As sugestões de Natal de… Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea Portugal
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]
![Luis Batista Gonçalves](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Luis Batista Gonçalves
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea Portugal.
3 campanhas natalícias
“Buster the boxer dog”, a campanha natalícia de 2016 da John Lewis, é uma das que mais a marcaram nos últimos anos. “Familiarizados”, apresentada pela Ikea España em 2018, é outra das que sugere, tal como “O carrossel”, a campanha de Natal que a NOS lançou o ano passado. “Estas são as que destaco entre aquelas de que mais gostei”, confidencia.
3 podcasts
A Beleza das Pequenas Coisas de Bernardo Mendonça. “É um podcast a não perder. Ótimas conversas com pessoas dos mais variados quadrantes, estilos e identidades. Marcou-me, sobretudo, a conversa com a escritora Lídia Jorge e a que teve com o psicólogo Daniel Sampaio. Sempre que tenho um bocadinho de tempo ou vou no carro sozinha, gosto de ouvir”, revela.
Igualmente, com conversas sobre a diversidade, igualdade e inclusão, conduzido por Cláudia Semedo. “É um podcast da Ikea. Teve início em 2020 e vai já na quarta temporada. Aborda todas as dimensões de temas relacionados com igualdade, diversidade e inclusão. E, em cada episódio, damos voz aos testemunhos dos nossos colaboradores e convidamos especialistas de cada área. A quarta temporada estreou agora”, avisa.
Isso Não Se Diz de Bruno Nogueira. “É, para mim, o melhor humorista português, com a sua capacidade de inovar, arriscar e de falar de temas sensíveis. Nos tempos que correm, sabe bem desligar do mundo e ligar-me ao seu sentido de humor”, desabafa Mónica Sousa.
3 livros
A primeira recomendação é uma obra especializada, “This is marketing” de Seth Godin (Penguin Publishing Group). “É um livro que ajuda a perceber a importância da empatia enquanto aspeto central no marketing, com boas citações e casos práticos que nos ajudam a compreender além da teoria”, justifica.
“It’s not how good you are, it’s how good you want to be” de Paul Arden (Phaidon Press) é outro dos incontornáveis. “Acho que é dos livros que mais ofereço e que, volta e meia, folheio em busca de inspiração. Tem histórias curtas, bons conselhos e, acima de tudo, esta ideia de olharmos para o futuro sempre com vontade de fazer mais e melhor, porque não há impossíveis”, considera.
“Kafka à beira-mar” de Haruki Murakami (Casa das Letras). “Por mais livros que leia, continua a ser o meu escritor favorito. A forma descritiva, original e entusiasmante como descreve as situações e as referências musicais faz-nos viajar na história e fazer parte dela”, elogia.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Está longe de ser a prenda mais difícil de conseguir. “Para o Natal, quero um espelho Stockholm da Ikea para ampliar a minha sala e torná-la ainda mais bonita”, confessa. “Ainda por cima, é um dos produtos que temos a um preço ainda mais baixo”, sublinha a country marketing manager da Ikea Portugal.