Março vai ser o “mês do Granel” em Portugal pelas mãos do Zero Waste Lab e da Maria Granel
“Março, o mês do granel” chega a Portugal por iniciativa da Zero Waste Lab e da Maria Granel. O objetivo da campanha é sensibilizar os portugueses para a importância do […]
![Sandra Xavier](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Sandra Xavier
Fora do Escritório com Mariana Lorena, diretora da Hearts & Science
Havaianas patrocina Comité Olímpico Brasileiro e calça atletas em Paris
CR7 by Cristiano Ronaldo é a marca que mais cativa os jovens nas redes sociais
Sagres brinda ao verão com campanha da McCann Lisboa (com vídeos)
Kim Kardashian protagoniza nova campanha da Balenciaga
Loba compra agência londrina We Accelerate Growth e fica com escritório fora de Portugal
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
“Março, o mês do granel” chega a Portugal por iniciativa da Zero Waste Lab e da Maria Granel. O objetivo da campanha é sensibilizar os portugueses para a importância do granel e apoiar todos os intervenientes do setor, desde retalhistas a fornecedores até aos consumidores.
“É urgente mobilizarmos os portugueses para o consumo a granel, pelo que, esse é o objetivo deste movimento: sensibilizar com a força individual e da comunidade. Durante um mês vamos celebrar o granel, unindo consumidores, distribuidores, ativistas e associações ambientalistas numa uma agenda nacional comum de iniciativas em lojas de bairro de venda a granel, artigos nos media, conversas e debates online, conteúdos digitais a ser disseminado por vários meios”, partilha Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação.
A iniciativa conta com o apoio da Comissão Europeia, Associação Zero e Deco e está a reunir uma rede de embaixadores que inclui ativistas e outras personalidades, que vão contribuir para que a mensagem chegue a uma audiência maior, através de conteúdos digitais partilhados nas suas redes sociais.
A agenda nacional, que vai ter uma série de diferentes eventos de norte a sul e ilhas em lojas de bairro de venda a granel, já está disponível para consulta na Peggada – projeto online que liga negócios sustentáveis do país a consumidores -, e também nas redes sociais da Liga-Ação.
A campanha culmina com um evento a 30 de março, dia em que as Nações Unidas assinalam, pela primeira vez, o Dia Internacional Lixo Zero, com um debate com representantes políticos e da sociedade civil e o lançamento de uma petição para a revisão e flexibilização da regulação do granel.
A plataforma “Liga-Ação- rumo ao desperdício zero” é um projeto de cidadania ativa financiado pelo EAA Grants, promovido pelo consórcio inicial da Zero Waste Lab, Circular Economy Portugal, Maria Granel e FOE Norway, que permitiu centralizar e sistematizar as ações do grupo de trabalho nacional do sector do granel, potenciando a co-criação desta campanha que pretende democratizar o granel.