Salesforce com novas ferramentas que tiram partido da IA Generativa
Imagine que poderia incorporar uma ferramenta de inteligência artificial a uma plataforma de CRM para impulsionar a área do marketing, vendas ou serviço? Esta é uma das novidades apresentadas pela […]
Sónia Ramalho
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Imagine que poderia incorporar uma ferramenta de inteligência artificial a uma plataforma de CRM para impulsionar a área do marketing, vendas ou serviço? Esta é uma das novidades apresentadas pela Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), para já em testes beta e disponíveis até ao final do primeiro trimestre de 2024. As novas ferramentas vão permitir que as empresas possam incorporar nas soluções Salesforce o poder da IA Generativa.
As soluções recentemente apresentadas no evento Dreamforce têm como base o Einstein Trust Layer, que protege dados sensíveis e permite que as empresas possam confiar nos dados criados pelas respostas de IA Generativa. Adicionalmente, a empresa anunciou a Plataforma Einstein 1 e Einstein Copilot nas principais clouds (marketing, vendas, serviço e comércio).
O poder do Einstein
Mas afinal, quais as novidades disponibilizadas por estas novas ferramentas? Enquanto o Einstein 1 impulsiona a produtividade e experiências de confiança baseadas em dados, IA e CRM, o novo Einstein Copilot é um assistente conversacional que utiliza IA Generativa e está integrado em todas as aplicações Salesforce.
“Após o Dreamforce, onde fizemos o anúncio oficial de todas as nossas novas soluções no âmbito da IA Generativa, as mesmas têm sido apresentadas às empresas portuguesas com as quais trabalhamos, e algumas já estão inclusivamente a testar com sucesso a integração de IA Generativa nas suas ferramentas Salesforce”, destacou Fernando Braz, country leader da Salesforce em Portugal. “As empresas portuguesas estão muito atentas às potencialidades da IA Generativa e querem perceber de que forma a integração desta tecnologia pode acrescentar
valor aos seus negócios”.
Para apoiar os clientes na área de dados, a empresa apresentou o Salesforce Data Cloud, que conecta todos os dados num único framework, permitindo ter uma só fonte sobre os dados dos clientes, eliminando o problema de silos e dados desconectados.
“As oportunidades e o potencial que esta tecnologia proporciona estão apenas no início, mas já começamos a ver alguns resultados interessantes nos nossos clientes, que já estão a capacitar as suas ferramentas com IA Generativa, com poupanças significativas através da automação de processos que permitem, por exemplo, um atendimento ao cliente mais eficaz”, explicou Tiago Esteves, principal solution engineer da Salesforce em Portugal.
Dados da McKinsey revelam que, até 2030, a integração da IA Generativa nas empresas vai permitir que 30% do tempo dos colaboradores possa ser libertado para outras tarefas, aumentando a produtividade dos profissionais de vários setores.