Reestruturação do BuzzFeed dita o fim da divisão de notícias
É o fim BuzzFeed News, site que chegou a vencer um Pulitzer em 2021. A decisão de encerrar a divisão de notícias, no âmbito de uma reestruturação da empresa, foi comunicada aos trabalhadores pelo presidente executivo, Jonah Peretti, numa nota interna a que o The New York Times teve acesso.
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É o fim BuzzFeed News, site que chegou a vencer um Pulitzer em 2021. A decisão de encerrar a divisão de notícias, no âmbito de uma reestruturação da empresa, foi comunicada aos trabalhadores pelo presidente executivo, Jonah Peretti, numa nota interna a que o The New York Times teve acesso. Segundo o diário norte-americano, o objetivo passará por reduzir em cerca de 15% a força de trabalho da empresa, levando à extinção do posto de trabalho de cerca de 60 profissionais.
“Sabemos que as mudanças que estamos a fazer hoje são passos necessários para a construção de um futuro melhor”, justificou o presidente executivo do BuzzFeed, que explicou não ter mais condições para manter um meio que, apesar de ter sido responsável por vários exclusivos e pela publicação de investigações relevantes, enfrenta condições económicas adversas e nunca terá chegado a gerar lucros.
Jonah Peretti admitiu mesmo que “tomou a decisão de investir em excesso” nesta área de notícias precisamente por admirar o trabalho produzido pela equipa do BuzzFeed News tardando em reconhecer que as redes sociais não geram receitas suficientes para que o projeto se tornasse rentável enquanto negócio. “Aprendi com estes erros, e a equipa que avançou também aprendeu com eles”, resumiu.
Apesar da redução do número de funcionários decorrente do encerramento desta área, a empresa assegura que tentará realocar alguns dos profissionais no HuffPost, adquirido em 2020, e no BuzzFeed.com