OCI distingue Efacec, BNP Paribas, Ageas, Brisa, Pestana, Fnac e Jerónimo Martins
A XII edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI) distinguiu as estratégias da Efacec, BNP Paribas Portugal, Grupo Ageas Portugal, Brisa, Pestana Hotel Group, Fnac e as alunas […]
Luis Batista Gonçalves
O que pode ler na edição 964 do M&P
M&P 964: Entrevista com Filipa Appleton + De Portugal Para o Mundo com João Silva, no Dubai + Maria Cristina Anahory
Fora do Escritório com Rodrigo Freixo, diretor de crescimento do WPP Portugal
Canal angolano TV Zimbo chega a Portugal
Wowme assume comunicação da marca francesa Le Creuset
Há mais anunciantes a abandonar o X
Portugueses estão a ler mais, revela estudo da APEL
Campanha dos copos da McDonald’s está de regresso
Uma verdade com uma solução tão simples
Fora do Escritório com Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux&Gill
A XII edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI) distinguiu as estratégias da Efacec, BNP Paribas Portugal, Grupo Ageas Portugal, Brisa, Pestana Hotel Group, Fnac e as alunas Susana Sobreiro da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e Sandra Costa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Fundado em 2010 pela empresa global de comunicação e posicionamento estratégico Atrevia Portugal e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), o OCI reconhece, premeia e divulga anualmente as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação Interna, além de trabalhos académicos e editoriais de relevo na área.
Na edição deste ano, a Efacec foi distinguida na categoria Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) com “Make it smart, make it better, make it happen”, projeto que repensa a abordagem a 11 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU, tornando-os mais eficazes e tangíveis no negócio e na estratégia da empresa.
Na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna, venceu o BNP Paribas, com “Palco para a mudança”, projeto que contou com a participação dos colaboradores do banco, dando origem a várias iniciativas de responsabilidade social e ao reforço do employer branding da marca.
O Grupo Ageas Portugal foi premiado na categoria de Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o projeto “Olá amanhã”, que teve como propósito principal a preparação dos colaboradores para a mudança para os novos edifícios da seguradora e para as novas formas de trabalhar definidas para criar uma cultura única e agregadora no seio da organização.
A Brisa venceu na categoria de Eventos Internos, com “Festa dos trabalhadores – 50 anos Brisa – A viagem”, projeto de comunicação interna desenvolvido para assinalar o quinquagésimo aniversário da empresa, envolver os trabalhadores na celebração e reforçar o engajamento interno.
O Pestana Hotel Group foi premiado na categoria Global: Campanhas Internacionais, com “Workshops DISCOVER our culture”, um projeto pensado para promover a cultura da organização e promover o sentimento de união dos que a integram.
Na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna, a distinção foi para a Fnac, com “Digitaliza-te”, um projeto de digitalização de processos que pretende facilitar a vida aos colaboradores da empresa.
A Jerónimo Martins recebeu o prémio Distinção do Júri pelo projeto “Campanha de comunicação de saúde mental”, uma iniciativa desenvolvida com o propósito de combater o estigma que persiste, difundir os apoios existentes e melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde psicológica através da facilitação do processo de inscrição aos que assim o pretendam.
Na categoria de Melhor Trabalho Académico, Sandra Costa, aluna do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, foi distinguida pelo trabalho “A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores – Estudo de caso: Aegon Santander Portugal”.
Na categoria Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP, o prémio foi atribuído à aluna Susana Sobreiro, pela dissertação “Exploring the best internal communication practices for optimal employee engagement in corporate sustainability: Hi Fly case study”.