Bareme: Comercial e Bauer Media Audio continuam a liderar audiências de rádio
O estatuto de estação mais ouvida do país continua a pertencer à Rádio Comercial numa segunda vaga do Bareme Rádio em que as duas estações no top das preferências dos ouvintes reforçam audiências e reduzem distâncias, estando agora separadas por nove décimas.

Pedro Durães
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
O estatuto de estação mais ouvida do país continua a pertencer à Rádio Comercial numa segunda vaga do Bareme Rádio em que as duas estações no top das preferências dos ouvintes reforçam audiências e reduzem distâncias, estando agora separadas por nove décimas. A rádio detida pelo grupo Bauer Media Audio segue na liderança com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na ordem dos 21,2%, valor que traduz um crescimento de precisamente nove décimas face aos resultados alcançados na primeira vaga de 2023. Igualmente com evolução positiva, a RFM cresce 1,3 pontos percentuais, fechando a segunda vaga do estudo da Marktest com uma AAV de 20,3%.
Com estes resultados, reduz-se a distância que separa as duas rádios preferidas dos portugueses, que se fixava em 1,3 pontos percentuais na primeira vaga deste ano. A Comercial lidera igualmente em reach semanal e em share de audiência, com 40,2% e 26,3%, respetivamente, que comparam com um reach semanal de 38,5% e um share de audiência de 25,9% no caso da RFM.
A M80 mantém o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, confirmando a tendência de reforço no consumo de rádio nesta segunda vaga de 2023. A estação detida pela Bauer Media Audio Portugal regista uma AAV de 8,5%, um crescimento ligeiro, de uma décima, face à vaga anterior, quando se situava nos 8,4%. Segue-se a Renascença, com audiências em linha com as registadas na vaga anterior, repetindo uma AAV de 6,1%. A fechar o top 5 das estações mais ouvidas continua a estar a Antena 1, estação do grupo RTP que mantém a posição conquistada na primeira vaga deste ano e vê a sua AAV reforçada, ao crescer três décimas entre vagas, dos 4,9% para os 5,2%.
Apesar de voltar a ocupar a sexta posição, a Cidade FM aproxima-se novamente do top 5, encurtando a distância que a separava da estação pública de quatro para duas décimas, já que nesta segunda vaga a estação do grupo Bauer cresce seis décimas, passando de uma AAV de 4,5% na primeira vaga de 2023 para 5%. Seguem-se, na fasquia dos 3%, a TSF, com 3,9%, um crescimento de três décimas face à vaga anterior, e a Mega Hits, com 3,4%, mais uma décima do que na primeira vaga deste ano. A encerrar o top 10 encontram-se a Antena 3, com uma AAV de 1,7%, e a Smooth FM, com 1,1%, um recuo de uma décima em ambos os casos.
Distância entre os principais grupos de rádio alargada para 3,7 pontos percentuais
Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a liderança mantém-se nas mãos da Bauer Media Audio Portugal. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM seguem na liderança das audiências de rádio em Portugal, com uma vantagem de 3,7 pontos percentuais para o grupo Renascença Multimédia. Segundo os dados divulgados pela Marktest relativamente à segunda vaga do Bareme Rádio em 2023, os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos colocam a AAV da Bauer Media Audio nos 31,2%, um reforço de 1,1 pontos percentuais relativamente aos 30,3% registados no arranque deste ano, enquanto o grupo Renascença Multimédia fica pelos 27,5%, valor que traduz, ainda assim, um crescimento de 0,7 pontos percentuais relativamente aos 26,8% da vaga anterior. Com 7,5%, a RTP surge na terceira posição, com um crescimento de 0,6 pontos percentuais entre vagas.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se nesta segunda a vaga de 2023 a Rádio Observador, com uma AAV de 1,2% (+0,2 p.p.), a Rádio Nova Era, com 0,7% (-0,7 p.p.), a Antena 2, cp, 0,8% (+0,3 p.p.), a Rádio Meo Sudoeste e a Rádio Orbital, ambas com 0,4%, uma diminuição de três décimas no caso da primeira, enquanto a segunda mantém os mesmos valores da vaga anterior.