São cinco as grandes tendências da produção de podcasts. A utilização de IA é uma delas
A Escola Portuguesa de Podcasting não tem dúvidas. Em 2024, cresce o número podcasts de negócios, marcas e empreendedores e também passa a ser maior a utilização de inteligência artificial […]
Luis Batista Gonçalves
Carlos Rodrigues na direção da Sábado
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em dezembro
Alphalink entrega à EDC comunicação integrada
Madalena Pereira é a nova diretora de marketing da JLL
SJ preocupado com futuro do Público
Tolerância à publicidade no ‘streaming’ está a aumentar
Há otimismo na comunicação social, apesar dos desafios políticos e tecnológicos
George Clooney protagoniza anúncio da Nespresso, com Eva Longoria, Camille Cottin e Kim Go Eun (com vídeo)
BBDO Portugal faz campanha em Times Square (com vídeo)
Leo Burnett e Publicis Worldwide fundem-se e nasce a Leo
A Escola Portuguesa de Podcasting não tem dúvidas. Em 2024, cresce o número podcasts de negócios, marcas e empreendedores e também passa a ser maior a utilização de inteligência artificial (IA) na sua produção e promoção, vaticina o estabelecimento de ensino, que já identificou as cinco grandes tendências que vão marcar o setor. “Cerca de um quarto da população mundial consome este tipo de conteúdo e as empresas e as marcas nacionais estão, cada vez mais, a aderir a este formato”, sublinha Liliana Marques, fundadora e CEO da instituição.
1. Vodcast(s) em alta
Em 2023, o recurso ao vídeo para a produção de podcasts aumentou, dando origem a mais videocasts ou vodcasts. “Esta tendência será para continuar em 2024. Não só porque podemos chegar a outro tipo de público com este formato de podcast mas também porque, desta forma, conseguimos utilizar todas as potencialidades do YouTube. Da mesma forma, as próprias plataformas agregadoras de podcast, como é o caso do Spotify, também já permitem o formato de vídeo”, refere a especialista.
2. Podcasts ao vivo
Também vão ser mais. “Apesar de uma das grandes vantagens do podcast ser o facto de ser um conteúdo on-demand, sempre disponível para que os ouvintes o possam consumir quando e onde quiserem, a verdade é que, em Portugal, começa a assistir-se a uma tendência que não poderemos de todo ignorar em 2024: os podcasts ao vivo”, avança Liliana Marques.
“A magia do ao vivo continua a ter espaço no mercado e o podcast não é exceção. Online, presencialmente ou no Metaverso, teremos, no próximo ano, várias oportunidades de assistir a episódios de podcast gravados ao vivo, com mais ou menos interação do público”, acredita a dirigente, autora do livro “Falas para o mundo? – Tudo o que precisas para planear o teu podcast de negócio” (McSill Media).
3. Podcasts internos
Também se vão multiplicar. “Até aqui, as empresas e as grandes marcas utilizavam os podcasts para comunicar e agregar comunidade dos seus públicos externos, nomeadamente captação de leads e clientes, bem como conteúdos de entretenimento e/ou infoentretenimento”, sublinha a executiva.
“No entanto, o podcast e as suas vantagens são algo que as grandes empresas e marcas poderão utilizar com os seus públicos internos, quer sejam, os colaboradores, fornecedores, franchisados ou qualquer outros stakeholders. Foram já algumas as empresas lusas que o fizeram este ano ou recentemente e, como tal, em 2024, vai registar um crescimento ainda mais acentuado. Teremos cada vez mais empresas a utilizar os podcasts para potenciar a sua comunicação interna”, garante Liliana Marques.
4. Profissionalização dos podcasts
À semelhança do que se antevê no mundo dos influenciadores digitais, também aqui se assistirá a uma evolução. “Alguns estudos indicam que, ao longo deste ano, a nível global, houve uma diminuição no número de episódios e podcasts lançados. Muito se deveu, sobretudo, ao regresso à rotina no pós-pandemia. Mas tal não se refletiu, contudo, no número de ouvintes dos podcasts. Isto significa que os ouvintes estão cada vez mais exigentes”, justifica a especialista.
“Este ano, já se assistiu, e no próximo ano irá com certeza continuar a assistir-se, a um aumento da profissionalização dos podcasts, quer no que diz respeito à qualidade do áudio, quer no que diz respeito aos conteúdos apresentados. Surgirão podcasts com mais qualidade ao nível técnico mas também com conteúdo cada vez mais profissional”, acredita Liliana Marques.
5. Utilização de IA
É uma das muitas áreas onde esta tecnologia vai dar que falar. “A IA não é o futuro, é cada vez mais o presente e no mundo do podcast não é exceção. Já começaram, e com certeza irão continuar, as discussões da utilização de IA e robôs nos podcasts. No entanto, na minha perspetiva, a IA poderá ser uma mais-valia para podcasters que trabalham a solo, nomeadamente para edição e masterização do áudio, permitindo assim elevar a qualidade do áudio apresentado nos podcasts”, refere a especialista.
“Por outro lado, a IA poderá ser vantajosa na pós-produção dos mesmos, por exemplo, na transcrição e na elaboração da descrição e notas do podcast, facilitando assim a vida dos podcasters. Por fim, deverá ser ainda útil, no caso dos videocasts, fazendo automaticamente cortes e legendagens, permitindo desta forma a reutilização e distribuição dos conteúdos de podcasts nas mais diversas plataformas”, explica ainda.