Loba desenvolve novo site do Observatório de Preços
Não é preciso recorrer ao Observatório de Preços para perceber que está a pagar mais pelos bens alimentares que habitualmente adquire. No entanto, a consulta regular do novo site desenvolvido […]
Luis Batista Gonçalves
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Não é preciso recorrer ao Observatório de Preços para perceber que está a pagar mais pelos bens alimentares que habitualmente adquire. No entanto, a consulta regular do novo site desenvolvido pela agência Loba a pedido do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), organismo sob tutela do Ministério da Agricultura e Alimentação, permite acompanhar de perto a evolução da atual escalada de preços.
A nova ferramenta disponibiliza informação regular sobre a evolução dos custos de 26 produtos alimentares em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção ao consumo. “É uma plataforma clara e útil, que garante uma perceção real daquilo que esta a ser cobrado pela entrega dos alimentos aos consumidores”, esclarece o GPP em comunicado de imprensa.
“Monitorizando os preços de forma eficaz, o Observatório de Preços quer assumir-se como um instrumento de reforço da transparência e eficiência do processo de comercialização de produtos agroalimentares”, refere ainda o documento.
“Se, por um lado, o consumidor tem acesso a informação transparente, empoderando-o no momento da compra, por outro, o Governo pode tomar decisões com base no maior número de informação possível”, assegura a organização.
“Estruturado de uma forma simples e intuitiva por uma equipa experiente de gestão, design, backend e frontend, o resultado é uma proposta de grande valor acrescentado para o público português, incluindo produtores e consumidores, permitindo uma transparência até agora impossível na fileira alimentar”, garante o GPP.
“O Observatório de Preços é um excelente instrumento de transparência do mercado, revelando, de forma acessível, informação que até agora só estava disponível em formatos indecifráveis para o cidadão comum”, sublinha também Manuel Pinhão, diretor de web da Loba, agência especializada em experiência de cliente fundada há 23 anos.