JLR: a nova identidade corporativa da Jaguar Land Rover
Recentemente, a Jaguar Land Rover mudou de identidade e passou a denominar-se JLR numa transformação de identidade corporativa com vista a tornarem-se uma “House of Brands”. Antes, as quatro marcas […]
![Sónia Ramalho](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Sónia Ramalho
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
Recentemente, a Jaguar Land Rover mudou de identidade e passou a denominar-se JLR numa transformação de identidade corporativa com vista a tornarem-se uma “House of Brands”. Antes, as quatro marcas Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar traduziam-se em duas (Jaguar e Land Rover), apresentando-se agora como marcas individuais.
“Através de JLR procuramos eliminar qualquer ambiguidade, realçar o ADN único de cada uma das nossas marcas, que passam a ter a sua própria identidade como marcas e não somente como modelos – e acelerar a concretização da visão da empresa de apostar no luxo moderno”, revelou ao Meios & Publicidade Félix Olavarrieta, diretor geral de marketing da Jaguar Land Rover Ibéria.
O processo criativo da nova identidade “centrou-se na elegância, na modernidade e numa atitude vanguardista para tornar clara a direção que a empresa irá seguir e as suas aspirações. O perfil descendente do “J” tem como objetivo proporcionar elegância ao design, enquanto as linhas leves do logótipo evocam a mudança para o requinte e modernidade”, explicou Félix Olavarrieta.
![](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2023/10/felix-olavarrieta-300x200.jpg)
Félix Olavarrieta, diretor geral de marketing da Jaguar Land Rover Ibéria
O que também mudou na estratégia da empresa foi a agência de marketing. “Estamos, desde abril deste ano, a trabalhar com a Hearts & Science, que integra o Omnicom Media Group. A mudança realizou-se no âmbito da nossa estratégia Reimagine e reforça o compromisso de criarmos marcas de luxo moderno”, explica o responsável.
“Depois de um exigente processo de seleção, a Hearts & Science demonstrou ser o parceiro ideal para auxiliar a JLR a unificar a nossa House of Brands e, como tal, está agora responsável por gerir o marketing das quatro marcas da JLR”. A nova identidade visual resultou de um trabalho da Accenture Song, outro dos parceiros com quem trabalham todos os mercados a nível europeu.
Apesar de valorizarem a construção de relações duradouras e de confiança com os parceiros, a escolha da nova agência é justificada com o processo de transformação da identidade corporativa da JLR. “Sentimos que era o momento indicado para abordar o mercado e encontrar um parceiro totalmente alinhado com a nossa nova visão e capaz de unificar o nosso atual posicionamento de House of Brands”.
Quanto a novas campanhas, “durante os meses de outubro e dezembro vamos ter duas campanhas no ar, uma direcionada para o Range Rover Sport e outra para o Jaguar F-Pace. Estas são campanhas multimeios, que vão estar presentes em meios como imprensa (papel), televisão conectada (CTV) e OOH”, revela Félix Olavarrieta.
Para 2024, a marca vai lançar o primeiro Range Rover 100% elétrico e prepara “um ambicioso plano de marketing que possa impulsionar o sucesso deste modelo em Portugal e Espanha”.