Maioria acede às redes depois de jantar. Mas há mais gente a espreitá-las logo de manhã
Muitos, assim que acordam, deitam logo a mão ao telemóvel e, nos tempos que correm, ainda são mais a fazê-lo. De acordo com o estudo “Os portugueses e as redes […]
Luis Batista Gonçalves
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Muitos, assim que acordam, deitam logo a mão ao telemóvel e, nos tempos que correm, ainda são mais a fazê-lo. De acordo com o estudo “Os portugueses e as redes sociais 2023”, realizado pela Marktest desde 2011, 75,4% dos utilizadores destas plataformas consulta-as entre as 07h e as 09h. “Este é, de resto, um hábito que aumentou significativamente ao longo do último ano. Em 2022, apenas 48,5% admitia ligar-se tão cedo a estas plataformas”, refere a empresa de estudos de mercado, audiências, marketing research e media.
“Significa que este comportamento madrugador apresentou um crescimento de quase 27 pontos percentuais em apenas um ano. É o maior crescimento registado na análise ao uso de redes sociais por faixas horárias”, refere ainda o documento. Apesar de nos estarmos a ligar às redes sociais cada vez mais cedo, o timing preferencial da maioria dos utilizadores nacionais para interagir com estas plataformas digitais é, todavia, outro.
“O horário preferido continua a ser entre as 20h e as 22h. Esse é o horário utilizado por mais de 88% dos portugueses com perfis em redes sociais para consultarem os seus murais”, avança a Marktest. Segundo o estudo, 95,2% dos utilizadores nacionais de redes sociais assume que as consulta, pelo menos, uma vez por dia, com 85,3% a admitir mesmo fazê-lo várias vezes ao dia.
“O hábito de acesso cresce em quase todas as faixas horárias, com exceção do período entre as 22h e as 00h, [altura em que se regista uma] redução de cerca de seis pontos percentuais, para os 67%”, revela ainda a empresa. “Quanto ao tempo despendido com redes sociais ao longo do dia, a utilização média situa-se, em 2023, nos 95 minutos, mais de uma hora e meia por dia, ultrapassando os 153 minutos, duas horas e meia diárias, nas camadas mais jovens da população”, sublinha ainda o estudo.