Sonae avança com OPA sobre ações não detidas da Sonaecom
A Sonae anunciou, esta quinta feira, o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre as ações não detidas da Sonaecom, empresa que detém o jornal Público.
Sandra Xavier
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
A Sonae anunciou, esta quinta feira, o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre as ações não detidas da Sonaecom, empresa que detém o jornal Público. Caso se concretize, a operação resultará na retirada de bolsa da empresa focada nas áreas dos media, telecomunicações e tecnologia.
A contrapartida oferecida, informa a empresa no comunicado enviado à CMVM, é de 2,50 euros por título, a pagar em numerário. O valor será, no entanto, ajustado em caso de distribuição de dividendos.
A oferta da Sonae inclui um prémio de 32,6% em relação ao preço médio ponderado das ações da Sonaecom no mercado regulamentado Euronext Lisbon nos últimos seis meses e um prémio de 25% face ao preço de fecho do dia 20 de dezembro, o qual ascendeu a dois euros.
Atualmente, a Sonae detém 88,36% do capital social da Sonaecom e 89,97% dos direitos de voto. Se a OPA permitir ultrapassar uma participação de 90% dos direitos de voto, a Sonae recorrerá ao mecanismo de aquisição potestativa, resultando na exclusão da negociação das ações em mercado.
O controlo exclusivo pela Sonae, sublinha a empresa liderada por Cláudia Azevedo em comunicado, “permitirá uma maior eficiência e flexibilidade na gestão operacional dos negócios detidos pela Sonaecom e a exploração de novas oportunidades de desenvolvimento do seu portefólio”.