NetAudience: Liderança no digital continua a pertencer à TVI
Apesar de representar um ligeiro decréscimo face ao mês anterior, o reach multiplataforma de 3 milhões e 785 mil pessoas alcançado pela TVI em abril permitiu à estação de Queluz manter a liderança no digital pelo 14º mês consecutivo.

Pedro Durães
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Apesar de representar um ligeiro decréscimo face ao mês anterior, o reach multiplataforma de 3 milhões e 785 mil pessoas alcançado pela TVI em abril permitiu à estação de Queluz manter a liderança no digital pelo 14º mês consecutivo. O canal da Media Capital mantém assim o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, sendo agora seguido pela concorrente de Paço de Arcos. Após ter ocupado nos últimos dois meses o terceiro lugar, a SIC subiu em abril à segunda posição, com 3 milhões e 205 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais. Números que traduzem uma subida comparativamente aos 3 milhões e 157 mil pessoas alcançadas em março, crescimento suficiente para a estação da Impresa recuperar a posição perdida no início do ano para o Correio da Manhã. O diário da Cofina alcançou no último mês, segundo dados do NetAudience agora divulgados, 3 milhões e 22 mil pessoas, um recuo face aos 3 milhões e 384 mil pessoas alcançadas no mês anterior, encerrando o top 3 em abril.
O quarto lugar do ranking da Marktest volta a ser ocupado pelo Jornal de Notícias, com cerca de 2 milhões e 756 mil pessoas alcançadas, recuando também face aos 2 milhões e 817 mil pessoas alcançadas em março pelo título do Global Media Group. De regresso ao top 5 está a Flash, que após ser ultrapassada pelo Expresso em março, volta a encerrar os cinco primeiros lugares do ranking, ao ver o seu alcance digital subir para os 2 milhões e 642 mil pessoas. Já o semanário da Impresa, que em março registava um reach multiplataforma de 2 milhões e 516 mil pessoas, desce à sexta posição, recuando para os 2 milhões e 321 mil pessoas alcançadas em abril. Com um alcance digital de 2,28 milhões de pessoas, a NiT regista uma ligeira diminuição mas mantém a sétima posição. Entre os títulos generalistas, surge ainda o Diário de Notícias, mantendo também a nona posição, mas vendo o seu reach descer dos 2,11 milhões de pessoas alcançadas em março para 1,75 milhões no último mês.
Entre os títulos de informação económica, o Jornal de Negócios recupera a liderança perdida nos últimos dois meses para o Dinheiro Vivo. Apesar de recuar de 1,37 milhões para 1,29 milhões de pessoas alcançadas, o título da Cofina passa para a frente da marca de informação económica do Global Media Group, que vê o seu reach descer de 1,66 milhões de pessoas alcançadas para 1,23 milhões. O Jornal Económico, que apresentava em janeiro um reach de 243 mil pessoas, deixou em fevereiro o ranking da Marktest.
No segmento desportivo, o Record segura a liderança recuperara no último mês, apesar de ver o seu reach recuar de 1,76 milhões de pessoas para 1,58 milhões. Também O Jogo, título da Global Media, regista uma descida do reach, dos 1,73 milhões registados em março para aproximadamente 1,48 milhões de pessoas em abril. Segue-se o site MaisFutebol, que vê também o seu reach digital descer, passando de 1,16 milhões em março para 1,05 milhões no último mês.
Entre os canais de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam os dois primeiros lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que sobe uma posição e é agora 12ª, embora registando uma diminuição do reach multiplataforma, dos 1,67 milhões de pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais em março para perto de 1,49 milhões em abril.
Nas rádios, a RFM mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal conquistado no último mês de 2022, apesar de ver também o seu reach recuar de 1,44 milhões de pessoas alcançadas em março para aproximadamente 1,39 milhões no último mês. A TSF, que volta a surgir no segundo lugar, regista uma subida do reach digital, passando de 1,12 milhões para 1,17 milhões de pessoas alcançadas em abril. A Renascença, que desce de 665 mil para cerca de 573 mil pessoas alcançadas, mantém o terceiro lugar, seguindo-se a Rádio Comercial, cujo reach digital desce de aproximadamente 366 mil pessoas alcançadas no mês anterior para cerca de 348 mil pessoas alcançadas em abril.
Na análise aos resultados por grupo de media, a liderança pertence, uma vez mais, à Media Capital, embora o grupo dono da TVI veja o seu reach multiplataforma diminuir de perto de 4 milhões e 449 mil pessoas em março para 4 milhões e 361 mil pessoas em abril. O Global Media Group mantém a segunda posição recuperada no mês anterior, apesar de recuar também de 4 milhões e 347 mil pessoas em março para perto de 4 milhões e 197 mil pessoas. Com aproximadamente 4 milhões e 146 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais em abril, o grupo dono do Correio da Manhã e CMTV volta a encerrar o top 3, com um recuo face aos 4 milhões e 219 mil pessoas alcançadas no mês anterior.
A Impresa segue em quarto lugar com 3,89 milhões, um ligeiro recuo face aos cerca de 3,95 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior. O grupo Renascença Multimédia volta a ocupar o quinto lugar, descendo de 1,81 milhões para perto de 1,74 milhões de pessoas alcançadas, seguido pelo grupo RTP, que desce de 1,67 milhões para 1,49 milhões de pessoas alcançadas em abril. A Bauer Media Audio Portugal mantém-se em sétimo, registando uma ligeira diminuição do reach de 482 mil pessoas para cerca de 475 mil.
O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 403 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.