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5 tendências que vão marcar o marketing B2B em 2024

Internacionalmente, o foco está no desenvolvimento de estratégias que potenciem engajamentos autênticos, independentemente das diferentes formas de os conseguir. Um novo estudo levado a cabo pela Martech Digital, agência portuguesa […]

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5 tendências que vão marcar o marketing B2B em 2024

Internacionalmente, o foco está no desenvolvimento de estratégias que potenciem engajamentos autênticos, independentemente das diferentes formas de os conseguir. Um novo estudo levado a cabo pela Martech Digital, agência portuguesa […]

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Internacionalmente, o foco está no desenvolvimento de estratégias que potenciem engajamentos autênticos, independentemente das diferentes formas de os conseguir. Um novo estudo levado a cabo pela Martech Digital, agência portuguesa de marketing e comunicação especializada no mercado B2B, revela que a inteligência artificial (IA), a hiperpersonalização do e-commerce, o marketing conversacional e o marketing de vídeo são outras das principais tendências da promoção digital B2B que vão marcar 2024.

1. Uso crescente de IA vai favorecer personalização

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O uso da IA é inevitável e vai continuar a marcar este ano. No marketing digital B2B, a abordagem vai tornar-se mais proativa, resultando em recomendações e interações mais eficientes. “Este nível de personalização possibilita a transformação de dados, aumentando as hipóteses de conversão e mantendo os clientes satisfeitos”, refere o estudo.

“Como parte desta tendência, espera-se um aumento significativo no uso de chatbots para atendimento e suporte, bem como a integração da IA nos sistemas de customer relationship management (CRM)”, avança ainda a Martech Digital.

2. Hiperpersonalização do e-commerce melhora experiência de comora

É outra das tendências. “As empresas já estão a ser desafiadas a oferecer experiências personalizadas para cada cliente e, por sua vez, a aplicação da hiperpersonalização no marketing digital B2B estende-se também ao comércio eletrónico. A proposta consiste, portanto, em explorar as capacidades da IA e dos dados para antecipar os interesses e procura do consumidor, visando facilitar a aquisição de produtos e serviços”, defende a organização.

“A qualidade da experiência de compra para o cliente deve evoluir por meio da implementação de recursos como a realidade virtual, a criptografia, a tecnologia bancária e o marketing de vídeo no comércio eletrónico B2B”, esclarece também o novo estudo.

3. Marketing conversacional em ascensão para potenciar engajamento

Tem vindo a ganhar peso e assim irá continuar, vaticina a Martech Digital. A agência lusa acredita que o marketing conversacional, à semelhança do de vídeo, vai se destacar (ainda) mais em 2024, especialmente em plataformas digitais como o WhatsApp, garantindo respostas rápidas e eficientes em tempo real.

“A abordagem que utiliza diálogos automatizados em tempo real para guiar prospects ao longo da jornada de compra é uma estratégia inovadora”, refere a empresa. Nesta análise de tendências, é realçado ainda o formato audiovisual, que demonstra ser uma ferramenta poderosa para difundir mensagens e para estabelecer conexões com os consumidores, educando-os e promovendo a sua fidelização.

4. Aproveitamento do poder dos (micro)influenciadores para alavancar vendas

O estudo agora divulgado aponta o recurso a influenciadores nas estratégias de marketing como uma das ações a continuar a dinamizar. Adverte, no entanto, as empresas do setor para estarem atentas a possíveis especialistas aos microinfluencers e aos nichos para chegar a outros públicos. As demonstrações em vídeo nas redes sociais podem ter um impacto significativo que importa saber capitalizar.

5. Diversificação do marketing de conteúdo

É outra das tendências identificadas pela Martech Digital. “A diversidade no marketing de conteúdos não deverá abranger apenas os tipos de conteúdo a serem criados, mas também os canais de entrega e os formatos”, defende o estudo.

Além das tradicionais plataformas digitais, como os blogues, as redes sociais e agregadores de vídeos como o YouTube, a exploração de formatos ao vivo e interativos como webinars, podcasts e workshops online também é recomendada. “O objetivo não é apenas impulsionar vendas, mas também construir uma comunidade sólida e uma plataforma de comunicação e colaboração”, justifica a organização.

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Hisense amplifica campanha do Euro 2024 com ativações, passatempos e promoções (com vídeo)

A campanha ‘Beyond Glory’, da nova vaga comunicacional da marca de eletrodomésticos e eletrónica, é protagonizada pelo futebolista alemão Manuel Neuer e pelo ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas (na foto), novo embaixador internacional da marca chinesa

Idealizada pela Hisense International e aprovada pela UEFA, a campanha internacional ‘Beyond Glory’, agora numa nova vaga comunicacional, é o ponto de partida das ativações que a marca de eletrodomésticos e eletrónica de consumo chinesa está a dinamizar um pouco por toda a Europa no âmbito do Euro 2024. Portugal não é exceção.

“As declinações da criatividade são feitas de acordo com as ativações planeadas com parceiros. No mercado nacional, todas as adaptações da campanha, seguindo ‘guidelines’ da marca e adaptada a promoções locais no retalho, com parceiros, promoções próprias, publicidade impressa e online, redes sociais/digital, são elaboradas pelo gabinete de design da nossa agência de comunicação EDC no que diz respeito ao desenvolvimento gráfico”, adiantou ao M&P fonte oficial da Hisense.

Em Portugal, além de ativações de marca em espaços dedicados em algumas das maiores lojas da Worten, da Radio Popular, da Media Markt, da Fnac e do El Corte Inglés, a campanha ‘Beyond Glory’ tem vindo a ser comunicada pontualmente em meios de comunicação social, como CNN Portugal, SIC, Record, Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

Em Lisboa, além dos quiosques da Doca da Marinha, do Banana Café na Avenida da Liberdade e no Sheraton Hotel & Spa, a campanha da Hisense está também presente no Betano Euro Village e na esplanada Gracinha do Solar dos Presuntos. A Fun Zone do Lagoas Park é outro dos cenários escolhidos para a amplificação da campanha ‘Beyond Glory’, que também tem tido destaque no site da marca, dando destaque ao passatempo que a insígnia está a promover e que oferece €5.500 em prémios.

A Hisense, fornecedora oficial das televisões usadas na sala do videoárbitro (VAR) do campeonato europeu, reforçou estrategicamente o posicionamento de marca para atrair a atenção dos adeptos, estando também a divulgar online campanhas promocionais que garantem ofertas na compra de frigoríficos e televisores.

“A nível de comunicação, temos mantido uma presença mais ativa junto do consumidor final e desenvolvido ativações diretas nas suas redes sociais, passatempos e oferecido aos consumidores nacionais campanhas com ofertas competitivas, que têm tido uma adesão acima do expectável”, refere a Hisense.

‘Beyond Glory’ é protagonizada pelo futebolista alemão Manuel Neuer e pelo ex-guarda-redes espanhol Iker Casillas, novo embaixador internacional da marca chinesa. “Em território nacional, seguimos a mesma linha estratégica e estamos comprometidos com os nossos parceiros em oferecer experiências a todos consumidores”, explica Pedro Santos, diretor da Hisense em Portugal.

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Nervo e A Máquina voltam a dinamizar ativações no Sumol Summer Fest

O Sumol aposta novamente na criatividade da agência da WYgroup e na produtora das edições anteriores, para atrair mais festivaleiros ao stand da marca e dar a conhecer o ‘rebranding’ que tem em curso para assinalar o 70º aniversário da insígnia

O stand da Sumol na edição deste ano do Sumol Summer Fest foi novamente desenvolvido pela agência Nervo, em parceria com a produtora A Máquina. No ano em que comemora o 70º aniversário, a marca que dá nome ao evento aposta no rebranding que tem em curso, para dar a conhecer o novo posicionamento e campanha através de ativações. Uma das principais atrações é uma carrinha de distribuição grafitada, que esconde no porta-bagagens puzzles com as novas imagens promocionais e que, em equipas, os participantes vão ter de montar, ao som da canção de Marco Paulo que acompanha o anúncio televisivo.

“Entre sermos patrocinadores de festivais que não são nossos ou customizar-mos um festival em colaboração com os nossos parceiros, preferimos optar por este caminho, em parceria com a Música no Coração. Foi uma decisão que tomámos há anos. A música é uma plataforma muito importante na nossa interação com os jovens”, explica ao M&P Miguel Garcia, diretor de marketing da Sumol Compal em Portugal e Espanha.

Para além de um alinhamento musical mais urbano, o festival, que se realiza na praia de São João na Costa da Caparica, pelo segundo ano consecutivo, a 5 e 6 de julho, volta a apostar forte na arte urbana para potenciar as ativações promovidas pelas marcas que patrocinam o evento. No seguimento de um desafio feito aos alunos da World Academy, foi criado o mural que dá as boas vindas ao recinto, com a curadoria da artista e formadora Tamara Alves, reforçando o apoio da Sumol aos criadores emergentes.

“Fazemos um investimento forte para melhorar a vivência do espaço e as experiências de ativação que vamos ter e para mantermos a relevância na marca. Este ano traz um reforço substancial de investimento. Também por conta do rebranding, há muitos materiais para substituir, a que se somam as plataformas de ativação, que são maiores porque este espaço é maior. Estamos também a investir na plataforma Sumol Zero, que queremos dinamizar”, revela Miguel Garcia, sem todavia adiantar valores de investimento. A única informação que revela é que a insígnia cresceu 6% em faturação em 2023, face ao ano anterior.

À semelhança da marca, também o festival tem vindo a ganhar dimensão, atraindo ao novo recinto 40 mil visitantes em dois dias. “O Sumol Summer Fest cresceu, está mais maduro. E com ele cresceu também a sua comunicação, que apresenta agora uma linha visual mais minimalista, alinhada com as referências do target, urbana, com atitude e ‘straight to the point’. O conceito, ‘É o que és’, mantém-se, no entanto, intocável, pois é ele que legitima a evolução que se vive de ano. É este o nosso grande desafio a cada edição, estar em cima do que acontece e dar uma resposta à altura”, afirma Miguel Pires, cofundador, sócio e diretor criativo da Nervo.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Custo por mil impressões no Instagram e TikTok está a diminuir

Conteúdos chegam apenas a cerca de 19% a 20% da audiência total de um influenciador, no caso do Instagram, indica estudo da Primetag referente ao mercado nacional

O custo por mil impressões (CPM) médio no Instagram e no TikTok em Portugal teve uma tendência decrescente em 2023, em particular entre os influenciadores com mais de 250 mil seguidores, onde as descidas foram mais acentuadas, revela o estudo ‘Influencer Economy: os dados do mercado sem filtros’, da Primetag.

A análise, divulgada a 4 de julho, aborda a evolução do marketing de influência no Instagram e TikTok durante o ano de 2023, através de cerca de 27 milhões de conteúdos, correspondentes a publicações de 32 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores.

O estudo indica uma redução significativa nos CPM, no entanto, o mercado parece estar a evoluir para dois níveis de preço distintos ao longo de 2023, sendo que influenciadores com menos de 250 mil seguidores registam CPM entre €26 e €30, um aumento face ao ano de 2022. Influenciadores com mais de 250 mil seguidores, por seu lado, apresentaram CPM na faixa de €13 a €16, o que significa um decréscimo em comparação com 2022.

No que diz respeito ao alcance dos conteúdos, o mercado demonstra uma tendência negativa, sendo que os conteúdos apenas chegam a cerca de 19% a 20% da audiência total de um influenciador, no caso do Instagram. No entanto, o Reels do Instagram apresenta uma realidade diferente, ao demonstrar um alcance médio de 56% das audiências dos influenciadores, um aumento de 16% face ao ano de 2022.

É destacado também o aumento da importância dos conteúdos próprios. “Os canais próprios das marcas estão a ganhar relevância no ecossistema do marketing de influência. Em 2023, os conteúdos publicados pelas marcas representam 31% do valor estimado dos conteúdos totais de ‘branded content’, em comparação com 19% em 2022”, refere o estudo da Primetag.

Em termos da representação dos setores de atividade, a Moda, o Desporto & Fitness e os Artigos de Luxo & Joalharia representam cerca de metade do valor total estimado dos conteúdos em 2023. Salientam-se setores como o Imobiliário e a Saúde & Bem-estar, que estão a crescer no mercado do marketing de influência.

O setor Imobiliário foi o que apresentou o maior crescimento em termos do valor estimado dos conteúdos, com mais 31%, em comparação com 2022, enquanto que a Saúde & Bem-estar registou um crescimento de 14% face ao ano de 2022.

O estudo inclui ainda um ranking comparativo de marcas, em que a TVI e a SIC são as mais relevantes no mercado. Marcas como Prozis, Zara e Zumub crescem em comparação com 2022. Uma novidade no ranking é a presença pela primeira vez das marcas Parfois, Pandora e Revolve.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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CeraVe regressa ao Nos Alive como patrocinadora

A marca de cosmética estará presente com imagens dos seus produtos e de profissionais de saúde no recinto do festival, para promover a conscientização para os cuidados dermatológicos

A CeraVe é a marca de cuidados da pele oficial do festival Nos Alive 2024, pelo segundo ano consecutivo. Educar e sensibilizar o público para a importância dos cuidados com a pele é o objetivo da CeraVe com a associação ao festival.

A marca estará presente com imagens de profissionais de saúde portugueses e dos seus produtos, espalhadas pelo recinto do festival, que pretendem promover a conscientização sobre os cuidados dermatológicos. A 12 de julho, a CeraVe vai ainda apresentar a importância do acompanhamento profissional, através de uma ativação com uma experiência com um grupo de médicos dermatologistas de todo o país.

“Esta é uma excelente oportunidade para sensibilizar o público sobre a importância dos cuidados com a pele. A parceria com profissionais de saúde, destacada através da presença da sua imagem em espaços de visibilidade da marca no festival, reforça o nosso objetivo de incentivar os festivaleiros a cuidarem da pele. Com a CeraVe no Nos Alive 2024, prometemos uma combinação imbatível de música e saúde da pele, assegurando que todos os participantes possam desfrutar do festival com pele hidratada e saudável”, enfatiza João Encarnação, diretor-geral da L’Oréal Dermatological Beauty, em comunicado de imprensa.

“Através de uma linguagem descontraída vamos informar o público de todas as faixas etárias sobre práticas de ‘skincare’ simples, seguras, que respeitem a barreira cutânea e ofereçam hidratação e fotoproteção eficazes, quer durante os dias do festival, quer ao longo de todo o ano. Acreditamos que o festival será também uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre doenças de pele como a dermatite atópica e fornecer dicas e informações médicas relevantes aos participantes”, destaca Marta Ribeira Teixeira, médica especialista em dermatologia.

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Incubeta nomeia Tim Weller como presidente não-executivo

Com cerca de 40 anos de experiência, o novo responsável contribuirá para impulsionar a trajetória de crescimento da empresa de marketing digital baseado em dados, que trabalha clientes como Google, Hyundai, Netflix e HBO, entre outros

A Incubeta nomeou Tim Weller como presidente não-executivo, para apoiar o crescimento da empresa internacional de marketing digital, na sequência da recente aquisição da Persuasion Technologies.

Tim Weller traz uma vasta experiência e conhecimento específico do setor, juntamente com o recém-nomeado CEO do grupo, Jacques Van Niekerk, e com Alex Langshur, CEO para a região das Américas. Fundador da Incisive Media, antes da sua aquisição em 2022, o agora presidente não-executivo da Incubeta trabalhou com empresas como a Superawesome, Trustpilot e Pixomondo.

Com cerca de 40 anos de experiência, o novo responsável contribuirá para impulsionar a trajetória de crescimento da empresa, moldando a Incubeta para o futuro e fornecendo orientação estratégica aos líderes da agência. “O percurso da Incubeta interessou-me durante vários anos e sinto-me honrado por me juntar ao conselho”, afirma Tim Weller. “A indústria está desejosa de mudanças e vejo o potencial da Incubeta para ser a marca líder, oferecendo soluções inovadoras que enfrentam os principais desafios empresariais”, acrescenta.

A Incubeta, que se dedica ao desenvolvimento de projetos digitais baseados em dados, conta com uma equipa de cerca de 900 especialistas em marketing digital e está presente em 20 escritórios espalhados pelo mundo, incluindo Portugal. “Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas a Tim à equipa da Incubeta”, diz Jacques van Niekerk, CEO do grupo Incubeta. “A paixão e o impulso que tem pela inovação e crescimento irão reforçar a nossa capacidade de oferecer soluções líderes de mercado e estabelecer um novo padrão para os nossos clientes e parceiros”, refere o CEO do grupo Incubeta, que tem como clientes Google, Hyundai, Netflix e HBO, entre outros.

 

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APPM Marketing Awards têm novas subcategorias

Adaptação Local de Campanhas Internacionais reforça as categorias Marketing, Advertising e Comunicação&RP e Retail Media a de Media. Na categoria de Comunicação&RP foi reativada a subcategoria Relatórios e Publicações. As inscrições são feitas online e terminam a 31 de julho

A edição de 2024 dos APPM Marketing Awards tem novas subcategorias a concurso. Dentro das categorias Marketing, Advertising e Comunicação&RP, foi criada a subcategoria Adaptação Local de Campanhas Internacionais. “Neste caso, o que será avaliado será a capacidade de adaptação local e cultural e não tanto a ideia original, que muitas vezes é importada”, esclarece a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) em comunicado de imprensa.

Na categoria Media, além da subcategoria de Retail Media, anunciada publicamente no lançamento dos prémios, a 22 de maio, foi também acrescentada a subcategoria Performance Media, “tentando adaptar-se àquilo que é a preocupação e a comunicação das marcas, investindo em campanhas específicas de ‘lower funnel’, com o objetivo de aumentar as vendas”, esclarece associação.

Na categoria de Comunicação&RP foi reativada a subcategoria Relatórios e Publicações, que contará com um júri específico para avaliar os trabalhos submetidos a concurso, “de um ponto de vista de design, de clareza e de impacto da comunicação”, explica a APPM. As inscrições para os prémios, que visam reconhecer campanhas e estratégias de marketing inovadoras e eficazes, terminam a 31 de julho.

“Estamos bastante expectantes com os trabalhos que iremos receber na sequência da inclusão destas novas categorias, que refletem a evolução do marketing e as novas exigências do mercado. Acreditamos que estas mudanças não só valorizarão o trabalho dos profissionais de marketing, como também proporcionarão uma maior visibilidade às marcas”, afirma Sandra Alvarez, presidente do júri dos APPM Marketing Awards 2024 e vice-presidente da APPM.

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Francisco Roquette Gautier acumula direção de operações do Grupo Glam com direção-geral da Social Buzz

O novo COO (na foto) foi contratado para reestruturar e gerir uma equipa pluridisciplinar, especializada em marketing de influência, gestão de redes e desempenho digital. Felipa Garnel, consultora de estratégia e novos negócios, passa a estar também responsável pela unidade de criadores digitais

Francisco Roquette Gautier é o novo COO do Grupo Glam. Foi contratado para reestruturar, contratar, reforçar e gerir uma equipa pluridisciplinar especializada em marketing de influência, gestão de redes e performance digital. O novo diretor de operações da empresa acumula o cargo com a direção-geral da Social Buzz, dedicada ao marketing digital. “Esta aposta vem ao encontro dos desafios que o mercado impunha e no sentido de aumentar o ‘scope’ dentro de vários clientes com que temos uma relação comercial com anos de consistência”, explica o Grupo Glam em comunicado de imprensa.

Licenciado em marketing pelo IADE, Francisco Roquette Gautier presidiu o Grupo Storm entre 2003 e 2009, alavancando o negócio do marketing promocional e da organização de eventos. Foi diretor da empresa espanhola GoDirect e geriu comercialmente os blogues do Clix e a Float Play, onde desenvolveu o projeto Blog Agency, que veio a dar origem a uma empresa com o mesmo nome.

Mais tarde, cocriou a série televisiva “A minha vida dava um blogue”, exibida pela SIC Mulher. Em 2016, Francisco Roquette Gautier chega à Luvin’ como COO, cargo que ocupa nos oito anos seguintes, antes de chegar ao Grupo Glam e à Social Buzz, agência do grupo para a qual trabalhava como orador nos cursos de formação lançados pela agência.

“Cheguei com um sentido de missão. O desafio é ambicioso, pois passa por querermos garantir o melhor modelo de serviços adaptado à realidade atual e futura, destoando assim do mercado tradicional das agências de influenciadores e celebridades. Estamos na era dos dados e das ferramentas de inteligência artificial. O marketing de influência e a gestão de redes nunca estiveram tão interessantes e desafiantes como agora”, refere o novo diretor de operações do Grupo Glam.

A contratação de Francisco Roquette Gautier é acompanhada pela promoção de Felipa Garnel. A consultora de estratégia e novos negócios da Glam Celebrity Management, cargo que tinha assumido em dezembro de 2023, passa a estar também responsável pela unidade de criadores digitais do grupo, em parceria com Paula Mourão Ribeiro. A dupla feminina é responsável pela curadoria e gestão da equipa que faz a ponte entre os criadores e as equipas internas da organização.

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Niu escolhe Dentsu Creative para rebranding que marca início de novo ciclo

O reposicionamento acompanha uma reorganização, em que a produção criativa 360º ganha relevo. A empresa liderada por Nuno Santana abandona a designação ‘brand activation’, substituída por ‘experience agency’, numa altura em que a Niu está a investir €1 milhão no reforço da capacidade de produção

A Niu escolheu a Dentsu Creative Portugal para o rebranding, que marca o início de um novo ciclo na empresa liderada por Nuno Santana. Para além de um novo logótipo, abandona também a designação ‘brand activation’ para se passar a apresentar como ‘experience agency’, com o mote ‘Create the new’. A intenção é reforçar a proximidade com os clientes e realçar a especialização da empresa, que comemora o 30º aniversário em 2024, com a aposta numa estratégia de longo prazo, que pretende potenciar o crescimento da Niu.

“A nova identidade de marca transmite a ambição de termos uma visão mais integrada da empresa, uma nova narrativa de negócio e um propósito cada vez mais partilhado entre todas as equipas. Este rebranding não contempla apenas uma alteração de logótipo, dá início a um novo ciclo na empresa, reposicionando uma marca preparada para um futuro cada vez mais acelerado e mais global”, justifica Nuno Santana, CEO da Niu.

O reposicionamento acompanha uma reorganização que redefine quatro áreas-chave, em que a produção criativa 360º ganha relevo, complementado as áreas de experiências de marca, experiências corporativas e experiências de consumo. “Essa área engloba todo o tipo de produção de forma a garantir a autenticidade da experiência do início ao fim”, explica ao M&P Nuno Santana, que está a investir €1 milhão para expandir a capacidade produtiva da Niu.

“Este investimento permite-nos fazer coisas diferenciadas. Estamos focados em conseguir uma complementaridade interna ainda maior, desenvolvendo áreas difíceis, mas que são que são fulcrais à implementações dos nossos projetos. Vamos investir em áreas técnicas, como a serralharia e a carpintaria, que, não sendo sofisticadas, são muito críticas. O setor da construção atravessa uma fase muito complexa, porque há défice de mão de obra”, refere o CEO da Niu.

“Tudo é experiência. Ativar as pessoas e as suas emoções é o que nos torna líderes na criação de experiências no mercado. Este caminho que estamos a construir é um caminho para o amanhã”, acrescenta ainda Nuno Santana. As redes sociais da Niu já exibem a nova imagem da empresa. A renovação do site deverá ocorrer nos próximos dias.

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Dove Men+Care é o novo patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Rugby

A marca de cuidados masculinos da Unilever assinou um acordo para apoiar os Lobos, seleção nacional sénior da modalidade. Labrador, Vimeiro, Hospital da Luz, JCDecaux, Santander, Banana da Madeira, Axians e Cartrack são outras das apoiantes

Dove Men+Care é o novo patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), passando a ser o desodorizante oficial da seleção nacional sénior da modalidade, os Lobos. O acordo assinado com a Unilever Fima permite o desenvolvimento de iniciativas que promovem o cuidado e o bem-estar masculino, “incentivando homens de todas as idades a terem a coragem de cuidar de si mesmos e a desenvolverem a sua confiança através do cuidado superior proporcionado pelos produtos Dove Men+Care”, explica a marca em comunicado de imprensa.

Além de reforçar o apoio à equipa, a insígnia pretende quebrar preconceitos em tornos da masculinidade através das ações promocionais que pretende dinamizar. “É um desejo antigo da nossa marca que finalmente se concretiza, marcando o início de uma relação duradoura e significativa. Acreditamos que esta colaboração refletirá o nosso compromisso em apoiar o bem-estar masculino e a excelência desportiva, fortalecendo ainda mais os valores que partilhamos”, afirma Bernardo Carvalho, diretor de marketing e de digital da Unilever Fima.

Labrador, Vimeiro, Hospital da Luz, JCDecaux, Santander, Banana da Madeira, Axians e Cartrack integram o naipe de marcas que têm colaborado com a FPR em 2024. “É com muito entusiasmo que damos as boas-vindas à Dove Men+Care enquanto patrocinador oficial. Esta parceria é um grande passo para nós, pois partilhamos os mesmos valores de cuidado, força e excelência. Estamos confiantes de que esta colaboração contribuirá significativamente para o desenvolvimento do râguebi em Portugal”, considera Carlos Amado da Silva, presidente da FPR.

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LLYC expande oferta de serviços de análise avançada de dados com aquisição da Zeus

A consultora global de marketing e assuntos corporativos anunciou a compra da empresa especializada na integração, análise e visualização de informação, sediada em Valência. É a primeira aquisição em Espanha fora de Madrid e Barcelona

A LLYC adquiriu a Zeus, uma empresa estratégica especializada na recolha, análise e visualização de dados. Com esta operação, a consultora especializada em marketing e assuntos corporativos reforça a oferta integral da área de marketing, “sobretudo em serviços de ‘growth and transformation’ e de ‘deep learning'”, esclarece a LLYC em comunicado de imprensa, informando que o negócio permite à consultora estratégica estabelecer-se em Valência, uma vez que a Zeus é a primeira empresa que a LLYC compra em Espanha, fora da área de Madrid e Barcelona.

“É a terceira aquisição em 2024, depois da Lambert by LLYC nos Estados Unidos e da Dattis by LLYC na Colômbia. A Zeus representa a 14ª aquisição na história da LLYC”, explica a consultora. Com experiência em transportes, logística, hotelaria, turismo, retalho e campanhas de marketing, a empresa já desenvolveu trabalhos para empresas como a Telefónica, o Banco Santander, a Balearia, a EY, a Just Eat-Take Away e a Ford España.

“Nos termos do acordo, a LLYC adquire uma participação inicial de 80% do negócio da Zeus por um preço baseado no desempenho do EBITDA nos próximos dois anos. A Zeus passa a fazer parte do grupo LLYC e continuará a operar com a marca Zeus by LLYC, liderada por Amparo García, sócia e CEO, e pelos sócios-gerentes Nacho Reig e Lázaro Royo. No segundo semestre do ano, ambas as empresas trabalharão na integração das operações e na concretização das sinergias”, revela a consultora.

Amparo García, Nacho Reig e Lázaro Royo lideram a estrutura, em colaboração com Jesús Moradillo, sócio e diretor-geral de estratégia de marketing solutions europeu, e Gemma Gutiérrez, diretora-geral de marketing solutions europeia. “A visualização de dados é a ferramenta de comunicação mais poderosa do século XXI, é uma capacidade técnica exigida pelos nossos clientes e um serviço que pode ser exportado para todos os mercados em que estamos presentes”, sublinha Adolfo Corujo, sócio e CEO global de marketing solutions da LLYC.

“Estou certo de que a Zeus nos trará muitas vantagens. Reforça a nossa oferta já abrangente e torna-a numa das mais completas do setor”, sublinha o responsável. A compra da Zeus faz parte da ambiciosa estratégia de crescimento da LLYC, que pretende duplicar a dimensão nos próximos cinco anos. “Para atingir este objetivo, estamos a levar a cabo um plano de aquisições seletivas em áreas-chave como a criatividade, a inovação e tecnologia, em mercados estratégicos como a Colômbia, o México, Espanha, Estados Unidos e Brasil”, revela a consultora.

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