A Ajuda de Berço tem uma mensagem para os contabilistas portugueses (com vídeo)
Em vez do habitual apelo aos contribuintes, a Ajuda de Berço opta este ano por se dirigir aos profissionais de contabilidade, a quem lança o desafio para que façam a consignação do IRS dos seus clientes.

Pedro Durães
Supermercados Apolónia comunicam com a Taylor
Apple perde mil milhões de dólares por ano com streaming
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 976 do M&P
Quando o intervalo é o novo episódio
A Inteligência Artificial na orquestração do crescimento das marcas
O que pode ler na edição 977 do M&P
Cannes Lions anuncia Apple como Creative Marketer of the Year
Mattel ameaça domínio da Lego nos blocos de construções
M&P 977: Entrevista com Nuno Santos (VML) + Licor Beirão ganha no TikTok + Tendências do SXSW
Lucro da Media Capital sobe para €9,3 milhões em 2024
Em vez do habitual apelo aos contribuintes, a Ajuda de Berço opta este ano por se dirigir aos profissionais de contabilidade, a quem lança o desafio para que façam a consignação do IRS dos seus clientes. O objetivo é reduzir o número de portugueses que não faz consignação a qualquer instituição, situação que, segundo dados da GfK, acontece atualmente em cerca de 43% das declarações submetidas pelos contribuintes, isto apesar de serem várias as campanhas de instituições de solidariedade social por esta altura do ano a sublinhar que essa doação não traz qualquer encargo para quem opta por fazer o donativo.
A Ajuda de Berço, numa campanha com criatividade da Stream and Tough Guy, optou este ano por mudar de estratégia. “Existem ainda muitos portugueses que não consignam o seu IRS, por desconhecimento. Sabendo que são os contabilistas que tratam do IRS de grande parte dos portugueses, queremos acelerar a diminuição dessa taxa e aumentar as consignações do IRS para as instituições, nomeadamente para a Ajuda de Berço”, explica Rita Gautier, responsável de comunicação e fundraising da instituição, sobre a campanha que transforma os profissionais de contabilidade em heróis e estará presente em televisão, rádio, imprensa, display, redes sociais e em mupis digitais com georeferenciação para publicidade dirigida a gabinetes de contabilidade específicos.
“Contabilista deve ser uma das últimas coisas que qualquer criança quer ser quando for grande. Por isso, quisemos colocar os contabilistas no centro desta história e, enaltecendo toda a classe e a própria profissão, alertando para o seu importante papel. Este é um ângulo novo, que nunca foi explorado, e esperamos que contribua para o aumento de consignações, no geral, e de consignações para a Ajuda de Berço, em particular”, acrescenta João Ribeiro, managing partner da Stream and Tough Guy, que trabalhou a campanha em regime pro-bono, tendo como parceiras as agências Arena Media, NEI e Corpcom, além do apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados.
A produção ficou a cargo da Hand, em parceria com Light Film, Íngreme e Guel, com apoio à produção por parte das marcas Carris, Lidl, Ikea e H3. RTP, RDP, Público, Trust in News, NOS, The Walt Disney Company, Bauer Media, Global Media, JCDecaux e MOP são os parceiros de media para esta fase de lançamento da campanha.