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Tux&Gill cria nova marca Lisboa Unicorn Capital

Apresentada como uma marca “inspirada na ambição de querer tornar Lisboa na capital da inovação da Europa”, Lisboa Unicorn Capital tem assinatura criativa da Tux&Gill.

Pedro Durães
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Tux&Gill cria nova marca Lisboa Unicorn Capital

Apresentada como uma marca “inspirada na ambição de querer tornar Lisboa na capital da inovação da Europa”, Lisboa Unicorn Capital tem assinatura criativa da Tux&Gill.

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Apresentada como uma marca “inspirada na ambição de querer tornar Lisboa na capital da inovação da Europa”, Lisboa Unicorn Capital tem assinatura criativa da Tux&Gill. A agência, que tinha já sido responsável pela criação da Unicorn Factory Lisboa, voltou a colaborar com a autarquia com vista ao desenvolvimento da nova marca da cidade, tendo sido responsável pelo naming e pela identidade visual.

“Foi um privilégio termos dado o nosso contributo para a criação da Lisboa Unicorn Capital. Lisboa tem uma enorme ambição e esta nova marca reflecte isso mesmo”, sublinha a agência. A nova marca foi apresentada esta semana por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante a abertura da 12ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, iniciativa promovida pela autarquia no Hub Criativo do Beato e que agora passa a assumir também a designação Unicorn Week.

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A Tux&Gill, recorde-se, assinou, no último ano, a identidade da Unicorn Factory Lisboa, marca que agrega a Startup Lisboa e o Hub Criativo do Beato, servindo como estrutura de apoio à inovação e ao empreendedorismo, prometendo investir oito milhões de euros em conjunto com o setor privado.

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Já são conhecidos os vencedores da 22ª edição dos Prémios Sapo de publicidade digital

O projeto ‘Partilha Casa’ da Meo (na foto) ganhou em duas categorias e é a Campanha Digital do Ano, um dos Prémios Especiais que couberam também à Meo (Anunciante Digital do Ano), à OMD (Agência Digital do Ano), ao Notícias do Sorraia (Órgão Regional Digital do Ano) e ao Expresso (Órgão de Comunicação Digital do Ano) 

Os premiados na 22ª edição dos Prémios Sapo acabam de ser anunciados numa cerimónia no Rock in Rio Lisboa, em que se destacam a Meo, a OMD, o Expresso e o Notícias do Sorraia enquanto vencedores dos Prémios Especiais da competição que distingue a publicidade em meios digitais nacionais.

“À vitalidade e à animação deste ambiente festivaleiro que a todos já nos contagiou, juntamos a tradição, já na sua 22ª edição, de reconhecer o que de melhor se faz na comunicação digital. Aquilo que fazemos nesta iniciativa é posicionar Portugal como país de vanguarda, com uma marca que é, há 29 anos consecutivos, de todos os portugueses: o Sapo», refere Gil Moreira, diretor-geral do Sapo, detido pela Altice.

As campanhas que mais se distinguiram foram as da Meo, também da Altice, com trabalhos inscritos pela OMD, TTouch e Bar Ogilvy. O júri, composto por nove jurados, atribuiu os seguintes prémios:

Os vencedores dos Prémios Especiais são a OMD (Agência Digital do Ano), Meo (Anunciante Digital do Ano), Meo Partilha Casa (Campanha Digital do Ano), Notícias do Sorraia (Órgão Regional Digital do Ano) e Expresso (Órgão de Comunicação Digital do Ano).

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Leroy Merlin entrega campanha de 21º aniversário à VML e reforça investimento em media e outdoor (com vídeos)

Com direção criativa de Pedro Crispim Santos e criatividade de João Rocha e Pedro Vieira, o filme publicitário que integra a campanha multimeios, idealizado pela VML, foi produzido pela Garage, com consultoria da Pro(u)d e produção de som e imagem da Ingreme

A Leroy Merlin está a celebrar o 21º aniversário com a campanha Há Sempre Espaço Para Mais, que integra um filme publicitário idealizado pela VML. Com direção criativa de Pedro Crispim Santos e criatividade de João Rocha e Pedro Vieira, o spot televisivo mostra um casal a tentar fechar o porta-bagagens de um carro completamente atafulhado após uma ida ao Leroy Merlin.

Realizado por Patrícia Couveiro, com fotografia de Sérgio Rosário, produção executiva de Miguel Varela e produção de Cláudia Costa, o anúncio foi produzido pela Garage Films, com consultoria técnica da Pro(u)d. A pós-produção de som e imagem e o ‘grading’ são da Ingreme. A locução é da atriz Margarida Vila-Nova.

“É uma campanha que explora muito o conceito de que a Leroy Merlin tem tudo para a casa e que, na vinda em família às nossas lojas, há sempre espaço para mais qualquer coisa. Ainda para mais, os nossos clientes têm perfis muito diferentes. Há os que são mais entusiastas do exterior, os mais adeptos do interior e os que gostam de ser eles a fazer as coisas. Nós temos espaços para todos eles”, explica ao M&P Ana André, diretora de marca, aquisição e crescimento da Leroy Merlin Portugal.

Com a duração de três semanas, a campanha multimeios, que terá apenas uma vaga, estende-se até dia 23 de julho. “Estamos a investir mais em media e voltámos a investir um pouco mais em outdoor, algo que não fazíamos há algum tempo. O mix está um bocadinho diferente, mas o bolo é o mesmo. Mantivemos, para 2024, um orçamento em marketing e comunicação equivalente ao do ano passado, mas estamos a fazer uma aposta ligeiramente diferente”, sublinha a responsável. Em 2023, face a 2022, o investimento foi reforçado em cerca de 19%, representando 1% da faturação da empresa.

A nova campanha é acompanhada pela disponibilização de um novo folheto de descontos até 35%. “Estamos muito focados no verão, uma época que, por causa das atividades de exterior, da jardinagem e da pintura das casas, é muito importante para nós, tal como o período de regresso a casa após as férias e o Natal. Estas são as temporadas mais marcantes e aquelas em que investimos mais”, afirma Ana André, que aproveitou as celebrações dos santos populares para promover a Leroy Merlin e a Naterial, outra das marcas da empresa, no arraial Santos ao Tejo, em Lisboa, onde a marca esteve pela primeira vez.

“Esse evento faz todo o ‘fit’ connosco e com o nosso posicionamento, porque somos uma marca de proximidade e familiar. Além da ativação que promovemos no nosso stand no evento, também aproveitámos para promover a nossa nova app, com promotoras no espaço a atribuírem códigos promocionais, numa ação de 360 graus que também explorámos nas redes sociais. Antes, tínhamos oferecido bilhetes para os Santos no Tejo nas ativações que fizemos em loja. Somos uma marca global com muito impacto local”, sublinha a responsável.

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Cannes Lions 2024 Dia 4: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Brand Experience & Activation, Innovation, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Creative Business Transformation e Creative Commerce, a par com Luxury & Lifestyle (na foto), uma nova categoria estreada este ano, foram os últimos GP do festival a serem entregues

Os últimos Grandes Prémios da 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer em Cannes entre 17 e 21 de junho, já foram entregues, acrescentando novos nomes às listas de vencedores do primeiro, do segundo e do terceiro dia do evento.

Na categoria Brand Experience & Activation, o Grande Prémio foi atribuído à ‘The First Edible Mascot’, uma ativação da Pop-Tarts desenvolvida pela Weber Shandwick, em associação ao patrocínio ao Pop-Tarts Bowl, competição universitária de futebol americano. Após o apito final do último jogo, a equipa vencedora devorou ​​a mascote da marca.

O projeto para a coleção de cerâmica e acessórios ‘Loewe x Suna Fujita’, uma colaboração da Loewe com a marca japonesa Suna Fujita, venceu o Grande Prémio em Luxury & Lifestyle, uma das novas categorias do festival. O filme, realizado por Yusuke Ishida, explora o universo criativo de Shohei Fujita e Chisato Yamano, o casal que fundou a insígnia em Quioto.

Em Innovation, o Grande Prémio foi para a iniciativa ‘Voice 2 Diabetes’ do KVI Brave Fund, da agência canadiana Klick Health. A inovação em causa é um algoritmo que consegue detetar a diabetes tipo 2, a partir de uma gravação de voz num áudio de telemóvel.

A campanha global ‘It Has To Be Heinz’, um trabalho da Rethink para a Heinz Ketchup, venceu o Grande Prémio em Creative Effectiveness. O filme mostra uma pesquisa no ‘chatbot’ de uma ferramenta de inteligência artificial generativa, em que sempre que se insere a palavra ‘ketchup’ na pesquisa, os resultados obtidos remetem sempre para a iconografia da Heinz.

Em Creative Strategy, a Dentsu Creative conquistou o Grande Prémio com ‘A Piece Of Me’, uma campanha da KPN de sensibilização para a partilha de fotos íntimas. A operadora de telecomunicações neerlandesa criou um vídeo para uma canção original de uma das maiores artistas do país. A campanha quis trazer o problema do ‘sexting’ para a discussão pública.

O Grande Prémio da categoria Creative Business Transformation foi para o projeto ‘Refurb’ da Phillips, desenvolvido pela LePub em Amesterdão. Passada em Berlim no Dia da Terra, a 22 de abril, o trabalho promove o Better Than New, um movimento apoiado pela Phillips que apela à reutilização e à promoção da economia circular.

Na categoria de Creative Commerce, a Publicis Conseil venceu o Grande Prémio com ‘Renault – Cars To Work’, uma iniciativa desenvolvida a pensar nos franceses que vivem e/ou trabalham em zonas mal servidas de transportes públicos. Para conquistar novos consumidores nessas zonas, a Renault disponibilizou gratuitamente automóveis àqueles que estavam em período experimental num novo trabalho, que só começaram a pagar os respetivos carros quando assinaram contrato com as entidades empregadoras.

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PodCamp Summer ensina jovens a criar o seu podcast

A iniciativa pretende habilitar os jovens entre os 14 e os 21 anos com as competências necessárias na criação de conteúdos envolventes e na transmissão de uma mensagem de forma cativante e clara

O programa de verão PodCamp Summer, da Escola Portuguesa de Podcasting, pretende ensinar os jovens a criar o seu próprio podcast e decorre de 1 a 9 de julho, através da plataforma Zoom. O programa tem como objetivo garantir que no final os participantes adquiriram as competências necessárias para criar conteúdo envolvente e transmitir uma mensagem de uma forma cativante e clara.

“É o segundo ano que lançamos este programa que, na sua primeira edição, teve uma recetividade muito positiva. Despertou o interesse dos pais e, sobretudo, dos jovens. Seja através de uma conversa descontraída sobre as suas paixões, entrevistas inspiradoras ou até mesmo para contar histórias emocionantes do seu hobbie, esta iniciativa demonstra que o podcast é, ou poderá ser, um reflexo autêntico daquilo que cada jovem é e gosta”, explica Liliana Marques, fundadora e diretora da Escola Portuguesa de Podcasting, citada em comunicado de imprensa.

A iniciativa destina-se a jovens entre os 14 e os 21 anos, divididos em dois grupos. Para os jovens entre os 14 e os 17 anos (turma 1), o horário das sessões ocorre entre as 10h e as 12h. Já para os jovens entre os 18 e os 21 anos (turma 2), o horário das sessões é das 14h às 16h. Liliana Marques é a mentora que estará ao lado dos jovens participantes, fornecendo orientação prática e recursos para os ajudar a criar um podcast.

“O podcast é uma forma poderosa de expressão, oferecendo especialmente aos jovens mais tímidos e introvertidos, a oportunidade de partilharem as suas ideias, opiniões e paixões com o resto do mundo, pelo que o PodCamp Summer foi criado para permitir que estes expressem as suas mensagens de forma autêntica e impactante, mesmo sem aparecer”, acrescenta a fundadora e diretora da Escola Portuguesa de Podcasting, .

O PodCamp Summer é limitado a 20 lugares e as inscrições já se encontram disponíveis no site.

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Cannes Lions 2024: Portugal ganha Bronze em Young Lions Digital

Tomás de Matos Almeida, da BBDO, e João Chicau, da VML, (na foto ao centro) receberam um certificado de Bronze nos jovens criativos, em que Portugal teve ainda dois finalistas, um em Design e outro em Filme. O trabalho da Dentsu ‘Dá Espaço à Partilha’, finalista na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, não foi premiado

Catarina Nunes

A dupla Tomás de Matos Almeida, da BBDO, e João Chicau, da VML, foram distinguidos com Certificado de Honra de Bronze na competição Young Lions, na categoria de Digital, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Ficam fechados os prémios para Portugal, que traz ainda para casa um Leão de Bronze em Digital Craft (Digital Visualisation) para o ‘The Endagered Typeface’, da Bar Ogilvy, além do Grande Prémio em Pharma com o projeto ‘Magnetic Stories’ que, apesar de ter criatividade da agência nova-iorquina Area 23, conta com produção da Bro Cinema e realização de Mário Patrocínio.

À final do concurso de jovens criativos chegaram ainda David Canaes, da Fuel, e Francisco Roque do Vale, da VML, em Design, e Francisco Machado, da Judas, e Daniel Gordon, da Trix, em Filme. “Queremos sempre melhor, mas dois ‘shortlists’ e um Bronze é uma excelente prestação dos jovens Young Lions deste ano. Todos, mesmo os que não ganharam, devem estar orgulhosos por terem vindo concorrer ao Cannes Lions. Estão todos de parabéns”, refere em declarações ao M&P Vasco Perestrelo (na foto à dir.), CEO da MOP, representante em Portugal do Cannes Lions, em conjunto com Ana Paula Costa (à esq.).

Os vencedores e as duas duplas que chegaram a ‘shortlist’ integraram a comitiva de sete duplas nacionais que foram a Cannes, para participar no concurso que decorre em paralelo com a competição principal do Cannes Lions. Nos Young Lions concorrem em Cannes as duplas de jovens talentos que se destacaram nos concursos nos seus respetivos países, que em Portugal é promovido pela MOP, em parceria com as marcas que patrocinam cada uma das sete categorias e apresentam um briefing aos concorrentes.

Na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a última da competição principal do Cannes Lions e cujos Leões foram anunciados na manhã de 21 de junho em Cannes, Portugal estava na ‘shortlist’ com o trabalho da Dentsu Creative ‘Improbable Housemates’ (‘Dá Espaço à Partilha’), para a Meo, que não foi premiado.

Sobre o autorCatarina Nunes

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LG escolhe Rui Melo como embaixador e protagonista em nova campanha da Neon (com vídeo)

A campanha, com realização de Helder Mendes, da Neon, estará presente em televisão, digital, publicidade exterior e ponto de venda. No primeiro vídeo, as duas personagens interpretadas por Rui Melo (na foto) partilham o ecrã com a nova geração de portáteis LG gram Pro

O ator Rui Melo é o novo embaixador da LG em Portugal e o protagonista da nova campanha multimeios da marca de eletrodomésticos e eletrónica. Com criatividade e produção da Neon, a campanha utiliza o humor e boa disposição de Rui Melo numa série de episódios e conteúdos, nos quais o ator interpreta duas personagens em simultâneo: o verdadeiro embaixador da marca, que sabe tudo sobre todos os produtos da LG, e o ‘Consumer Guy’ que, através de diferentes personas, faz as dúvidas e comentários que os consumidores colocam nas redes sociais para serem respondidos.

“Quando chegou o momento de eleger o embaixador da marca, a escolha foi óbvia para nós. Acreditamos que o Rui Melo personifica verdadeiramente a filosofia Life’s Good da marca, pois é dono de um sentido de humor único e uma atitude positiva inabalável, além de contar já com uma longa ligação com a LG”, refere Young Soh, coordenadora de marketing da LG Portugal, citada em comunicado de imprensa.

A campanha, com realização de Helder Mendes, da Neon, estará presente em televisão, digital, publicidade exterior e ponto de venda. No primeiro vídeo da campanha, as duas personagens interpretadas por Rui Melo partilham o ecrã com a nova geração de portáteis LG gram Pro. Até ao final do ano haverá mais episódios humorísticos em torno de outros equipamentos da marca. Cada produto tem um spot de televisão e digital com vídeos de 30 a 45 segundos, bem como elementos gráficos e visuais específicos para conteúdos impressos e materiais de ponto de venda.

O ator, que conta com uma carreira de 27 anos, já participou em cerca de 30 espetáculos de teatro e 40 projetos de ficção, entre séries, filmes e novelas. Simultaneamente, tem vindo a desenvolver também um percurso enquanto músico, encenador e criador, sendo o coautor da série Pôr-do-Sol. “Aceitei este desafio da LG porque é uma marca ‘premium’ da qual sou cliente há muito tempo e porque, quando a campanha me foi apresentada, pareceu-me ser muito divertida de fazer. E foi”, refere Rui Melo, em comunicado de imprensa.

 

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Dupla de realizadores da Perfect Storm denuncia racismo estrutural da IA em campanha (com vídeo)

Guto Azevedo e Diego Santana Claudino, realizadores da Perfect Storm em Portugal e da Primo no Brasil, colaboram na campanha de sensibilização da CUFA e da FNA. Idealizada pela agência Africa Creative, também conta com a participação da Favela Filmes

Os Salsa, dupla de realizadores brasileiros constituída por Guto Azevedo e Diego Santana Claudino, do estúdio português de produção Perfect Storm, foram os escolhidos para captar as imagens que dão vida à campanha da Central Única das Favelas (CUFA) e da Frente Nacional Antirracista (FNA), que denuncia o alegado racismo estrutural presente nos conteúdos gerados com recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA) no Brasil.

Desenvolvido pela produtora Primo em colaboração com a Africa Creative e a Favela Filmes, braço audiovisual da CUFA, o filme The Prompt Bias tem fotografia de Fábio Polito, soube o M&P. O anúncio apela à monitorização e ao ajustamento das ferramentas de IA, mostrando um homem negro a pedir a um ‘chatbot’ para gerar a imagem de um homem a assaltar um carro num semáforo de um bairro violento. Apesar de não fazer qualquer referência a uma etnia ou a um tom de pele na requisição, o que obtém é um homem negro de arma em punho.

“Numa das nossas pesquisas de rotina, fomos confrontados com esse chocante viés racista naquela que é uma das mais prestigiadas plataformas de geração de imagens”, recorda Diego Santana Claudino. “Sentimo-nos imediatamente compelidos a reproduzir aquela experiência e compartilhar o nosso sentimento de perplexidade perante uma série de imagens impregnadas de preconceitos, transpondo-o para um filme”, acrescenta Guto Azevedo.

A intenção da campanha é combater as desigualdades sociais através da sensibilização para o problema, uma realidade confirmada pelos Salsa, dupla de realizadores que já trabalhou para marcas como a Coca-Cola, a Ikea, a Adidas, a Decathlon, a Pfizer, a Citroen, a Toyota e a Chevrolet.

“É um privilégio, para a Perfect Storm, podermos apresentar esta solução de realização única no mercado. A dupla de realizadores Salsa é capaz de comunicar de forma universal, transmitindo emoções e sensações de maneira eficaz, resultado da vasta experiência de trabalhar com marcas globais, o que lhes confere uma perspetiva de comunicação única, que é exatamente aquilo que procuramos”, refere André Valenti Gaspar, produtor executivo e sócio da produtora Perfect Storm.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Adclick Group abre segundo escritório em Lisboa na sequência da fusão da Adclick com a Wace e a Inphluent

Fusão das três empresas dá origem ao Adclick Group, em que a integração das operações de forma coesa, para manter a consistência dos serviços que as três agências prestavam, é um dos maiores desafios. O novo grupo empresarial dedica-se ao marketing de influência e marketing de conteúdo baseado em dados

O Adclick Group, que resulta da fusão da agência especialista em ‘paid media’, performance e criação de audiências Adclick com a agência especialista em marketing de conteúdo Wace e com a agência integrada de marketing de influência e criação de conteúdo Inphluent, vai abrir um segundo escritório em Lisboa para reforçar a oferta de serviços e dar apoio à delegação do Porto. “Esta fusão cria uma entidade altamente especializada em content marketing data-driven, uma área de crescente relevância no marketing digital”, explica ao M&P Bruno Salomão, diretor de crescimento da nova organização.

Liderado por Nuno Soares, o Adclick Group beneficia da sinergia criada entre as três empresas para propor aos clientes uma arquitetura de ações comunicacionais coesa e estratégica. “Ao combinar as forças das três agências, o Adclick Group oferece uma gama de serviços integrados que cobrem todo o percurso do consumidor digital. Esta combinação única permite-nos desenvolver estratégias de marketing digital abrangentes, personalizadas e baseadas em dados, garantindo que os clientes se destaquem num mercado cada vez mais competitivo”, esclarece o CEO do Adclick Group.

Integrar as operações de forma coesa para manter a consistência dos serviços que as três agências prestavam é um dos maiores desafios. “Quando planeámos a fusão, identificámos que o principal seria alinhar os processos e metodologias a nível interno. Mas, com a vasta experiência da holding Impacting Group e um planeamento meticuloso, conseguimos transformar esse desafio numa oportunidade de sucesso”, afirma Bruno Salomão, revelando que a fusão irá permitir ao Adclick Group “criar um modelo ‘flywheel’, com 44 pessoas com enorme ‘expertise’ nas diferentes áreas”.

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José Cid protagoniza campanha da Olá criada pela WYcreative (com vídeo)

A campanha multimeios tem direção criativa de Carlos Pontes, Tiago Varino e Sérgio Lobo e está presente em televisão, digital e publicidade exterior. O filme, produzido pela Bro e realizado por Chico Gomes, transporta os protagonistas para um mundo paralelo, onde José Cid canta diversos trechos de algumas das suas músicas mais emblemáticas

Sob o mote ‘É bom, ontem, hoje e amanhã’, a Olá recorre ao protagonismo do cantor José Cid e das suas músicas na nova campanha multimeios criada pela WYcreative, para promover o novo gelado Cornetto Brigadeiro, desenvolvido em exclusivo para o mercado nacional.

“O novo Cornetto Brigadeiro reúne todos os ingredientes para surpreender este verão. Um sabor que tem tanto de surpreendente como de inacreditável. Apetece dizer que contado ninguém acredita”, refere o comunicado de imprensa que cita Tiago Varino e Carlos Pontes, diretores criativos da WYcreative, acrescentando que “José Cid era o ingrediente extra que faltava para materializar este pensamento e tornar o novo Brigadeiro no próximo hit de verão”.

A campanha multimeios, que contou com a direção criativa de Carlos Pontes, Tiago Varino e Sérgio Lobo da WYcreative, está presente em televisão, digital e publicidade exterior. O filme publicitário, produzido pela Bro Cinema e realizado por Chico Gomes, transporta os protagonistas para um mundo paralelo, numa praia onde José Cid canta diversos trechos de algumas das suas músicas mais emblemáticas, associadas ao novo gelado.

“A inovação é uma parte fundamental da nossa estratégia. Todos os anos, os consumidores aguardam com entusiasmo pelas novidades da Olá. Este ano, estamos especialmente orgulhosos por apresentar o Cornetto Brigadeiro, um gelado desenvolvido exclusivamente para os portugueses. A nossa campanha, protagonizada pela energia contagiante do José Cid, é uma homenagem à criatividade e ao prazer de saborear algo único e apaixonante”, refere Bernardo Mello, diretor de marketing da Olá, citado em nota de imprensa.

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Havas vai investir €400 milhões em IA e em novo sistema operativo

O novo sistema operativo pretende tirar partido da criatividade, dos meios de comunicação e das capacidades de produção da Havas, com base em IA, dados e tecnologia, facilitando a colaboração global das suas redes e agências e o impulso dos negócios dos clientes

A Havas vai investir €400 milhões em inteligência artificial (IA), dados e tecnologia nos próximos quatro anos, anunciou o presidente do conselho de administração do grupo, Yannick Bolloré, em conferência de imprensa a 18 de junho, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Para além deste investimento, a Havas apresentou uma nova estratégia global para responder às necessidades cada vez maiores dos clientes, com a implementação do novo sistema operativo Converged OS, baseado em IA.

“Com o objetivo de reforçar o impacto positivo para os nossos clientes e contribuir para o futuro da indústria das comunicações em rápida evolução, a nossa nova estratégia Converged vai construir ainda mais pontes do que nunca, entre criatividade, media, produção e tecnologia. Estamos a construir um modelo que é pensado para o futuro, agnóstico em termos de dados e parcerias tecnológicas e perfeitamente interoperável com os sistemas dos nossos clientes, para satisfazer as suas necessidades de forma ainda mais rápida e económica”, explica Yannick Bolloré, presidente do conselho de administração da Havas, citado em nota de imprensa.

O novo sistema operativo pretende tirar partido da criatividade, dos meios de comunicação e das capacidades de produção da Havas, com base em IA, dados e tecnologia, para tornar as suas redes e agências globais ainda mais próximas dos clientes, facilitando a colaboração global e o impulso dos negócios dos clientes. O Converged OS vai estar disponível em todas as redes e áreas de especialização da Havas e será implementado nos próximos meses.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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