Nutri-Score em campanha para explicar rótulos alimentares
“Descomplica a tua Alimentação” é o mote da campanha lançada, a nível nacional, pelo Movimento Mais Nutri-Score para consciencializar os portugueses para a importância de escolhas alimentares informadas. A iniciativa […]
Sandra Xavier
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“Descomplica a tua Alimentação” é o mote da campanha lançada, a nível nacional, pelo Movimento Mais Nutri-Score para consciencializar os portugueses para a importância de escolhas alimentares informadas. A iniciativa vai estar presente numa rede de 50 mupis em todo o país e nas redes sociais.
A campanha conta com o apoio da Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste, Jerónimo Martins e Nestlé e visa informar sobre a existência de um sistema de rotulagem nutricional simplificado, o Nutri-Score, presente na frente das embalagens e que consiste numa escala de cinco cores, às quais correspondem letras: verde-escuro (A), verde-claro (B), amarelo (C), laranja (D) e vermelho (E).
“De acordo com alguns estudos, sabemos que a generalidade dos consumidores não consegue compreender e interpretar os rótulos alimentares, nomeadamente as suas informações nutricionais. Acreditamos que, com este tipo de campanhas, estamos a dar mais um passo em frente, rumo a uma população mais informada e consciente das suas escolhas alimentares”, avança Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da Deco Proteste, em comunicado.
Os alimentos classificados como A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada.
O Nutri-Score já foi adotado, de forma voluntária, em vários países europeus, tais como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça.