Bareme Rádio: Comercial volta a ter razões para celebrar
Em junho, a Rádio Comercial voltou a ser a estação mais ouvida pelos portugueses, com um reach semanal de 39,8%, contra os 38,1% da RFM, que, segundo dados do Bareme […]
Luis Batista Gonçalves
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Em junho, a Rádio Comercial voltou a ser a estação mais ouvida pelos portugueses, com um reach semanal de 39,8%, contra os 38,1% da RFM, que, segundo dados do Bareme Rádio da Marktest, ocupa a segunda posição. O terceiro lugar é ocupado pela M80, com 20%. Em termos de audiência acumulada de véspera (AAV), a emissora dirigida por Pedro Ribeiro conseguiu 21,6% contra os 19% da RFM. A rádio que privilegia a música das décadas de 1970, 1980 e 1990 não foi além dos 8,2%.
No que respeita ao share de audiência, a Rádio Comercial atingiu 28,4%, mais 4,8% do que a RFM. A M80 não foi além dos 8,6%. A quarta estação mais ouvida é a Renascença, rádio do grupo Renascença Multimédia, com 15,9% de reach semanal, 5,9% de AAV e 5,4% de share de audiência. O quinto lugar é ocupado pela Cidade FM. A rádio do grupo Bauer Media Audio Portugal terminou o mês com 12,1% de reach semanal, 4,6% de AAV e 3,3% de share de audiência.
Num universo de quase 8,6 milhões de ouvintes, a Antena 1, em sexto lugar, conseguiu 9,3% de reach semanal, 4,3% de AAV e 4% de share de audiência. Voltou a ser a rádio mais ouvida do grupo RTP, que também detém a Antena 2 e a Antena 3. 9,1% de reach semanal, 3,6% de AAV e 3% de share de audiência foi a performance conseguida pela TSF, em sétimo lugar.
Nas quatro semanas de junho, a Mega Hits, a oitava rádio mais ouvida em território nacional, registou 8,7% de reach semanal, 3,1% de AAV e 2,4% de share de audiência. O nono lugar é ocupado pela Antena 3, com 5,6% de reach semanal, 2,2% de AAV e 2,4% de share de audiência, a mesma percentagem alcançada pela Mega Hits. No fim do top 10, surge a Smooth FM, rádio do grupo Bauer Media Audio Portugal, com 2,9% de reach semanal, 1,1% de AAV e 1% de share de audiência.
Bauer Media Audio Portugal (também) mantém a liderança
Em termos de grupos empresariais, a diferença é de apenas 2,9%, mas a Bauer Media Audio Portugal continua a liderar o Bareme Rádio da Marktest. No mês de julho, a proprietária da Rádio Comercial, da M80, da Cidade FM, da Smooth FM e da Vodafone FM acumulou 54,6% de reach semanal, 31,1% de AAV e 41,5% de share de audiência num total de 84,5% de reach semanal, 61,6% de AAV e 100% de share de audiência.
O segundo lugar é ocupado pela Renascença Multimédia, dono da Rádio Renascença, da RFM e da Mega Hits. 51,7% de reach semanal, 25,7% de AAV e 31,8% de share de audiência foram as percentagens conseguidas pelo grupo nas quatro semanas do mesmo. No mesmo período, as rádios da RTP, que ocupam o terceiro lugar em termos de grupos radiofónicos, registaram 14,4% de reach semanal, 6,9% de AAV e 7,2% de share de audiência.