4,8 milhões de portugueses viram seleção nacional despedir-se do Catar
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
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A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Portugal não consegue repetir o feito do Mundial de 1966 e de 2006, sendo eliminado nos quartos-de-final frente a seleção de Marrocos. Num jogo em que Portugal fez de tudo para conseguir pelo menos o empate, o golo solitário de En-Nesyri fez a diferença e tornou Marrocos na primeira seleção africana a chegar as meias-finais de um Mundial. O jogo de Portugal foi visto por um total de 4.8 milhões de telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 3.3 milhões de telespetadores e um share de 74.3% (resultados acumulados SIC e Sport TV). Na SIC o jogo teve uma audiência total de 4.5 milhões de telespetadores, uma audiência média de 3.1 milhões de telespetadores e um share de 70.9%. Já na Sport TV o jogo registou uma audiência total de 212 mil telespetadores com uma audiência média de 148 mil telespetadores e um share de 3.4%.
Desde o início da competição (20 de novembro a 10 de dezembro), as estações televisivas que transmitem jogos do Mundial registam um aumento do seu share, quando comparado com a média do mês de outubro, sendo a RTP1 a estação televisiva que mais aumentou (3.5p.p. e 13.5% de share). TVI e SIC apresentam um share próximo entre si, com a SIC a levar vantagem por +1.3p.p. (SIC com 16.9% e TVI com 15.6%). O canal de subscrição, Sport TV1 apesar de ter um share de audiência residual, é dos canais que apresenta maior crescimento (1.4% de share e +0.9p.p. face à média do mês de outubro). No total do dia do jogo Marrocos x Portugal, a SIC registou o seu maior share do ano com 25.9%.
Jogos mais vistos Mundial 2022
O jogo mais visto dos quartos-de-final foi o jogo entre Marrocos x Portugal (15h) e teve transmissão na SIC e na Sport TV, seguido do jogo entre os Países Baixos e Argentina, que registou uma audiência total de 4.2 milhões de telespetadores, uma audiência média de 2 milhões de telespetadores e um share de 43.3% (resultados acumulados RTP1 e Sport TV).
Relativamente aos jogos mais vistos desde o início do Mundial, os jogos de Portugal lideram o top 3 de jogos mais vistos do Mundial em canal aberto até ao momento. O jogo de Marrocos x Portugal (15h) entrou diretamente para o top 3 de jogos mais vistos, ficando na terceira posição. Em primeiro lugar mantém-se o Portugal x Suíça (19h), seguindo-se o Portugal x Uruguai (19h). De notar que o jogo entre os Países Baixos x Argentina, transmitido em canal aberto, registou maior audiência total (+800 mil telespetadores) do que o último jogo da fase de grupos de Portugal frente à Coreia do Sul. Já em termos de share, os jogos da seleção das Quinas apresentam sempre um maior interesse pelos telespetadores que à hora do jogo estão ligados à TV.
Na Sport TV, o jogo mais visto até à data foi o Espanha x Alemanha (19h) com uma audiência total de 488 mil telespetadores, uma audiência média de 311 mil telespetadores e um share de 6.1%. O jogo entre o Brasil x Coreia do Sul, a contar para os oitavos-de-final, e o Portugal x Uruguai da fase de grupos completam o top 3 de jogos mais vistos na Sport TV.
Publicidade durante os jogos do Mundial 2022 em canal aberto
O top 10 de marcas que mais investiram, a valores tabela, nos intervalos dos jogos do Mundial 2022, de 20 de novembro a 10 de dezembro em canal aberto, perfizeram um total de 44% dos investimentos publicitários. Continente e BPI (patrocinadores oficiais da seleção nacional) e FIFA, destacaram-se como as principais marcas que mais investiram nos jogos do Mundial em canal em aberto. Relativamente ao jogo de Marrocos x Portugal, as marcas que mais investiram no intervalo do jogo foram a Audi, a Meo e NOS respetivamente.
Comparativo de audiências: Quartos-de-final jogo de Portugal vs. Euro 2016
O jogo dos quartos-de-final entre Marrocos e Portugal, comparado com o da mesma fase no Euro 2016, verificou menor audiência média. Em média 3.1 milhões de telespetadores assistiram ao jogo entre Marrocos e Portugal (vs. 3.6 milhões Polónia x Portugal). No entanto, em termos de share, o jogo Marrocos x Portugal registou um share de 70.9% (vs 68.8% Polónia x Portugal), sendo superior quando comparado com o jogo do Euro 2016.
Minuto-a-minuto | Marrocos x Portugal | SIC
De todos os jogos de Portugal no Mundial, o jogo Portugal x Marrocos foi o mais constante e o que teve menor diferença de audiências entre a primeira e a segunda parte. Após o golo de Marrocos, e até ao final da primeira parte, verificou-se um aumento das audiências. Com o apito para o intervalo verificou-se uma quebra nas audiências, logo retomada assim que o árbitro apitou para a segunda parte. O pico de audiências foi registado durante às 16h54 e teve uma audiência média de 3.6 milhões de telespetadores e 77% de share.
Perfil jogos vs população: SIC | Marrocos x Portugal
Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela SIC, Marrocos x Portugal foi visto por um público mais masculino, atingindo faixas etárias +45 anos e classes sociais B, C e D. Os jogos de Portugal têm apresentado um perfil mais transversal quando comparados com os jogos em que a seleção nacional não participa.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia