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IKEA e CIG com linha telefónica contra a violência doméstica no Dia da Mulher

Pelo terceiro ano consecutivo, a IKEA volta a unir-se à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) no combate à violência doméstica, por ocasião do Dia Internacional […]

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Pelo terceiro ano consecutivo, a IKEA volta a unir-se à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) no combate à violência doméstica, por ocasião do Dia Internacional […]

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Pelo terceiro ano consecutivo, a IKEA volta a unir-se à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) no combate à violência doméstica, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, com a transformação da linha de apoio ao cliente da IKEA numa linha de informação e apoio às vítimas. Desde o ano passado, esta linha já encaminhou mais de 160 chamadas para o serviço de informação a vítimas de violência doméstica.

“Ao ligar para a IKEA, as vítimas podem selecionar o reencaminhamento para o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, que garante o atendimento por uma equipa técnica especializada, de forma anónima e confidencial. Desta forma, ao ligar, a chamada fica registada como sendo para a IKEA”,  explica a marca em nota de imprensa.

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Este ano, a IKEA garante ter aumentado o fundo de apoio à autonomização, contribuindo com €37 mil ao longo de três anos de parceria. Este fundo já ajudou 26 mulheres temporariamente acolhidas em casas de abrigo da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, proporcionando-lhes condições de segurança para recomeçarem suas vidas com acesso a habitação própria e assistência para as rendas iniciais, distribuídas pela CIG exclusivamente para mulheres em processo de autonomização. Estas iniciativas decorrem no âmbito do pacto contra a violência, assinado entre a CIG e a IKEA em 2021

“Na IKEA, acreditamos que a igualdade começa em casa e que esta tem de ser, antes de mais, um lugar seguro. Infelizmente, os dados continuam a mostrar-nos que ainda não é possível que todas as pessoas se sintam seguras e confortáveis em casa, e queremos ter um papel ativo no combate a este flagelo. É essencial permitir a estas pessoas que reconstruam a sua vida, e a casa é uma parte essencial deste processo”, afirma Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal.

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Apenas um terço dos marketers anteveem aumento de orçamentos

De acordo com o ‘Voice of the Marketer 2025’, do WARC, o vídeo online e as redes sociais são a prioridade em 2025, com 34% dos inquiridos a garantirem que já não investem em televisão e cinema. 35% vão gastar mais em construção de marca, face aos 38% mais focados em marketing de desempenho

Dois em cada três (65%) profissionais de marketing preveem que o mercado cresça em 2025, de acordo com o relatório ‘Voice of the Marketer 2025’, do World Advertising Research Center (WARC). A análise revela, no entanto, que 72% dos inquiridos consideram que tudo depende das condições económicas.

O relatório, que tem por base inquéritos a mil marketers a nível mundial, indica que apenas um terço (34%) dos inquiridos considera que os orçamentos de marketing aumentem em 2025, comparativamente aos 41% no mesmo inquérito, em 2023. Contudo 44% dos profissionais de marketing acreditam que os orçamentos sejam mantidos.

Segundo a análise do WARC, alguns marketers vão continuar a dar prioridade ao crescimento a longo prazo em 2025, com um terço dos profissionais de marketing (35%) a preverem um aumento do investimento em construção de marca e 38% a anteverem um aumento da aposta no marketing de desempenho.

O vídeo online e as redes sociais vão liderar a prioridade dos investimentos no futuro próximo, com 34% dos inquiridos a afirmarem que já não investem em televisão e cinema, em oposição a apenas 5% no que respeita ao vídeo online e às redes sociais. O relatório salienta, no entanto, que estudos recentes da Ebiquity, da Lumen e da Thinkbox, demonstram que os meios de comunicação tradicionais superam os canais digitais em termos de atenção e eficácia.

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Marcas do Porto materializam cidade através dos cinco sentidos

A exposição ‘Porto. e as marcas da cidade’ (na foto) integra produtos desenvolvidos especialmente para a ocasião, que materializam as experiências sensoriais que a cidade do Porto desperta. Casa da Música, FC Porto, Castelbel, Arcádia e Mesh são as marcas que representam a Invicta

A Câmara Municipal do Porto apresenta no edifício dos Paços do Concelho uma exposição de projetos de marcas icónicas da cidade, desenvolvidos em resposta ao desafio de criarem produtos ou experiências que materializem as experiências sensoriais que o Porto desperta.

De entrada livre e patente até 3 de janeiro de 2025, a exposição ‘Porto. e as marcas da cidade’ parte de uma representação da cidade através dos cinco sentidos, com produtos criados pelas marcas Casa da Música, FC Porto, Castelbel, Arcádia e Mesh, e com um cariz imersivo e experiencial. A caracterização sensorial do Porto foi feita a partir da análise das respostas das marcas participantes, a partir do formulário ‘Open Call’, na sequência do décimo aniversário da marca Porto, com o objetivo de lançar novas representações da cidade.

“Como seria cheirar o Porto? Prová-lo? Aliás, ouvi-lo? Ou, então, tocá-lo e olhá-lo nos olhos? Como é sentir a cidade com os cinco sentidos bem despertos? Foi com base nas respostas a estas perguntas que o município convidou cinco marcas portuenses a desenvolver produtos que traduzam a Invicta através do olfato, paladar, visão, audição e tato”, refere a Câmara Municipal do Porto em comunicado de imprensa.

A Casa da Música, que tem sido responsável por elevar o panorama cultural do Porto, ficou encarregue de explorar uma melodia que desperte o sentido da audição no contexto citadino. Por ser um dos atores locais de maior relevância social e económica, o FC Porto foi convidado , por sua vez, a representar a Invicta através de imagens.

Por seu lado, a Castelbel, com fragrâncias inspiradas nos vales idílicos do Douro, produziu um artigo que personifica o ‘cheiro’ do Porto. A Arcádia, símbolo da doçaria da cidade desde 1933, elaborou uma iguaria que remete para o que a Invicta representa, e a marca de joias Mesh concebeu uma peça com a textura mais associada à cidade.

 

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Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se

O júri da 11ª edição dos prémios de marketing (na foto) é presidido por Fernanda Marantes e composto por Ana André, Daniel Redondo, Francisco Pinto Coelho, Joana Pinto, João Seabra, Maria Miguel Calado, Miguel Ralha, Patrick Stilwell, Ricardo Sacoto Lagoa, Rui Freire, Rui Silva, Teresa Oliveira e Vasco Teixeira-Pinto

A cada nova edição dos Prémios Marketing M&P, as questões que impactam o setor do marketing, comunicação, relações públicas e publicidade confluem cada vez mais, tendo como urgência o foco na personalização das mensagens e o melhor uso das tecnologias e dos dados disponíveis nas várias etapas.

Na definição de estratégias e respetiva execução, as marcas priorizam a criação de conteúdos e de experiências autênticas e ajustadas às necessidades e expectativas individuais. Isto é ditado pela evolução do comportamento do consumidor, que espera interações personalizadas, em tempo real e em vários canais. E sem esquecer a conexão emocional, que exige o recurso a ‘insights’ profundos, que toquem positivamente o coração e as crenças dos consumidores, levando-os a preferir (e comprar) um produto ou serviço em detrimento de outro.

Com este ponto de partida, as marcas têm de definir e seguir estratégias que superem os obstáculos e que tirem o melhor partido da informação que conseguem recolher e utilizar, sejam dados de consumidores ou ‘insights’. As regulamentações de privacidade, porém, estão mais restritivas e os públicos fragmentados por múltiplas plataformas, nomeadamente digitais, onde as redes sociais e os criadores de conteúdos reinam na capacidade de acesso e de influência sobre milhões de pessoas.

Outra vertente que emerge é o equilíbrio entre o propósito da marca e os resultados. É ponto assente que os consumidores valorizam marcas que têm valores mais elevados do que a mera venda e que os alinham com práticas sustentáveis, aplicadas às estratégias de marketing.

Por isto, as metas de curto prazo (vendas e ROI) precisam de estar equilibradas com os objetivos de construção de marca, que alguns estudos internacionais têm indicado que estão a ser relegados, e mal, para segundo plano.

Entre outras vertentes, que também impactam o setor, este é o pano de fundo dos trabalhos a concurso na 11a edição dos Prémios Marketing M&P, que o júri irá avaliar. A tarefa está entregue ao júri presidido por Fernanda Marantes (Havas Media Group) e composto por Ana André (Leroy Merlin Portugal), Daniel Redondo (Licor Beirão), Francisco Pinto Coelho (Akt Creative), Joana Pinto (PepsiCo), João Seabra (Visa), Maria Miguel Calado (Starcom), Miguel Ralha (BAR Ogilvy), Patrick Stilwell (Dentsu Creative), Ricardo Sacoto Lagoa (Sociedade Ponto Verde), Rui Freire (Initiative/IPG Mediabrands), Rui Silva (BBDO), Teresa Oliveira (Mindshare) e Vasco Teixeira-Pinto (NOSSA).

A entrega de prémios aos vencedores será feita em data a anunciar. Até lá, reveja aqui os vencedores da edição anterior.

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Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono

“A inovação e a experiência que a Deployteq traz ao mercado são fundamentais para preparar os profissionais e as empresas para os desafios da nova era digital”, diz Carlos Sá, presidente da APPM. A plataforma holandesa de automação de marketing está a expandir-se para Portugal, onde quer consolidar a presença

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) está a anunciar como novo patrono oficial da associação a Deployteq, Esta plataforma holandesa de automação de marketing está também a expandir-se para Portugal e pretende consolidar a presença no país.

“A chegada da Deployteq a Portugal e a sua decisão de aderir à APPM, como patrono, reforça a nossa missão de impulsionar o marketing em Portugal, através de colaborações estratégicas com líderes globais. A inovação e a experiência que a Deployteq traz ao mercado são fundamentais para preparar os profissionais e as empresas para os desafios da nova era digital”, enfatiza Carlos Sá, presidente da APPM, citado em comunicado de imprensa.

Para Sjuul van der Leeuw, CEO da Deployteq, a parceria com a APPM representa um passo natural na estratégia de expansão e integração no mercado português. “Portugal é um mercado em crescimento, cheio de talento e criatividade. Tornarmo-nos um patrono da APPM é uma forma de solidificarmos o nosso compromisso em ajudar profissionais e empresas portuguesas a tirar o máximo proveito das iniciativas de automação de marketing, adicionando valor real às suas estratégias”, sublinha.

No âmbito da entrada em Portugal, a Deployteq, em parceria com a JMR, vai organizar uma ‘happy hour’ de partilha de conhecimento em automação de marketing, a 10 de dezembro. O evento no Workin Porto pretende proporcionar aos profissionais de marketing e líderes empresariais a oportunidade de explorar a plataforma da Deployteq, discutir as tendências do setor e obter conhecimento sobre campanhas de marketing omnicanal.

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Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas

A Wise Pirates garante ter gerado cerca de €50 milhões em vendas das marcas que trabalha, durante a temporada da Black Friday, com um crescimento de 19% em relação a 2023. A SIBS Analytics, por seu lado, aponta um aumento de 27% do valor gasto em compras pelos portugueses neste dia

A Wise Pirates, agência de marketing de performance, garante ter gerado cerca de €50 milhões em vendas das marcas que trabalha, durante a temporada da Black Friday, reportando um crescimento de 19% em relação a 2023. A SIBS Analytics aponta, por seu lado, que o valor gasto em compras pelos portugueses neste dia aumenta 27% face ao período homólogo, em que regista um aumento de 20%.

O desempenho reflete a aceleração do comércio electrónico em Portugal, com os dados da Wise Pirates a indicarem um aumento de 11% no volume de vendas online nesta época. Com uma gestão de mais de €2 milhões em investimentos publicitários, durante a Black Friday, para cerca de 40 marcas, incluindo NOS, Sonae MC, EDP, Perfumes & Companhia, MG e Decenio, a Wise Pirates recorreu à combinação de estratégias baseadas em dados e inteligência artificial para gerar os resultados apresentados.

“O sucesso desta temporada de Black Friday mostra que as marcas que investem de forma consistente em digital performance e na integração entre canais conseguem superar as expectativas, mesmo num mercado altamente competitivo”, salienta Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates, citado em comunicado de imprensa.

O aproveitamento das vendas foi impulsionado pela integração de canais de venda físicos e digitais, com destaque para o sucesso dos ‘marketplaces’  nacionais, que de acordo com a agência, registaram um crescimento superior ao das marcas isoladas e bateram recordes. “A estratégia de diversificação de descontos e a oferta de produtos relevantes permitiram às marcas portuguesas crescerem 12% acima daquelas que apenas competem pelo preço”, refere a Wise Pirates, em comunicado de imprensa.

A agência prevê que até 50% das compras de Natal, em categorias de presentes, sejam realizadas nas últimas duas semanas, enfatizando a relevância de estratégias direcionadas para este período. A importância de preparar campanhas com antecedência e alinhar a comunicação entre marcas e consumidores são particularmente relevantes nas áreas de tecnologia e moda, onde os ganhos de vendas superaram 15% no período da Black Friday.

Dados fornecidos pela SIBS Analytics mostram, por sua vez, que o valor gasto pelos portugueses em compras online na Black Friday aumenta 67% em comparação com o mesmo período em 2023. Em compras físicas, os consumidores gastaram mais 17% do que no período homólogo. A quantia gasta em média neste dia foi de €49, um aumento de €4 face à média diária gasta nos restantes dias do mês de novembro. Em comparação a novembro de 2023, o valor aumenta cerca de €8.

A análise da SIBS Analytics revela que o MB Way lidera como a forma preferida de pagamento dos portugueses que optam pelo comércio online, com um aumento de 85% no seu uso durante a Black Friday, face a 2023. No que diz respeito às compras em loja, o pagamento por MB Way aumentou 42% nesta época.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos no número de compras face à média diária do mês de novembro verificam-se nas categorias de Moda e Acessórios, com um aumento de 191%, Beleza, Cosméticos e Perfumes (+180%) e Material Desportivo e Recreativo (+113%). A Black Week também demonstra variações positivas no consumo. De acordo com a SIBS Analytics, o valor total gasto aumenta 18%, com as compras online a registarem um crescimento de 58% face a 2023, e as físicas um crescimento de 9%.

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Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal

Com uma carreira iniciada em 2007, no McCann Worldgroup, Rachel Muller (na foto) sucede a Anna Lenz, que passa a desempenhar o cargo de responsável mundial de recursos humanos do grupo e membro da direção executiva da Nestlé

Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal, a partir de 1 de fevereiro de 2025. A atual vice-presidente de operações da Nestlé na América do Sul sucede a Anna Lenz, que é nomeada como responsável mundial de recursos humanos do grupo e membro da direção executiva da Nestlé.

Licenciada em odontologia e com uma pós-graduação em comunicação e marketing, Rachel Muller começa a carreira em 2007 no McCann Worldgroup. A gestora entra para a Nestlé México em 2010, como gestora de marketing de produtos lácteos. Em 2014, é nomeada gestora de marketing executiva de laticínios na Nestlé Brasil, sendo promovida, em 2018, a diretora executiva de negócio de cafés, com responsabilidade pelas marcas Nescafé, Nescafé Dolce Gusto e Starbucks. Em 2023, assume a vice-presidência de operações da Nestlé na América do Sul, cargo que ocupa até agora.

“O meu compromisso é manter o legado de excelência e inovação que foi estabelecido, procurando incessantemente novas oportunidades de crescimento e de criação e partilha de valor económico, social e ambiental no país. Com uma equipa talentosa e dedicada ao meu lado, estamos prontos para enfrentar os desafios do mercado português, reforçar a excelente relação com os nossos parceiros no retalho e no HORECA e superar as expectativas dos nossos consumidores”, enfatiza Rachel Muller, citada em comunicado de imprensa.

Como nova responsável mundial de recursos humanos do grupo e membro da direção executiva da Nestlé, Anna Lenz, por seu lado, fica a tratar da orientação estratégica das iniciativas de recursos humanos em toda a empresa. Além de ter sido a primeira mulher a liderar a Nestlé Portugal, Anna Lenz tem experiência em várias áreas funcionais, negócios e geografias da Nestlé, devido ao percurso internacional ao longo de duas décadas na empresa.

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68,8% dos orçamentos de marketing estão focados no desempenho de curto prazo

Os profissionais de marketing estão a investir mais dos seus orçamentos em métricas de desempenho e a afastar-se da construção da marca, apesar de acreditarem que uma abordagem de investimento mais equilibrada é o ideal, de acordo com o relatório ‘The CMO Survey 2024’ da Deloitte

68,8% dos orçamentos de marketing são atribuídos a métricas de desempenho de curto prazo, tais como os cliques e o custo por conversão, em comparação com 59,9% em 2023, de acordo com o relatório ‘The CMO Survey 2024’ da Deloitte, em conjunto com a Fuqua School of Business da Duke University e a American Marketing Association.

A análise revela que os profissionais de marketing estão a investir mais dos seus orçamentos em métricas de desempenho e a afastar-se da construção da marca, apesar de acreditarem que uma abordagem de investimento mais equilibrada é o ideal.

O relatório, que tem por base inquéritos a 260 executivos de marketing dos Estados Unidos, questiona se a procura de oportunidades de marketing digital tem desviado a atenção dos princípios fundamentais de uma estratégia de marketing. Em resposta a esta pergunta, 24,7% dos inquiridos concordam, face aos 75,3% que discordam.

Os inquiridos indicam ainda que um rácio de 50:50 constitui o modelo ideal de investimento, o que indica que as suas ações não correspondem ao que defendem. De acordo com a análise, isto acontece devido ao facto de os marketers quererem demonstrar o impacto do seu trabalho a curto prazo.

O relatório conclui que ao confiarem frequentemente nas métricas de desempenho, que estão mais facilmente disponíveis, os marketers estão a negligenciar o trabalho mais complexo de medir o impacto da construção da marca. Como resultado, torna-se mais difícil justificar os gastos com a imagem e notoriedade da marca, apesar do seu papel fundamental como motor de crescimento.

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Nível de risco de um meio é das métricas mais importantes para anunciantes

Meios como a televisão linear e a imprensa em papel, por exemplo, têm uma taxa de variação baixa, representando um investimento de menor risco, face a canais como redes sociais e cinema, segundo o relatório ‘Profit Ability 2’ da Thinkbox

Ao identificarem a melhor combinação de meios para uma campanha, os anunciantes têm de estar cientes não só do retorno sobre o investimento (ROI) em cada canal, mas também da probabilidade desses canais atingirem os resultados definidos, de acordo com o relatório ‘Profit Ability 2’ da Thinkbox, organização de marketing das empresas de televisão do Reino Unido. .

Esta métrica, o ‘channel risk’, corresponde ao nível de risco de um meio de comunicação e é uma das principais métricas a ter em conta para os anunciantes tirarem o máximo partido das campanhas. O relatório salienta que cada canal de comunicação tem um nível diferente de variação, consoante o seu ROI médio, que depende de fatores como a gama de formatos disponíveis e a possibilidade de utilizar uma estratégia criativa adequada.

Meios como a televisão linear e a imprensa em papel, por exemplo, têm uma taxa de variação baixa, pelo que representam um investimento de menor risco. Canais como as redes sociais e o cinema, por outro lado, têm uma maior variação e podem, por isso, ser considerados como um investimento de risco mais elevado.

Apesar de os canais mais imprevisíveis proporcionarem um ROI mais elevado do que os mais previsíveis, quando são bem utilizados, podem proporcionar um retorno muito abaixo da média, se não forem bem utilizados, sendo que a margem de erro para estes meios é mais elevada. A análise sugere que os anunciantes que se deparam com este tipo de contrapartidas devem analisar vários cenários para otimizar o ‘media mix’ em que vão apostar para promover uma campanha.

Um exemplo apresentado no relatório, mostra que uma marca financeira que transfere o orçamento da televisão linear e das plataformas de ‘streaming’ para publicidade em páginas web e redes sociais vê o ROI médio de lucro, a longo prazo, aumentar de €2,50 para €2,75, um aumento de 10% da receita, mas com o mesmo orçamento. O nível de risco neste caso aumenta, no entanto, de 30% para 55%, elevando tanto o potencial positivo (passando o ROI máximo possível de €3,25 para €4,20) como o negativo (reduzindo o ROI mínimo de €1,70 para €1,20).

A análise da Thinkbox conclui que ao compreenderem melhor o impacto das várias soluções no planeamento de meios de uma campanha, os anunciantes podem tomar decisões informadas sobre o que é melhor para as suas marcas.

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Sephora ganha nas interações nos vídeos no Instagram

As quatro marcas nacionais no top 10 do Reels são todas para profissionais e apenas uma não está focada no design de unhas, revela a análise da Snack Content Portugal ao ‘engagement’ com vídeos de marcas de beleza e cosmética

Catarina Nunes

A Sephora (@sephoraportugal) é a marca de beleza e cosmética cujos vídeos no Instagram em Portugal têm o maior número médio de interações (729), por Reel. Surge com uma diferença inferior a cem interações do número dois do ranking da Snack Content Portugal, a O Boticário Portugal (@oboticario.pt), que soma uma média de 683 interações por vídeo, entre gostos, comentários e partilhas.

Apesar de o setor da beleza e cosmética ser dos que mais investe em comunicação e publicidade, bem como no lançamento regular de novos produtos, os vídeos no Instagram da marca com melhor desempenho no formato Reels, entre 1 de janeiro e 5 de novembro, não chegam sequer às mil interações, em média por vídeo, de acordo com a análise da Snack Content Portugal, em exclusivo para o M&P.

“Em geral, os resultados das marcas são sempre mais baixos do que os dos criadores de conteúdos digitais, entre os quais, na beleza e na cosmética, há vários com números melhores”, explica Inês Ramada Curto.

A sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal revela que as análises que tem feito aos conteúdos digitais em Portugal indicam que “as marcas investem em media para os conteúdos e, depois, só têm alcance. O ‘engagement’, ou seja, os gostos, comentários e partilhas, fica muito aquém”.

A análise dos conteúdos em vídeo no Instagram em Portugal, que dá à Sephora a liderança no ranking de interações com marcas de beleza e cosmética, é elaborado através da ferramenta Tubular. Além de incluir os vídeos publicados nos perfis das marcas em causa, contabiliza também os que são publicados em colaboração com outros perfis de Instagram, como influenciadores, desde que tenham sido publicados diretamente no perfil da marca.

Conteúdos com superestrelas

No caso do desempenho dos vídeos da francesa Sephora, que tem 334 mil seguidores no Instagram, Inês Ramada Curto destaca os “vídeos com Selena Gomez a testar produtos da sua linha de maquilhagem e hidratantes, a Rare Beauty”. A cadeia de lojas multimarca, que também tem marca própria, aposta ainda em conteúdos com Milley Cyrus, “numa apresentação épica sobre maquilhagem, em pleno concerto, para quem quiser copiar o look”, refere como outro exemplo.

Com uma média de ‘engagement’ ligeiramente abaixo da Sephora, a marca brasileira O Boticário ocupa a segunda posição do ranking, com 683 interações em média por vídeo e 189 mil seguidores. “O maior destaque é o vídeo de lançamento de um perfume da marca com o ator José Condessa”, aponta Inês Ramada Curto, enfantizando também “os vídeos da Nativa SPA, que recorrem a efeitos especiais, outros de divulgação promocional e campanhas emotivas para o Dia da Mãe e para o Dia da Mulher”.

Conteúdos com Miley Cyrus são uma das apostas da Sephora

A partir da terceira posição, que é ocupada pela Isdin (@isdinportugal), os resultados de ‘engagement’ dos vídeos de marcas de beleza e cosmética caem drasticamente. Com 88,6 mil seguidores no Instagram, a marca de origem espanhola obtém uma média de 288 interações em média por vídeo. Em termos de conteúdos, “aposta, na maioria, em Reels que recorrem a uma linha estética com estimulação sensorial e a conteúdos com o médico e humorista Carlos Vidal, em campanhas de consciencialização no combate aos fungos nas unhas”, avança Inês Ramada Curto.

Com menos cem interações do que a Isdin, em média por Reel, a marca portuguesa Pluricosmética (@pluricosmetica) ocupa a quarta posição, com 187 de ‘engagement’, face a 131 mil seguidores no Instagram. “Esta marca retalhista de cosmética profissional multimarca, focada em cabelos, unhas, estética e maquilhagem, tem como conteúdos com maior interação aqueles em que mostra os benefícios e como se aplicam os produtos de forma direta”, revela a codiretora executiva da Snack Content Portugal.

As cinco primeiras posições são fechadas com a Purple Professional (@purpleprofessional), que, com cerca de 150 mil seguidores no Instagram, alcança uma média de 184 interações por vídeo. A marca, também nacional e dirigida a profissionais de beleza, cosmética e cuidados pessoais, é fundada em Portugal em 2012 e destaca-se por ser livre de crueldade contra animais. “Na Purple Professional, os conteúdos focam-se essencialmente nos vernizes e nas suas cores sensoriais ou inspiradas no universo da maternidade”, diz Inês Ramada Curto.

Marcas nacionais? Só profissionais

Num ranking que analisa todas as marcas de beleza e cosmética com Instagram em Portugal, dominam marcas que, sendo nacionais, são também para o segmento profissional. Em dez, quatro têm este perfil, destacando-se por se focarem no design e na pintura de unhas, exceto a Pluricosmética, que tem uma abordagem mais abrangente e multimarca.

Além das duas que ocupam o top 5 (Pluricosmética e Purple Professional), outras duas encontram-se ligeiramente mais abaixo, a Inocos Cosmetics e a Urban Design Care, na sétima e na oitava posição, respetivamente. Mas já lá vamos. França é o segundo país mais representado, com três marcas, à frente do Brasil (O Boticário), Espanha (Isdin) e Coreia do Sul (Erborian).

Na Pluricosmética reinam os vídeos sobre produtos

O sexto lugar na tabela das marcas em Portugal com mais ‘engagement’ em conteúdos no formato Reels é ocupado pela Filorga (@filorga_portugal), com 168 interações em média por vídeo. Com 48,6 mil seguidores no Instagram, o laboratório francês de medicina estética destaca-se pelos conteúdos em que recorre ao “uso da tendência de efeitos especiais em torno dos produtos”, refere a responsável da Snack Content Portugal.

Focada em cosméticos anti-envelhecimento, a Filorga “tem como principais publicações vídeos em que profissionais ligados à estética indicam vários produtos da marca e os seus melhores usos e benefícios”, salienta Inês Ramada Curto. Recorre também a colaborações com figuras públicas, como Catarina Furtado, farmacêuticas ou médicas de medicina estética, que publicitam os alegados benefícios dos produtos da marca.

Ligeiramente abaixo da Filorga, com 163 interações, a portuguesa Inocos Cosmetics (@inocoscosmetics) ocupa a sétima posição da tabela e, por seu lado, “usa muito vídeos com humor e outros com referências cinematográficas”, analisa a sócia da Snack Content.

Na marca de produtos para manicure, pedicure e estética corporal, destacam-se os vídeos dirigidos a manicures profissionais, com sugestões de desenhos a fazer nas unhas com os vernizes Inocos. Com 51 mil seguidores no Instagram, promove também as parcerias que faz com outras marcas, como o Chá Gorreana, por exemplo, que dá o mote a uma coleção de vernizes.

Muitos conteúdos, mas pouco interessantes

O oitavo lugar é ocupado por outra marca nacional dedicada às profissionais de manicure e pedicure, a Urban Design Care, que com 60 mil seguidores no Instagram alcança 157 interações em média por vídeo. Fundada em 2014, em Santa Maria da Feira, a Urban Design Care (@urbandesigncare) tem como compromisso a inovação no estilismo de unhas, com produtos de marca própria bem como lojas.

À semelhança da Purple Professional, salienta-se ainda por não recorrer a testes com animais. Nos vídeos no Instagram apresenta tutoriais de unhas de gel, novos lançamentos e passatempos.

Na cauda do ranking das dez marcas de beleza e cosmética com mais interações no Reels em Portugal, a Uriage e a Erborian, na nona e na décima posição respetivamente, não chegam sequer às 150 interações por vídeo. A marca francesa Uriage (@uriageportugal) tem 59,4 mil seguidores no Instagram, mas não vai além das 145 interações.

A Purple Professional foca-se nos vernizes

Tendo como argumento de diferenciação o facto de ser uma marca de produtos dermatológicos e para peles sensíveis baseados em água termal, “tem entre os Reels com mais interações os vídeos de ‘unboxing’, em que mostra os benefícios dos produtos, seja para peles com vermelhidão, queimaduras superficiais, cicatrizes recentes ou tatuagens”, diz Inês Ramada Curto.

No décimo e último lugar, a Erborian Portugal (@erborian_portugal) tem uma média de 143 interações por vídeo, face a 24,3 mil seguidores no Instagram. A marca inspirada na cultura da beleza coreana nos cuidados de pele, “nos vídeos foca-se principalmente em testar os próprios produtos recorrendo a efeitos especiais”, diz a codiretora executiva da Snack Content.

Entre os conteúdos da Erborian Portugal no formato Reels, encontram-se os anúncios de parcerias com influenciadoras, como as maquilhadoras Inês Franco e Joana Moreira, por exemplo.

De forma transversal, Inês Ramada Curto observa que “quase todas estas marcas até têm volumetria de conteúdos e frequência nas publicações, mas são conteúdos pouco interessantes: ‘motions’, conteúdo muito publicitário e com poucas características de Instagram. Quase não têm conteúdos nativos. Não é de espantar que tenham números baixos de interações”.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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Bruno Salomão é o novo CEO do Adclick Group

Licenciado em marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Bruno Salomão (na foto) assumia desde janeiro de 2024 a função de diretor de crescimento do grupo especializado em criação de conteúdo e marketing de influência e de ‘performance’

Bruno Salomão assume a liderança do Adclick Group, agência especializada em criação de conteúdo e marketing de influência e de ‘performance’, sendo promovido a CEO do grupo, onde desempenha, desde janeiro de 2024, a função de diretor de crescimento.

“Assumir a liderança da Adclick Group é uma honra e uma oportunidade de dar continuidade a um legado extraordinário. Acredito profundamente na força da nossa equipa e na nossa capacidade de entregar soluções que transformam negócios e geram valor para os nossos clientes e parceiros. O que é feito nesta casa é muito bem feito, tal como comprovam as relações de confiança e a longevidade das parcerias que temos vindo a construir ao longo dos anos”, destaca Bruno Salomão, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Bruno Salomão começa a carreira em Madrid na área de marketing da Bosch, liderando mais tarde marcas como E-goi, KFC e Impacting Group, já em Portugal. Posteriormente, assume a liderança da SocialPubli no mercado nacional e a direção de estratégia e negócio da empresa em França, Reino Unido, Itália e Estados Unidos. Em 2022, cria a Inphluent, agência especializada em marketing de influência e criação de conteúdo, que integra o Adclick Group.

“Tendo passado por esta organização em 2016 e 2018 e regressado no início de 2024, após a venda da Inphluent à ‘holding’ Impacting Group, proprietária do Adclick Group, sinto-me ainda mais motivado e confiante para enfrentar os desafios e oportunidades que nos aguardam. Este percurso e a ligação às pessoas e ao grupo dão-me o estímulo e a responsabilidade necessários para liderar com paixão e uma visão estratégica focada no futuro”, acrescenta o novo CEO do Adclick Group, que resulta da ‘joint venture’ entre a Adclick, a Inphluent e a Wace .

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