Novo packaging sustentável da Salmarim rende prémio internacional à Nuts Branding
As novas embalagens de flor de sal da Salmarim foram distinguidas na categoria de Packaging na terceira edição do Red Dot Award: Brands & Communication Design, um dos concursos internacionais […]
Luis Batista Gonçalves
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
Campanha da Intellias revela lado humano da indústria tecnológica (com vídeos)
OpenAI quer integrar anúncios no ChatGPT
As novas embalagens de flor de sal da Salmarim foram distinguidas na categoria de Packaging na terceira edição do Red Dot Award: Brands & Communication Design, um dos concursos internacionais de design mais prestigiados do mundo. Este trabalho de rebranding foi desenvolvido pela Nuts Branding, agência criativa que trabalha marcas de gastronomia e turismo, em colaboração com a marca de Castro Marim, no Algarve.
Para promover as cinco referências da nova gama, a empresa apostou num design simples, com linhas contemporâneas e depuradas, “com foco na sustentabilidade ambiental na escolha dos materiais selecionados e na responsabilidade social pela escolha de artesãos e indústrias tradicionais envolvidas na produção”, informa a Nuts Branding.
“Todos os materiais usados no novo packaging são portugueses ou produzidos em Portugal e foram concebidos e selecionados com este propósito. A começar pela cortiça, que é um material ecológico e bastante resistente, com uma longevidade ilimitada, para além de ser um material autóctone e um dos maiores legados identitários de Portugal”, refere ainda a empresa criativa sediada em Paço de Arcos.
Além de vidro reciclado proveniente da indústria vidreira tradicional, escolhido com o propósito de apoiar esta atividade económica, as novas embalagens integram uma pequena colher de madeira, uma peça única, esculpida à mão pelo artesão Wesley Sacardi a partir de desperdícios de madeira. No rótulo, utilizam também um papel reciclado e ecológico, de origem controlada, certificado internacionalmente pelo Forest Stewardship Council (FSC).
“Cada folha é única devido ao processo envolvido no seu fabrico. As manchas e os salpicos no papel são lascas de madeira naturais que permitem o toque orgânico que a agência pretendia. O design e os elementos gráficos foram pensados para reduzir ao máximo a área de impressão e a quantidade de tinta usada na produção dos rótulos, para se obter um design mais sustentável”, assegura ainda a agência.
A reação dos vencedores
Esta distinção internacional enche os que estiveram envolvidos no rebranding de orgulho. “Este prémio honra não só cerca de três anos de trabalho conjunto, com estudos de vários protótipos de caixas, diversas maquetes e visitas a vários produtores de cortiça e de vidro, mas também a qualidade deste produto excecional. Acreditamos que vai marcar uma nova etapa na nossa vida e na da Salmarim”, acredita Patrícia Conde, CEO da Nuts Branding.
“Este galardão representa o culminar de um sonho, o ir além do produto para reconhecer a qualidade através do design, sem necessidade de selos. O sal é tido como um produto barato, sem valor. Este é um dos meios de valorizar e de trazer reconhecimento a este produto”, defende Jorge Raiado, cofundador da Salmarim. A entrega do prémio acontece no próximo dia 3 de novembro, numa gala na Konzerthaus Berlin, na Alemanha.