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Costas Markides orador e com aula no QSP SUMMIT 2024

Costas Markides, autor e professor na London Business School, com especialização em Estratégia Empresarial e Inovação,  é um dos oradores  na 17ª edição do QSP SUMMIT,  de 2 a 4 […]

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Costas Markides orador e com aula no QSP SUMMIT 2024

Costas Markides, autor e professor na London Business School, com especialização em Estratégia Empresarial e Inovação,  é um dos oradores  na 17ª edição do QSP SUMMIT,  de 2 a 4 […]

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Costas Markides, autor e professor na London Business School, com especialização em Estratégia Empresarial e Inovação,  é um dos oradores  na 17ª edição do QSP SUMMIT,  de 2 a 4 de julho, e vai conduzir uma masterclass, nos dias 1 e 2 de julho de 2024 no Porto Palácio Hotel, destinada a 80 executivos de topo interessados em aprimorar o seu conhecimento estratégico.

Entre os conteúdos abordados na masterclass, destacam-se as estratégias adaptadas ao contexto VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) do mundo atual, implementação de estruturas que fomentam uma cultura de inovação contínua e técnicas para recrutar, motivar e reter talentos integrados na cultura da empresa, refere a organização em comunicado. Esta masterclass precede à participação de Costas Markides no QSP SUMMIT, onde vai explorar o tema central do evento, ‘Rethinking Organizations’, como um dos oradores no palco principal, no dia 4 de julho.

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Com mais de 20 anos de investigação, Costas Markides é uma referência no empreendedorismo empresarial, estratégia e inovação disruptiva. “Na masterclass proporcionará insights valiosos e acesso a estratégias de ponta. Através de discussões interativas, case studies e exercícios práticos, esta masterclass promete ser uma jornada imersiva, entre teoria e sabedoria prática, adaptada às necessidades únicas dos participantes”,  refere a organização em comunicado.

O QSP SUMMIT é uma das maiores conferências mundiais para gestores e profissionais de gestão e marketing. Este ano, o evento, que pretende atrair mais de 3.500 participantes, conta com cerca de 90 oradores nacionais e internacionais, distribuídos por sete palcos, bem como uma área de exposição que apresentará mais de 130 marcas de diversos setores industriais, avança a organização.

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Loba funde-se com a Bondhabits e reforça posição em projetos culturais

“Esta aquisição é um passo importante na consolidação da nossa influência em setores estratégicos, especialmente por se tratar de uma empresa com elevado reconhecimento criativo e digital”, salienta João Gaspar, coCEO da agência Loba

A agência Loba está a anunciar a aquisição por fusão da Bondhabits, agência do Porto que se dedica ao marketing digital e desenvolvimento de websites e aplicações, com os principais clientes na área de projetos culturais, como a Fundação de Serralves, a Câmara Municipal do Porto e o festival Nos Alive, por exemplo.

“Com esta operação enriquecemos o nosso portefólio e fortalecemos a posição no setor cultural, integrando um enorme ativo de ‘web developers’ muito experientes”, refere o coCEO da Loba, Adelino Silva, citado em comunicado de imprensa. O também coCEO da Loba, João Gaspar, salienta que “esta aquisição é um passo importante na consolidação da nossa influência em setores estratégicos, especialmente por se tratar de uma empresa com elevado reconhecimento criativo e digital”.

Esta é a primeira aquisição em 2025 da Loba, agência de ‘branding’, marketing digital, comunicação, comércio eletrónico, plataformas de relacionamento e experiência de cliente, que permite a ampliação da oferta de serviços da Loba em territórios específicos como o lazer, a cultura e a indústria do entretenimento.

Para Rui Mascarenhas, diretor executivo de marketing da Bondhabits, “a integração permite-nos preservar a nossa personalidade, conectada sobretudo com os meios cultural e artístico, enquanto ampliamos a capacidade de oferecer soluções mais completas e suporte adicional. Estamos muito entusiasmados com as novas possibilidades que esta fusão nos proporciona”.

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L’Oréal tem nova diretora executiva de digital e marketing

“Espero contribuir para esta transformação digital e continuar a fortalecer o vínculo entre as nossas marcas e os consumidores, criando experiências relevantes e inovadoras”, diz Kim Dirckx (na foto), a nova ‘chief digital & marketing officer’ (CDMO) da L’Oreál em Portugal e Espanha

Kim Dirckx assume a direção executiva de digital e marketing da L’Oréal no cluster ibérico, trazendo uma experiência global em inovação e desenvolvimento de marcas.

“Estou entusiasmada por me juntar à equipa em Espanha e Portugal, um mercado dinâmico e cheio de oportunidades. No grupo L’Oréal, demonstramos a nossa capacidade de nos adaptarmos com agilidade a novas linguagens e preocupações dos públicos, estabelecendo conexões mais autênticas e significativas. Lideramos a conversa no meio social, onde as nossas marcas estão presentes em uma em cada duas conversas sobre beleza. Espero contribuir para esta transformação digital e continuar a fortalecer o vínculo entre as nossas marcas e os consumidores, criando experiências relevantes e inovadoras”, diz Kim Dirckx , citada em comunicado de imprensa.

De origem belga, a nova ‘chief digital & marketing officer’ (CDMO) da L’Oreál em Portugal e Espanha desenvolve a carreira em indústrias como consultoria, automóvel e publicidade. A trajetória na L’Oréal leva-a a desempenhar funções estratégicas no México, nos Estados Unidos e em França, ocupando cargos de CDMO para a América Latina e na divisão de produtos de grande consumo, além de liderar as áreas de sustentabilidade, alianças e inovação na equipa de Asmita Dubey, ‘chief digital & marketing officer’ do L’Oréal Groupe.

“Kim Dirckx destaca-se pelo profundo conhecimento do ambiente digital, pela capacidade de liderar equipas e pela capacidade de promover projetos inovadores. Estas qualidades fazem dela a escolha ideal para liderar as iniciativas de marketing e digitalização do grupo L’Oréal em Espanha e Portugal”, salienta a multinacional francesa de cosmética, em comunicado.

A  nova diretora executiva de digital e marketing da L’Oréal em Portugal e Espanha substitui no cargo Esther García, que assume nos Estados Unidos a direção geral da CeraVe.

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Starfoods junta Bifanas de Vendas Novas e Ti Catarina ao portefólio

A integração das novas marcas ocorre na sequência da venda da Starfoods à Guerreiro Guerra SGPS e à Oxy Capital. “Esta junção é uma oportunidade para aliar a tradição e a diversidade, criando sinergias entre as diferentes marcas do grupo”, diz Rui Guerreiro Guerra, novo dono do grupo nacional de restauração

O grupo Starfoods, que detém as marcas Loja das Sopas, Selfish, Companhia e Basílico, vai juntar ao portefólio as marcas Bifanas de Vendas Novas e Ti Catarina, especializada em cozinha alentejana. A integração das novas marcas ocorre na sequência da conclusão do processo de venda do grupo nacional de restauração à Guerreiro Guerra SGPS e à Oxy Capital.

“Esta junção representa uma oportunidade excelente para aliar a tradição e a diversidade, criando sinergias entre as diferentes marcas do grupo. Acreditamos que o futuro será marcado por um crescimento positivo do número de lojas, especialmente no que se refere ao modelo de franchising. A modernização da aplicação da Starfoods será também uma grande prioridade desta nova fase, assim como potenciar oportunidades de desenvolvimento para todos os nossos colaboradores e equipas”, diz Rui Guerreiro Guerra, proprietário das Bifanas de Vendas Novas e novo dono e presidente do conselho de administração do grupo Starfoods, citado em comunicado de imprensa.

O objetivo é dar continuidade ao crescimento sustentado do grupo e aumentar o número de lojas através de aberturas próprias e franchisadas, iniciando uma nova era sob a liderança de Rui Guerreiro Guerra, que inclui um processo de ‘rebranding’ e um plano estratégico de consolidação e de reforço da presença no mercado da restauração.

“Pretende-se aumentar o número de lojas através de aberturas próprias e franchisadas. Paralelamente, é do interesse da Starfoods adquirir e integrar novas marcas ao seu leque, agora com dois novos conceitos, ampliando assim as opções oferecidas aos consumidores”, refere a Starfoods, em nota de imprensa.

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Pedro Sottomayor é o novo diretor criativo da Adico

O objetivo de Pedro Sottomayor (na foto) é continuar a reforçar a identidade da marca fundada em 1920, que tem como produto mais icónico a cadeira Portuguesa, popularizada nas esplanadas nacionais

Pedro Sottomayor assume a direção criativa da Adico, fabricante nacional de mobiliário metálico. O objetivo é continuar a reforçar a identidade da marca fundada em 1920, que tem como produto mais icónico a cadeira Portuguesa, popularizada nas esplanadas nacionais.

“É uma grande honra e responsabilidade integrar uma marca como a Adico, com uma carga histórica tão importante a manter mas explorando novos caminhos. O objetivo já estava definido e será manter a Adico por outros cem anos, e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais como a Adico sabe bem fazer”, refere Pedro Sottomayor, citado em comunicado de imprensa.

Natural do Porto, Pedro Sottomayor tem-se destacado no desenvolvimento de projetos inovadores e funcionais. Com formação em design e uma carreira internacional, trabalha com diversas marcas de renome antes de fundar a MOR design. Na abordagem ao design, o novo diretor criativo da Adico combina tradição e modernidade, promovendo a valorização da produção nacional e o uso sustentável dos materiais.

Ao longo da carreira, acumula um portefólio com projetos como a Mèzë, marca e linha de produtos desenvolvidas do zero, e a cadeira Adagio para a Casa da Música, produzida pela Nautilus, em resultado de uma pesquisa intensiva para encontrar um material que garantisse o máximo desempenho acústico, absorvendo o som.

Pedro Sottomayor tem um dos primeiros contactos com a Adico durante a adolescência, quando vende cadeiras da marca numa loja de decoração no Porto, no final dos anos 1980. Em 2016, a ligação reforça-se ao vencer o concurso da Câmara Municipal de Lisboa e do MUDE – Museu do Design, para projetar o novo ‘layout’, regulamento e mobiliário das esplanadas do centro da capital. Desenha algumas das novas peças produzidas pela Adico, nomeadamente os modelos Maria e Manuel, e é o responsável por coordenar o processo.

“A escolha de Pedro Sottomayor como diretor criativo foi um passo natural. A sua experiência e conhecimento do setor, aliados à sua sensibilidade para o design e inovação, fazem dele a pessoa ideal para liderar o departamento criativo da Adico. Além disso, a sua longa relação com a marca demonstra uma compreensão profunda do nosso ADN e do caminho que queremos continuar a trilhar. Estamos muito entusiasmados por tê-lo na equipa e confiantes de que a sua visão contribuirá para fortalecer ainda mais a nossa posição no mercado”, argumenta Miguel Carvalho, administrador da Adico, citado no comunicado.

 

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Solverde.pt renova patrocínio à seleção portuguesa de voleibol feminino

“A marca continuará presente em todas as camisolas das jogadoras da seleção portuguesa de voleibol (na foto), incluindo na Golden League de Voleibol, onde se estreiam este ano, e nos jogos de apuramento para o Campeonato da Europa 2026”, revela a Solverde.pt

A Solverde.pt acaba de renovar o vínculo como patrocinador principal da seleção portuguesa de voleibol feminino. O novo acordo assinado com a Federação Portuguesa de Voleibol tem a duração de um ano, estendendo-se até 31 de dezembro de 2025.

“A renovação deste patrocínio reforça o nosso apoio contínuo ao desporto em Portugal, particularmente ao voleibol feminino, que tem vindo a crescer e a alcançar novas metas. Depois da extraordinária conquista da Silver League, queremos continuar este compromisso, num ano em que se abrem portas a novos desafios para o voleibol nacional”, salienta Manuel Violas, administrador da Solverde.pt, citado em comunicado de imprensa.

Após a conquista da Silver League de Voleibol, em 2024, a seleção nacional de voleibol feminino garante, pela primeira vez, a participação na Golden League de Voleibol, permitindo à Solverde.pt, que patrocina a equipa desde outubro de 2023, continuar a marcar presença nas camisolas das jogadoras da equipa sénior e nos materiais oficiais dos jogos da seleção disputados em território nacional.

“O voleibol feminino português atingiu um novo patamar com a qualificação para a Golden League. Este apoio contínuo da Solverde.pt é importante para consolidar o desenvolvimento da modalidade e dar visibilidade ao esforço das nossas jogadoras”, sublinha Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, citado no documento.

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Paez nomeia novo diretor executivo, abre duas lojas e aposta em Espanha

Diogo Vieira Borges (na foto) regressa à marca de alpargatas fabricadas na Argentina e com sede em Portugal, estando previsto o aumento da equipa de direção nas áreas de operações, lojas e comércio eletrónico, no primeiro trimestre de 2025

Diogo Vieira Borges é o novo diretor executivo da Paez, regressando à marca de alpargatas fabricadas na Argentina e com sede em Portugal desde 2019, onde já tinha ocupado o cargo de diretor comercial e de marketing, durante seis anos.

Com um percurso nos setores de marketing, publicidade e imobiliário, entre 2013 e 2019, Diogo Vieira Borges está de volta para liderar a marca, a equipa, a relação com cerca de 200 pontos de venda, acelerar a área B2B – incluindo chegar a mais mercados – e consolidar o negócio no mercado nacional e em Espanha, com o objetivo de vender cem mil pares de Paez em 2025, avança a marca em comunicado de imprensa.

“Regressar a esta marca, que foi a minha casa durante seis anos, não é bem uma continuidade é um recomeço, pois nos últimos anos o paradigma dos negócios, nomeadamente de moda e consumo, mudou radicalmente. A própria marca viveu uma grande transformação. Quando entrei na Paez, o foco era monoproduto, nas alpargatas que fizeram renascer a categoria e a moda, nomeadamente em Portugal. Regresso a uma marca mais plural e transversal em termos de produto, categorias e coleções, para todos os momentos e estações do ano”, refere Diogo Vieira Borges, citado em comunicado de imprensa.

Formado em marketing e publicidade no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), o diretor executivo da Paez faz um percurso em que ocupa posições-chave na liderança de equipas de marketing e vendas, passando por grandes e médias agências criativas como a FCB, Havas, Terra Design e o grupo Ativism. Tem também experiência em empresas no setor imobiliário, como a JLL e a Norfin. Na área de moda e experiências de luxo, passa ainda pela Lohad.

Em 2025, a Paez prevê inaugurar duas ‘flagship stores’, que se juntam às de Lisboa (Campo de Ourique), Porto (Passeio dos Clérigos) e El Corte Inglés Lisboa. A zona de Alvalade e o Strada Outlet são as localizações estratégicas, mas o plano é apostar em mais localizações para ‘pop-up stores’ e novos pontos de vendas, nomeadamente em Espanha, que representa 25% das vendas (Portugal representa 65%).

A base da operação da Paez conta ainda com Carolina Jarnac, como diretora criativa e designer de produto, e Luís Gaivão na direção de marketing e comunicação, estando previsto o aumento da equipa de direção, no primeiro trimestre de 2025, nas áreas de operações, lojas e comércio eletrónico.

 

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Jéssica Lourenço promovida a diretora de marketing da Sekurit Service e da Glassdrive

Na empresa há quatro anos, a até agora coordenadora de comunicação externa e corporativa da Saint-Gobain Solutions assume novas funções. “O profundo conhecimento da empresa e da sua dinâmica no mercado são essenciais para este novo desafio”, refere Jéssica Lourenço (na foto)

Jéssica Lourenço é a nova diretora de marketing e desenvolvimento de novos negócios da Saint-Gobain Sekurit Service Portugal e da Glassdrive Portugal, acumulando a direção de marketing de ambas as marcas. Na empresa há quatro anos, a até agora coordenadora de comunicação externa e corporativa da Saint-Gobain Solutions tem como missão de reforçar o negócio das duas marcas no mercado nacional.

“O profundo conhecimento da empresa e da sua dinâmica no mercado são essenciais para este novo desafio, que abraço com total dedicação e sentido de responsabilidade. O objetivo desta nova etapa é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, fortalecendo ainda mais a cultura Saint-Gobain na Glassdrive”, afirma Jéssica Lourenço, citada em comunicado de imprensa.

Licenciada em marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e pós-graduada em marketing digital pela Aveiro Digital School, Jéssica Lourenço desempenha, ao longo da vida profissional, funções na indústria do retalho, passando pela empresa E.Leclerc Portugal, onde desempenha várias funções na área do marketing.

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Cristina Ferreira pode perder marca Pipy

Pedro Simões Dias, advogado de proteção de direitos de marcas, diz ao M&P que para a apresentadora manter a comercialização da Pipy terá de “adicionar ou alterar os elementos que compõem a marca”, de forma a que não se confunda com a Pippi

Apesar de Cristina Ferreira considerar que não precisa de registar a marca Pipy, por alegar que é um produto comercializado pela marca Gira e não uma marca por si só, a lei não está do lado da apresentadora. Pedro Simões Dias, advogado de proteção de direitos de marcas, explica ao M&P que “a ideia de que a marca é uma coisa e o produto é outra, e que podem ter nomes diferentes sem o produto ser registado e sem que isso afete outra marca já registada, não é verdadeira”. 

A dúvida sobre o registo da marca da bruma íntima de Cristina Ferreira surge após notícias na semana passada que revelam que a apresentadora não tem a marca Pipy registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e que pode ser impossibilitada de o vir a fazer, por haver uma marca sueca registada na União Europeia – a Pippi – com uma fonética semelhante.

Pedro Simões Dias argumenta que, “se houver um registo de uma marca muito próxima da Pipy em que se considere que a marca da Cristina Ferreira possa ser confundível com a marca registada, do ponto de vista gráfico ou fonético, a mesma não pode registar a marca”.

Cristina Ferreira, por seu lado, defende que “a marca registada é a Gira. É essa a minha marca, uma marca que alberga um projeto e produtos como a Pipy”, argumenta a apresentadora da TVI, em declarações ao M&P.

Questionado sobre se a marca pode ser comercializada mesmo que não esteja registada, Pedro Simões Dias diz que “qualquer pessoa ou entidade pode comercializar um produto ou serviço sem registar uma marca” e que esse registo “não implica a existência de tal produto ou serviço”.

“Caso esse produto ou serviço não esteja registado, a implicação legal é que essa entidade não tem direitos sobre o elemento que já está registado”, salienta Pedro Simões Dias, ressalvando que “qualquer pessoa que tenha feito esse registo pode opor-se a que outras pessoas possam, no futuro, utilizar e comercializar outra marca ou nome que seja confundível com a que está registada”.

Caso Cristina Ferreira não consiga registar a marca, Pedro Simões Dias refere que a única alternativa para a apresentadora não correr o risco de perder a comercialização da Pipy será “adicionar ou alterar os elementos que compõem a marca, seja a nível gráfico ou visual, seja a nível fonético, de forma a que não se confunda com a marca já registada”, e que, “em último caso, terá de abandonar o nome existente e apresentar o produto com outra marca”.

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Publicidade na Amazon cresce 18%, mas só representa 9% da faturação total

Faturação total sobe 11% em 2024, mas estimativas para o primeiro trimestre de 2025 são abaixo das expetativas. As ações da Amazon caem até cerca de 7% , após a divulgação dos resultados do quarto trimestre. €100 mil milhões é o investimento em IA em 2025

Em 2024, a Amazon aumenta as receitas totais de faturação em 11%, para 638 mil milhões de dólares (€617,3 mil milhões), face ao período homólogo. Nos últimos três meses de 2024, que incluem as compras na época de Natal e de fim de ano, a empresa de comércio eletrónico aumenta a faturação em 10%, para 187,8 mil milhões de dólares (€180,9 mil milhões).

Em termos de receitas de faturação publicitária, a Amazon sobe 18% no quarto trimestre de 2024, para 17,2 mil milhões de dólares (€16,6 mil milhões). Estas receitas contribuem para cerca de 9% da faturação total da empresa nos últimos três meses do ano, a mesma percentagem registada no trimestre anterior.

Contudo, no primeiro trimestre de 2025, a Amazon projeta vendas entre 151 mil milhões (€146,2 mil milhões) e 155,5 mil milhões de dólares (€150,5 mil milhões), abaixo das expetativas de Wall Street de 158,5 mil milhões de dólares (€153,4 mil milhões), numa altura em que o negócio de comércio eletrónico da empresa enfrenta a concorrência de plataformas como a Temu e a Shein. As ações da Amazon caem até cerca de 7% , após a publicação do relatório dos resultados do quarto trimestre.

Andy Jassy, CEO da Amazon, revela que em 2025 a empresa vai investir cerca de 100 mil milhões de dólares (€96,8 mil milhões) em inteligência artificial (IA), seguindo a tendência de outras empresas tecnológicas, como a Alphabet, a Microsoft e a Meta, que estão a competir entre si para dominar esta indústria.

A maior parte do investimento será destinada à Amazon Web Services, que gere centros de dados e oferece aos clientes ferramentas de software. No entanto, este setor está a ser afetado por restrições na aquisição de componentes, como placas-mãe, e no cumprimento das necessidades energéticas de produtos de IA, intensivos em recursos. Tal como a Amazon, a Alphabet e a Microsoft, apresentam resultados dececionantes nas atividades de computação na ‘nuvem’, no quarto trimestre de 2024.

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Jose Luis Ramallo é o novo diretor comercial da Beiersdorf Portugal

“O compromisso é continuar a contribuir para o crescimento sustentável da companhia, reforçando a proximidade com os nossos clientes e consumidores e explorando novas oportunidades de crescimento”, alega Jose Luis Ramallo (na foto)

Jose Luis Ramallo é o novo diretor comercial da Beiersdorf Portugal, detentora das marcas Nivea, Eucerin, Hansaplast e Labello. A transição acontece depois de oito anos na Beiersdorf España, onde é gestor de vendas, marketing de consumo e excelência operacional, função que nos últimos dois anos acumula para o mercado ibérico.

“O compromisso é continuar a contribuir para o crescimento sustentável da companhia, reforçando a proximidade com os nossos clientes e consumidores e explorando novas oportunidades de crescimento que possam fortalecer ainda mais a nossa posição no mercado enquanto a melhor empresa de ‘skincare’ em Portugal”, afirma Jose Luis Ramallo, citado em comunicado de imprensa.

Com cerca de 20 anos de experiência no setor de grande consumo, da saúde e da beleza, o diretor comercial da Beiersdorf Portugal passa, ao longo da carreira, por empresas como a Colgate-Palmolive, a L’Oréal e a Lego, onde desempenha funções de liderança nas áreas de marketing, vendas, ‘shopper marketing’, excelência operacional e gestão de crescimento de receita.

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