (equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos) e Ligre (pequenos eletrodomésticos) são algumas das marcas que Ana Relvão (na foto) trabalha no estúdio de design que detém em Munique, revela ao M&P na rubrica De Portugal Para o Mundo

Catarina Nunes

O mercado alemão encontra-se numa fase de transformação, que reflete o que se passa no resto do mundo. “Um consumo mais consciente, maior interesse em sustentabilidade, incluindo estratégias de economia circular e uma procura crescente por produtos de alta qualidade e durabilidade”, explica Ana Relvão, designer industrial que trabalha em Munique desde 2011.

A sócia fundadora do estúdio Relvãokellermann estuda na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, mas a inquietação de querer perceber além do que tinha como garantido leva-a até à Alemanha. No percurso soma passagens pelos estúdios de Miguel Vieira Baptista, Stefan Diez e Designaffairs, até fundar com o fotógrafo e designer industrial Gerhardt Kellermann um estúdio que atua nas áreas de design industrial, direção de arte e consultoria.

Soma prémios como iF Design Awards e iF Gold Awards, German Design Awards e German Design Award Gold, Monocle Design Award, IDEA Award Bronze, Red Dot Award, bem como os Stylepark Selected Awards e o Kitchen Innovation Award. Aquilo em que acredita é que “um produto relevante deve oferecer uma experiência ao utilizador que o distinga dos restantes”.

Equipamentos eletrónicos e mobiliário são as áreas dos projetos mais recentes, com destaque para a Samsung Electronics, com a qual colabora desde 2018

Trabalhar fora de Portugal era uma ambição ou qual foi a circunstância que determinou a saída?

Olhando para trás, diria que é sobretudo a curiosidade o que me leva para fora de Portugal, uma inquietação que me empurra para o desconhecido e para perceber além do que tinha como garantido.

Havia um programa de bolsas para um estágio profissional, em qualquer parte do mundo. Depois de enviar, sem sucesso, inúmeras candidaturas para Nova Iorque – como que num ato de desespero -, decidi remeter o meu portefólio para os três estúdios de design que mais admiravam na Europa. Em menos de oito horas, chega-me uma proposta para uma entrevista em Munique. Correu bem, e parti.

Onde é que trabalhava e em quê, antes de mudar de país?

Estudei nas Belas-Artes, em Lisboa, e tive a oportunidade de estagiar e colaborar com o Miguel Vieira Baptista, que continua a ser um dos meus designers favoritos a nível mundial.

Paralelamente, iniciei um percurso independente e fundei, com o designer Ricardo Roque, a Oficina Design Studio. Os nossos projetos giravam em torno de pequenas edições de mobiliário e do design social.

Quais são as diferenças entre trabalhar em Lisboa e em Munique?

Quando cheguei a Munique, em 2011, encontro algo que procurava: rigor. Rigor no desenho e nas relações profissionais. O design era abordado de uma forma mais profissional do que em Portugal. Encontro também várias pessoas com as quais me identifiquei intelectualmente.

Hoje em dia, não digo que isto ainda seja verdade, falta-me o contacto profissional com Portugal para afirmar com certeza. O que sei é que Munique tem mantido um foco forte no design industrial, mas há já alguns anos que oiço falar de Lisboa como uma cidade onde as grandes marcas olham com interesse, onde há um movimento crescente.

Qual é o projeto mais recente que tem entre mãos?

Os nossos projetos são, por norma, confidenciais. Neste momento temos vários em curso, mas não os podemos revelar. São sobretudo nas áreas de equipamentos eletrónicos e mobiliário. O último projeto foi para a Samsung Electronics, com quem colaboramos desde 2018.

Quais são as marcas e empresas com as quais trabalha e como chega a elas?

No estúdio, acreditamos que ‘bom trabalho traz trabalho de volta’ e todo o nosso percurso tem sido assim: as marcas veem o nosso trabalho e entram em contacto com propostas de projeto.

Algumas das marcas com as quais mais colaboramos neste momento são a Gumpo, em mobiliário de escritório, a J*GAST em cozinhas, a Samsung em equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, e a Ligre em pequenos eletrodomésticos.

Trabalha alguma marca ou empresa portuguesa?

Infelizmente, neste momento não temos nenhuma parceria ativa com marcas portuguesas.

Quais são as mais-valias e os obstáculos que o ser portuguesa tem no seu trabalho?

A mais-valia mais evidente está na língua: os portugueses têm uma facilidade notável em compreender outras línguas, sobretudo espanhol e italiano.

O português, por outro lado, dificultou-me a aprendizagem do alemão, pois são idiomas estruturalmente incompatíveis, tanto em lógica como em sonoridade. Curiosamente, o bavierense aproxima-se mais do português nos sons, o que me fez absorver expressões locais com muita naturalidade. Isso facilitou a minha integração com empresas da região, mas também me criou tiques linguísticos, que ainda hoje não consegui eliminar do meu alemão.

“Não gosto de fazer planos a longo termo, o futuro tem o hábito de contrariar as certezas”

Quais são as particularidades do design industrial na Alemanha?

Quando cá cheguei existiam 11 mil designers, só em Munique. A competição existe a um número e nível muito mais elevado do que em Portugal. Mas se um designer encontra maneira de se destacar pelo seu trabalho, existem muito mais meios interessados em comunicá-lo e torná-lo visível para o resto do mundo. Sei que em Portugal se faz muito bom design, mas existe o problema da comunicação cá para fora.

Qual é o momento que o mercado alemão atravessa em termos de consumo, inovação de produto e design?

O mercado alemão encontra-se numa fase de transformação, que reflete o que se passa no resto do mundo: um consumo mais consciente, maior interesse em sustentabilidade, incluindo estratégias de economia circular e uma procura crescente por produtos de alta qualidade e durabilidade.

Quando estudei design tive uma ótima professora em sustentabilidade, a Ana Thudichum Vasconcelos, que me ensinou desde cedo que um produto que não fosse projetado considerando o seu impacto sustentável, não seria um bom produto.

Desde sempre tentei encontrar as formas mais corretas, de acordo com cada paradigma. Felizmente, mais marcas e designers desenvolvem produtos nesse sentido; infelizmente, ainda muito acontece só a nível de ‘green washing’.

Qual é a experiência profissional mais marcante que teve na Alemanha, pela negativa e pela positiva?

A experiência que mais me marcou pela negativa foi um projeto em que senti que não me alinhava com o pensamento da equipa. Acredito que um produto relevante deve oferecer uma experiência ao utilizador que o distinga dos restantes. No entanto, a equipa com que trabalhava na altura apostava tudo no ‘storytelling’. O resultado final baseou-se nessa abordagem e, ainda hoje, considero que foi o pior projeto em que estive envolvida.

Pela positiva, são demasiadas experiências para escolher uma só. Mas destaco o momento em que recebemos dois prémios de ouro (e meio) nos iF Design Awards, um dos prémios de design mais relevante a nível mundial: um pela máquina de café Youn que desenhámos para a Ligre, outro pelo equipamento de mobiliário Pony, para a Gumpo, e o ‘meio’ por um produto da linha de eletrodomésticos de cozinha Infinite Line, da Samsung, onde fomos responsáveis pelo forno, sendo que os designers internos fizeram os restantes produtos da linha. Nesse ano, apenas a Apple nos ultrapassou, levando três prémios de ouro para casa.

Em termos profissionais, do que é que tem mais saudades em relação a Portugal?

Em Portugal, o ritmo de desenvolvimento de um projeto é mais lento, e isso não é necessariamente uma coisa má. Por vezes, as ideias precisam de tempo para amadurecer e tempo é algo que tenho dificuldade em encontrar em Munique.

Pensa regressar a Portugal e porquê?

Não é algo que exclua, mas também não é algo que planeie. Não gosto de fazer planos a longo termo, o futuro tem o hábito de contrariar as certezas, e prefiro deixar que seja o caminho a dizer para onde devo ir.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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