Maioria dos portugueses escolhe lojas físicas para as compras de Natal
Este Natal, 84% dos portugueses vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais […]
Sandra Xavier
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
Este Natal, 84% dos portugueses vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais esta preferência (86%). Os dados são do Observador Cetelem Natal 2022, a partir de um inquérito conduzido pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ.
O estudo revela ainda que 53% dos inquiridos vão fazer compras online – mais 36 pontos percentuais do que no ano anterior -, principalmente, os jovens dos 18 aos 34 anos (62%). Nestas compras, os inquiridos revelam que pretendem gastar em média cerca de 135 euros, mais 20 euros do que no ano passado.
O Observador Cetelem conclui ainda que 4% dos entrevistados refere que tenciona recorrer à venda direta ou por catálogo.
Já quanto aos estabelecimentos físicos onde pretendem fazer as suas compras, 71% dos portugueses demonstram preferência pelas lojas nas grandes superfícies/ centros comerciais e 70% pelos super e hipermercados. 51% dos entrevistados tencionam dirigir-se às grandes superfícies especializadas e 45% vão optar por lojas de comércio local/tradicional. Cerca de um em cada quatro pretende comprar em feiras e mercados de Natal.
A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do Sul (73%) procuram mais os centros comerciais para as compras de Natal, os residentes do Centro optam mais pelos super e hipermercados (72%) e os do Norte preferem o comércio local (48%).