JMJ gerou perto de 20 mil notícias numa semana. Televisões emitiram mais de 532 horas
Os números recolhidos pelo Clipping Mediamonitor da Marktest confirmam que o impacto mediático da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal foi (muito) grande. Na semana do evento, que decorreu […]
Luis Batista Gonçalves
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Os números recolhidos pelo Clipping Mediamonitor da Marktest confirmam que o impacto mediático da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal foi (muito) grande. Na semana do evento, que decorreu entre 1 e 6 de agosto, foram produzidas 19.426 notícias pelos meios de comunicação social portugueses. Nesse período, as televisões em canal aberto e os canais de cabo informativos emitiram mais de 532 horas sobre a iniciativa.
A CNN Portugal foi a que mais notícias deu (1.526), seguida de perto pela SIC Notícias (1.515). Juntamente com a RTP3 (1.258), foram os canais que mais espaço em antena dispensaram ao tema. A CNN Portugal e a SIC Notícias foram, todavia, os únicos canais a dedicar mais de uma centena de horas de emissão à JMJ.
“No total, os canais de televisão emitiram 7.373 notícias. Um volume que, na segmentação por tipo de media, só foi ultrapassado pelos meios online, que publicaram 8.391 notícias. Nas estações de rádio, foram identificadas pelo Clipping Mediamonitor 2.422 peças e na imprensa nacional 1.240 notícias”, informa ainda a Marktest em comunicado.
“Entre as rádios, a Antena 1 foi a estação que mais tempo dedicou ao tema, com 748 notícias e 54 horas de emissão. Na imprensa, o Correio da Manhã foi o título que mais espaço dedicou à JMJ, com 90 artigos, enquanto que nos meios online o destaque foi assumido pelo Notícias ao Minuto, com 413 notícias”, revela ainda o documento.
Na análise ao evolutivo de notícias publicadas ao longo da semana, é também possível verificar que os primeiros dois dias do Papa Francisco em Portugal foram os que suscitaram o maior número de notícias. No dia 2, foram 3.373. No dia 4, chegaram às 3.442. Nesse período, o tempo de emissão nas rádios e televisões também aumentou. Foram mais de 112 horas em cada um dos dias.
“Os indicadores recolhidos e trabalhados através do serviço Clipping Mediamonitor da Marktest confirmam, assim, o grande impacto mediático do evento que trouxe a Lisboa o Papa Francisco e que, nalguns dias, dominou quase por completo a agendas das redações dos media nacionais”, refere ainda a empresa de estudos de mercado, audiências, marketing research e media.