Jornalistas à beira de um ataque de nervos. Novo podcast põe o dedo na ferida
João Carlos Marques era jornalista há duas décadas quando resolveu bater com a porta. “Decidi demitir-me numa quinta-feira e fi-lo numa sexta-feira de manhã. Nessa noite, fui jantar com uns […]
Luis Batista Gonçalves
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
João Carlos Marques era jornalista há duas décadas quando resolveu bater com a porta. “Decidi demitir-me numa quinta-feira e fi-lo numa sexta-feira de manhã. Nessa noite, fui jantar com uns amigos meus, um jantar que já estava marcado. Fui, para lá, de mota a gritar no meio da rua, mas a gritar de alegria. Aí é que me apercebi o mal que aquilo me estava a fazer”, desabafa José Carlos Marques.
“Aquilo” era a profissão que, uma vintena de anos antes, tinha abraçado de corpo e alma. Uma opção que, com o passar do tempo, começou a afetar a sua saúde mental. “Tirei 500 quilos de cima de mim, mas nunca me arrependi da decisão, nem 10 segundos”, confessa o ex-jornalista em Queimei! – Vamos Falar de Burnout, um novo podcast da Antena 1, também disponível na plataforma digital RTP Play.
Segundo o Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Jornalistas em Portugal, o panorama está longe de ser animador. 48% dos inquiridos apresenta níveis elevados de esgotamento, 38% aponta problemas mentais decorrentes da função e 18% evidencia níveis de exaustão emocional entre o muito elevado e o extremamente elevado.
Desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), este podcast sobre jornalistas e condições de trabalho, que está a ser produzido por Isabel Nery, Eliana Oliveira, João Miguel Rodrigues, Miguel Midões e Miguel van der Kellen, conta com seis episódios e reúne relatos de profissionais que se viram a braços com situações de exaustão causadas pelo ofício.