Comunicação comercial de vinhos e bebidas espirituosas na internet com novas regras
A Auto Regulação Publicitária (ARP) introduziu alterações ao seu código de autorregulação da comunicação comercial de bebidas alcoólicas, adotando a partir de agora as regras específicas que usa em todas […]
Luis Batista Gonçalves
In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda
José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação
Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
A Auto Regulação Publicitária (ARP) introduziu alterações ao seu código de autorregulação da comunicação comercial de bebidas alcoólicas, adotando a partir de agora as regras específicas que usa em todas as suas comunicações de mensagens educacionais também na internet.
O slogan “Seja responsável. Beba com moderação” passa, assim, a abranger todas as comunicações comerciais destes produtos realizadas neste suporte, “atendendo à importância crescente da publicidade digital”, justifica a organização lusa em comunicado de imprensa.
“Com base no código de autorregulação, que foi subscrito por um número significativo de empresas do setor, diversas marcas efetuaram a adesão ao sistema de pre-clearance disponibilizado pela ARP. Este sistema voluntário, ao serviço da autorregulação, faz depender a veiculação da publicidade de uma análise prévia, por parte da ARP, que ateste a conformidade ético-legal daquela”, refere o documento.
“Até à data, o serviço de pre-clearance prestado pela ARP no setor dos vinhos e bebidas espirituosas incidia sobre a comunicação comercial feita nos meios rádio, televisão, cinema, imprensa e outdoor, passando agora a contemplar também a análise da publicidade feita no meio internet”, informa ainda a instituição.
“Os pareceres prévios vinculativos emanados há vários anos, pela ARP, no setor dos vinhos e bebidas espirituosas, são uma prova evidente da responsabilidade e boa-fé das empresas do setor, que passam agora a submeter também para análise, previamente, de forma regular, a sua comunicação comercial na internet”, sublinha Nuno Pinto de Magalhães, presidente da direção da Auto Regulação Publicitária.
“O setor do vinho está empenhado, há vários anos, em contribuir para a criação de uma cultura responsável de consumo de bebidas alcoólicas, através do seu programa internacional Wine In Moderation. A autorregulação da comunicação comercial é um dos pilares fundamentais desse movimento, pelo que aderimos imediatamente ao desafio da ARP de alargar o sistema de pre-clearance ao meio digital”, assume Ana Isabel Alves, diretora executiva da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV).