Mundial 2022: A fase de grupos nas audiências e no investimento publicitário em TV
Durante o período do Mundial a SIC é o canal FTA mais visto com 17.1% de share, seguido da TVI com 16% e da RTP1 com 13.8%.
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A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Com o fim da fase de grupos do Mundial do Catar 2022 já é possível verificar o impacto do torneio junto das audiências dos canais generalistas. Em comparação com competições anteriores podemos verificar que o Mundial do Catar 2022 regista, no acumulado de todos os jogos, melhor audiência média do que o Mundial da Rússia de 2018 (1.2 milhões de telespetadores vs. 914 mil telespetadores). Jogo entre Portugal x Uruguai foi o jogo mais visto de toda a fase de grupos, teve uma audiência média de 3.6 milhões de telespetadores e um share de 66%. O jogo entre Portugal e Uruguai foi o programa mais visto da televisão portuguesa neste ano até à data.
Jogos de Portugal são os mais vistos de toda a competição
Os jogos de Portugal foram os jogos mais vistos até ao momento, com o jogo Portugal x Uruguai (19h) a ter uma média de 3.6 milhões de telespetadores e 66% de share (+ 1.3 milhões do que no jogo do Gana e +1.7 milhões do que no jogo contra a Coreia do Sul). O jogo com a Coreia do Sul foi o que verificou uma audiência média mais baixa, devido sobretudo ao horário (15h) e ao facto de Portugal já estar qualificado para os oitavos de final. Jogo entre Espanha e Alemanha foi o mais visto na Sport TV com uma audiência média de 488 mil telespetadores e um share de 6.1%.
RTP1, SIC e TVI aumentam o seu share durante a fase de grupos
Durante a fase de grupos, os canais generalistas (RTP1, SIC e TVI) transmitiram 23 jogos. RTP1 lidera no número de jogos transmitidos, transmitiu 16 jogos, a SIC quatro jogos e a TVI três. Pelo facto de ter transmitido mais jogos, a RTP1 é a estação televisiva que regista um maior impacto (cresceu 3.8pp face à média do mês de outubro). Durante o período do Mundial a SIC é o canal FTA mais visto com 17.1% de share, seguido da TVI com 16% e da RTP1 com 13.8%.
Perfil do telespectador
O perfil do telespetador jogos de Portugal no Mundial 2022 é mais transversal em termos de género e idade face aos restantes jogos do Mundial do Catar 2022, quer na comparação com as transmissões de futebol de outras competições. Nos jogos em que a seleção nacional não participa o perfil é mais velho e mais masculino.
Publicidade durante os jogos do Mundial 2022 em canal aberto
O top 10 de marcas que mais investiram, a valores de tabela, nos intervalos dos jogos do Mundial 2022, de 20 de novembro a 1 de dezembro em canal aberto, perfizeram um total de 43% dos investimentos publicitários. Continente e BPI (patrocinadores oficiais da seleção nacional), e FIFA, destacaram-se como as principais marcas que mais investiram nos jogos do Mundial em canal em aberto.
Comparativo de audiências: 3.º jogo de Portugal vs. Euro 2020 e Mundial 2018
O terceiro jogo de Portugal neste Mundial, quando comparado com os jogos do Euro 2020 e Mundial de 2018, foi o menos visto. Em média 1.9 milhões de telespetadores assistiu ao jogo frente à Coreia do Sul (vs. 3.4 milhões Portugal x França vs. 3.1 milhões Irão x Portugal). O horário do jogo (15h) e o facto de Portugal já estar apurado para os oitavos de final ajuda a explicar a menor audiência quando comparado com os jogos das competições anteriores.
Minuto-a-minuto | Coreia do Sul x Portugal | SIC
O jogo de Portugal contra a Coreia do Sul registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Portugal entrou praticamente a ganhar, com um golo logo aos cinco minutos quando a curva de audiências ainda se encontrava em clara subida. Após o golo de Portugal as audiências mantiveram um crescimento, no entanto de forma menos acentuada. Após o golo da Coreia do Sul as audiências tornaram-se inconstantes. Com o apito para intervalo verificou uma quebra nas audiências, logo retomada assim que o árbitro apitou para 2ª parte. A as audiências na 2ª parte foram sempre em crescendo até bem próximo do apito final. O pico de audiências foi registado durante os minutos de compensação e teve uma audiência média de 2.4 milhões de telespetadores com um share de 67.4%.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia