Clube da Criatividade de Portugal anuncia tema do 26º Festival CCP e revela nomes dos presidentes de júri
“Crias ou queres?” é a pergunta que serve de mote à vigésima-sexta edição do Festival CCP. Promovido pelo Clube da Criatividade de Portugal (CCP), o evento regressa à Fábrica do […]
Luis Batista Gonçalves
Fora do Escritório com André Gerson, CEO do GCIMedia Group
Bernardo Azevedo é o novo diretor de vendas e parcerias do A Bola
Apple condenada a pagar €13 mil milhões, um dia após lançar novo iPhone 16 (com vídeos)
World Opportunity Fund exige €2,8 milhões à Printer Portuguesa
Políticas de minimização de dados reduzem variedade e eficácia dos anúncios
Inteligência Artificial na Black Friday: Guia Grátis da E-goi Reúne Especialistas e Dicas Exclusivas
Luísa Oliveira nomeada diretora-geral da Henkel Consumer Brands na Henkel Ibérica
Geração Z prefere YouTube ao TikTok
Google vai excluir automaticamente novos anunciantes dos domínios ‘estacionados’
Audiências semanais: TVI recupera liderança
“Crias ou queres?” é a pergunta que serve de mote à vigésima-sexta edição do Festival CCP. Promovido pelo Clube da Criatividade de Portugal (CCP), o evento regressa à Fábrica do Pão do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, no dia 17 maio, com a habitual conferência dos Presidentes ao Palco e o lançamento da nova edição da publicação Folha em Branco 2024, uma das muitas iniciativas que integram a programação do festival, ainda marcada pelo regresso de Ilustra 33 e do Portfólio Doctor.
Para a criação da identidade gráfica do Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa 2024, a décima-primeira, a direção do CCP lançou o convite ao estúdio This is Pacifica. “A paleta cromática é reduzida e poderosa, destaca o carácter editorial, tipográfico e visual da imagem. Explora-se a manipulação da tipografia com um efeito de dobra que remete ao jogo Quantos Queres e que cria narrativas táteis que refletem a adaptabilidade e o carácter multidirecional das ideias”, explica o CCP em comunicado.
“O uso do efeito caleidoscópio/espelho utilizado na fotografia evidencia a diversidade e a multiplicidade de perspetivas, que revela a beleza da coexistência de diferentes visões. Por fim, a ideia de manifestação de rua, que transporta a mensagem para o espaço público e de intervenção, com a imprevisibilidade da sua aplicação”, assinalam Pedro Serrão e Pedro Mesquita, cofundadores e diretores criativos da This is Pacifica. Além do tema do festival, foi também revelado o nome dos seis presidentes de júri.
“Para esta edição, cada grupo volta a ser composto por um presidente, sete jurados profissionais do mercado da criatividade, um anunciante e um elemento junior (sem direito a voto)”, esclarece o comunicado do CCP. “A liderar a categoria de publicidade está Diogo Anahory, cofundador e diretor criativo da DJ. A presidir a categoria de design está Filipe Mesquita, cofundador e diretor criativo da This is Pacifica. A de digital é liderada por Filipa Caldeira, partner da Uzer Consulting”, revela o documento.
“[A categoria] Experiências de marca é presidida por Dani Ribeiro, CCO da WMcCann. A liderar [a] Criatividade em Meios está Inês Fonseca, head of marketing da Johnnie Walker. Na categoria de Craft em Publicidade, será o realizador e encenador Marco Martins, cofundador da Ministério dos Filmes e da Arena Ensemble, a assumir o papel de presidente de júri. A categoria Integração e Inovação é composta por todos os presidentes de júri das seis categorias”, esclarece ainda a organização do evento.
“No dia 22 de maio, vão decorrer várias atividades de interesse para a geração de jovens criativos, com o regresso da Ilustra 33 e do Portfólio Doctor, entre outras iniciativas. Dia 23 de maio será inteiramente dedicado a conferências, com um leque de oradores nacionais e internacionais. A gala de entrega de prémios, com a revelação dos melhores trabalhos do ano, terá lugar na noite de sexta-feira, dia 24 de maio”, recorda o CCP. Até 22 de fevereiro, decorre a fase inicial de inscrições com desconto de 10%.