Influenciadores digitais identificam mais as parcerias pagas, garante estudo
Ao contrário que sucedia ainda há poucos anos, os influenciadores digitais estão atualmente a assinalar de uma forma mais clara e transparente as parcerias pagas que vão fazendo com as […]
Luis Batista Gonçalves
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Ao contrário que sucedia ainda há poucos anos, os influenciadores digitais estão atualmente a assinalar de uma forma mais clara e transparente as parcerias pagas que vão fazendo com as marcas um pouco por toda a Europa, garante um estudo internacional divulgado pela Autorité de Régulation Professionnelle de la Publicité (ARPP).
Depois de analisarem 30.000 publicações feitas em 2022 por 7.300 influencers com milhares de seguidores em redes sociais como o Instagram, o TikTok e o YouTube, os autores da pesquisa concluíram que os casos de publicidade encapotada diminuíram em comparação com os números recolhidos em anos anteriores. Em 2020, apenas 73% identificava convenientemente essas publicações nas suas plataformas.
Em 2021, essa percentagem subiu para os 83% e, em 2022, atingiu os 89%, um valor recorde. “Tem-se assistido a uma melhoria das boas práticas e tudo aponta para que essa tendência se acentue em 2023”, defende a ARPP em comunicado. Segundo o estudo, os microinfluenciadores, que não ultrapassam os 10.000 seguidores, são os que menos assinalam as parcerias remuneradas que vão estabelecendo para promover empresas, produtos e/ou serviços, com cerca de 23% a não mencionar diretamente essas colaborações pagas.