Hábitos de compra: estudo revela que maioria pesquisa online antes de comprar
A internet veio revolucionar a vida dos portugueses e até tornar algumas das decisões que tomam no quotidiano mais racionais. De acordo com um novo inquérito, feito a uma amostra […]

Luis Batista Gonçalves
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
A internet veio revolucionar a vida dos portugueses e até tornar algumas das decisões que tomam no quotidiano mais racionais. De acordo com um novo inquérito, feito a uma amostra de 1.217 voluntários nacionais, a maioria já pesquisa online o que está a pensar comprar e só depois de se certificarem que as características dos produtos ou serviços lhes agradam é que muitos concluem as transações.
Segundo este novo estudo, que resulta de uma parceria entre a Adsmovil e a Digital Turbine, alguns não despendem mais do que uns minutos nessa confirmação, mas 58,4% dos inquiridos ainda passam “algum tempo à procura dos melhores negócios antes de efetuarem a compra”, refere o documento.
Há três tipos de sites e de aplicações utilizadas nessas pesquisas que sobressaem. As redes sociais, referidas por 99,1% dos inquiridos, lideram a lista das plataformas digitais preferidas pelos portugueses. Em segundo lugar, surgem os serviços de chat/messaging, mencionados por 98,1%. Os motores de busca, apontados por 94,4% dos auscultados, completam o pódio.
Recomendações dos mais próximos são as mais valorizadas
De acordo com a análise da Adsmovil e da Digital Turbine, as recomendações dos que nos estão mais próximos são as mais valorizadas no processo de decisão de compra em todas as alturas do ano. “A descoberta de marcas, para 38,3% dos inquiridos, acontece com base nas recomendações boca a boca que são feitas pelos amigos ou pela família”, revela o estudo.
Mais de um terço dos inquiridos chega a novos produtos e serviços e até novas insígnias através dos motores de busca (37,1%) ou de anúncios nas redes sociais (36,9%). “Mesmo estando num período de descanso, muitos consumidores estão em situações em que podem ser impactados por publicidades”, garantem os autores da investigação, numa mensagem claramente direcionada para as empresas e marcas anunciantes.
Maioria recorre às promoções para obter preços mais vantajosos
A análise levada a cabo também incidiu sobre os hábitos de consumo no período de regresso às aulas. “A maioria dos compradores nas campanhas promovidas tem entre 45 e 54 anos (30,3%) e entre 35 e 44 anos (26,7%) e o rendimento anual destes agregados familiares situa-se principalmente entre os 8 mil e os 12 mil euros”, refere o estudo.
Fãs de promoções, os portugueses tentam aproveitá-las ao máximo sempre que podem. Esta altura não é exceção. “58,3% dos inquiridos confirma que usa um código de desconto ou cupões no momento das compras de regresso às aulas para tentar obter melhores preços”, lê-se no relatório que sintetiza as conclusões do inquérito.
“Nos períodos de grande procura de artigos, como é o caso da época de regresso às aulas, a publicidade digital pode ser o caminho a seguir, uma vez que 18,5% dos portugueses assume passar entre uma a duas horas online no telemóvel, enquanto 17% revela estar de olhos no ecrã entre duas a três e 13,5% permanece lá entre três e quatro”, defendem os autores do estudo.