Vitória de Portugal sobre o Uruguai atinge audiência total de 5,6 milhões de portugueses
O segundo jogo de Portugal no Mundial 2022 foi transmitido pela RTP1, tendo um grande impacto nas audiências da estação estatal, que liderou no total dia com 24.5% de share, seguida da TVI com 15.7% e da SIC 13.4%. A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Meios & Publicidade
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Portugal, que no seu segundo jogo do Mundial do Catar vence o Uruguai por 2-0, garantiu o apuramento para os oitavos de final sem precisar de ir com a habitual calculadora para o último jogo frente a Coreia do Sul. Um jogo muito disputado e com bastante agressividade, por vezes em excesso, mas que acabou por sorrir para Portugal com os golos a surgirem na segunda parte, ambos de Bruno Fernandes. O jogo foi transmitido na RTP1 e foi visto por um total de 5.3 milhões de telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 3.6 milhões e com um share de 66%. Na Sport TV o jogo foi visto por um total de 296 mil telespetadores, com uma audiência média de 188 mil e 3.5% de share.
Em termos acumulados (RTP1 e Sport TV), o jogo Portugal x Uruguai atingiu uma audiência total de 5.6 milhões telespetadores, correspondendo em média a 3.8 milhões de telespetadores e 69.5% de share.
Impacto nas audiências do dia | RTP1 e Sport TV1
O segundo jogo de Portugal no Mundial 2022 foi transmitido pela RTP1, tendo um grande impacto nas audiências da estação estatal, que liderou no total dia com 24.5% de share, seguida da TVI com 15.7% e da SIC 13.4%. Destaque para o aumento de share da RTP1 em 14.5pp face à média do mês de outubro. A Sport TV1, ao longo da competição, tem aumentado o share de audiência e com os jogos de Portugal reforça a terceira posição de canais de Pay TV mais vistos. No dia de ontem, a CMTV liderou os canais Pay TV com 3.9% de share, seguida pela CNN Portugal com 2.5% e pela Sport TV1 com 2.3%.
Impacto das audiências do Mundial 2022
Mantém-se a tendência do crescimento dos canais FTA, nos dias em que transmitem jogos, em particular nos dias em que joga a seleção nacional, tendo o jogo Portugal x Uruguai sido o programa mais visto deste ano.
Comparativo de audiências: 2.º jogo de Portugal vs. Euro 2020 e Mundial 2018
O segundo jogo de Portugal neste Mundial, quando comparado com os jogos do Euro 2020 e Mundial de 2018 foi o mais visto, em média, por 3.6 milhões de telespetadores (vs. 2.2 milhões Portugal x Marrocos vs. 2.7 milhões Portugal x Alemanha). Em termos de share, apesar do jogo Portugal x Marrocos, que foi transmitido em horário laboral atingiu o valor mais alto (72%). O que significa que àquela hora os telespectadores que estavam a ver televisão no lar, estavam sintonizados na SIC.
Minuto-a-minuto | Portugal x Uruguai | RTP1
O jogo de Portugal contra o Uruguai registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Os golos só apareceram na segunda parte, sendo esta a que registou maiores audiências. Verifica-se um aumento ligeiro das audiências quando Portugal fez o 1-0 e, com a incerteza no resultado, a audiência foi aumentando à medida que o jogo se encaminhava para o final. O suspense se seria ou não penalty e o segundo golo provocaram também aumento nas audiências e, após o 2-0, registou-se o pico máximo de audiência média de 4.4 milhões telespetadores e 75% de share junto ao apito final do árbitro.
Perfil jogos vs população: RTP1 | Portugal x Uruguai
Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela RTP1, Portugal x Uruguai foi visto por um público mais masculino, atingindo faixas etárias +45 anos e classes sociais B e C. Os jogos de Portugal têm apresentado um perfil mais transversal quando comparados com os jogos em que a seleção nacional não participa.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.