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Divergente com reportagem multimédia premiada no festival Prix Europa

A revista digital Divergente foi o único meio de comunicação português distinguido no festival Prix Europa graças à reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!”.

Pedro Durães
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Divergente com reportagem multimédia premiada no festival Prix Europa

A revista digital Divergente foi o único meio de comunicação português distinguido no festival Prix Europa graças à reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!”.

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A revista digital Divergente foi o único meio de comunicação português distinguido no festival Prix Europa graças à reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!”. Este trabalho, que aborda o período da Guerra Colonial para contar a história dos comandos africanos da Guiné “abandonados à sua sorte” no pós-25 de Abril, foi considerado o “melhor projeto online europeu do ano”.

“Para as pessoas que não sabem, somos um pequeno projeto de média independente, de apenas quatro pessoas. Tem sido uma luta continuarmos a fazer o que amamos, continuar a fazer webdocumentários que não sejam apenas ricos em conteúdo, mas também bonitos de ver, interessantes, aliciantes”, salientou Diogo Cardoso, jornalista da Divergente, que esteve presentes na cerimónia de entrega de prémios que decorreu na sexta-feira.

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A jornalista Sofia da Palma Rodrigues deixou ainda um agradecimento “aos 20 homens que aceitaram contar-nos a sua história, que aceitaram mostrar a Portugal e à Europa que a nossa História não é só aquela que aprendemos nos livros”. “E, por isso, é importante interpretá-la com um olhar crítico”, defendeu a jornalista da plataforma Divergente.

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Comunicação

António Cunha Vaz lidera novo gabinete de assuntos públicos da H/Advisors em Bruxelas

“O nosso novo escritório em Bruxelas marca um passo significativo na nossa estratégia global de rede, permitindo-nos oferecer soluções integradas de ‘public affairs’ a clientes em diversos setores”, explica António Cunha Vaz (na foto)

António Cunha Vaz é o presidente executivo do novo gabinete de ‘public affairs’ da H/Advisors em Bruxelas, enquanto Helena Walsh, sócia sénior da H/Advisors Cicero, é nomeada CEO da nova estrutura da consultora de comunicação global. Ficam a liderar a equipa da capital belga, na prestação de aconselhamento estratégico a clientes impactados pelo cenário regulatório e político da União Europeia.

A nova organização pretende fornecer aos clientes uma orientação mais personalizada sobre regulamentações europeias, estratégias de ‘public affairs’ e envolvimento com ‘stakeholders’. “O nosso novo escritório em Bruxelas marca um passo significativo na nossa estratégia global de rede, permitindo-nos oferecer soluções integradas de ‘public affairs’ a clientes em diversos setores”, explica António Cunha Vaz, citado em comunicado de imprensa.

Composta por cerca de 15 especialistas, em áreas que vão desde a tecnologia à energia, saúde e finanças, a equipa de Bruxelas desenvolve soluções à medida para os desafios e as oportunidades do ambiente regulatório da União Europeia. Em comunicado, a H/Advisors salienta que o escritório une todas as agências da rede, dispondo de uma equipa internacional de especialistas.

Stéphane Fouks, presidente executivo da H/Advisors e vice-presidente executivo da Havas considera que “este é um marco importante na construção das nossas capacidades globais em ‘public affairs’ dentro da H/Advisors”, acrescentando que “esta evolução foi possível graças ao crescimento impulsionado por várias agências do grupo, em particular a H/Advisors Cicero, sob a liderança de Mark Twigg e Iain Anderson”.

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Audiências mensais: canais em aberto voltam a crescer

Em outubro, o regresso dos portugueses às rotinas depois do verão provoca um crescimento generalizado do consumo de televisão. A TVI mantém a liderança, com um ‘share’ de 15,2%, seguida pela SIC (14,1%)

A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em outubro o consumo televisivo registou um crescimento de 1,8% face ao mês de setembro. No primeiro mês do outono, o regresso dos portugueses às rotinas depois do verão provocou um crescimento do consumo televisivo.

Os canais FTA (RTP1, SIC e TVI) mantêm a tendência verificada em setembro e voltam a crescer relativamente ao mês anterior. A única exceção é a SIC, que não verifica alterações face ao mês anterior. A TVI, com um ‘share’ de 15,2% (mais 0,3% em relação a setembro), mantém a liderança, seguida da SIC que alcançou um ‘share’ de 14,1%.

A RTP1 surge na terceira posição, com um ‘share’ de 11,2% (mais 0,5% face ao mês anterior), tendo sido o canal que registou o maior aumento. Os jogos de Portugal, a contar para a Liga das Nações, ajudaram a impulsionar as audiências do canal.

 

A tipologia ‘pay tv’ segue a mesma tendência dos canais FTA e regista um crescimento de 0,2% em comparação com o último mês. Com um ‘share’ de 41.2%, outubro é agora o mês de 2024 com o nível de ‘share’ mais elevado.

Com o regresso às rotinas e com menos tempo disponível, a tipologia Outros, que abrange o visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como o ‘streaming’ e as consolas, foi a mais prejudicada, diminuindo 0,8% face ao último mês, atingindo o valor mais baixo desde maio.

No mês de outubro, a tipologia de ‘pay tv’ acompanhou o crescimento dos canais FTA e também verificou um crescimento de 0,2% em comparação com o último mês. Do top de canais de ‘pay tv’, o News Now e o V+, ex-TVI Reality, foram os que verificam maior crescimento, com ambos a crescerem 0,2% face ao mês anterior. A CMTV reforça a primeira posição, como o canal do cabo preferido dos portugueses.

Em outubro, o programa mais visto foram os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações (Escócia x Portugal e Polónia x Portugal), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por mais de 2,58 milhões de telespetadores, o que representou um ‘share’ de 41.8%. Dos dois jogos, o Escócia x Portugal foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 2,12 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 41,4%.

Na segunda posição, ficou o programa ‘Secret Story-As Alianças’, o único programa, a par dos jogos da seleção nacional, que conseguiu ultrapassar a barreira de um milhão de telespetadores de audiência média. Com uma audiência média de 1,59 milhões e um ‘share’ de 26,3%, foi o programa mais visto do mês, se excluirmos os jogos de futebol.

Relativamente às audiências por período horário, no mês de outubro, a SIC mantém a liderança durante o almoço, com um ‘share’ de 20,9%, sendo este o único período do dia onde lidera. A TVI mantém a liderança nos períodos da tarde, ‘prime time’ e ‘late night’.

Contudo, é durante o período do segundo ‘prime time’, onde a diferença face à SIC é menor (16,1% versus 15,4%). A RTP1 lidera apenas durante o período que antecede o horário nobre, tendo em outubro perdido a liderança do período da manhã para a TVI por apenas uma décima (14,0% versus 13,9%).

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Campanha do Lidl mostra como magia do Natal pode ser real (com vídeo)

Com criatividade da BBDO, produção da BWGTBLD e realização de Tom Hooper, vencedor de um Óscar, o anúncio com cerca de quatro minutos de duração acompanha um jantar natalício em que os desejos dos membros da família se tornam realidade

Com criatividade da BBDO, produção da BWGTBLD e realização do britânico-australiano Tom Hooper, vencedor de um Óscar, o filme publicitário da campanha de Natal do Lidl explora a magia da partilha do Natal, apelando à generosidade através das ações de uma criança.

Com uma duração de três minutos e 50 segundos, o anúncio, que terá versões mais curtas para televisão, internet e redes sociais, acompanha um jantar natalício onde os desejos de todos os membros da família se tornam realidade através da força do pensamento, capaz de gerar magia e solidariedade.

“Com a campanha de Natal deste ano, o Lidl destaca a sua oferta natalícia, mas vai mais além, mostrando de uma forma muito emotiva que os pequenos gestos podem desencadear algo muito maior, porque só através da magia da partilha é que os desejos se tornam realidade”, esclarece o retalhista alemão em comunicado de imprensa.

À semelhança do filme publicitário do ano passado, que relembra que são os pequenos gestos que contam, o anúncio deste ano reforça o compromisso social da marca, que volta a apoiar causas solidárias com donativos monetários para instituições sociais em diferentes países, durante a época natalícia.

Os nomes das organizações que vão receber este apoio em Portugal são divulgados no final de novembro. “Os produtos e as campanhas do Lidl garantem que todos podem desfrutar da época natalícia sem comprometer o orçamento, incentivando a partilhar ainda mais a magia do Natal com os outros”, refere ainda o documento.

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O que pode ler na edição 968 do M&P

Uma entrevista a Gonçalo Nascimento (L’Oréal), uma reportagem em Las Vegas com os criativos nacionais participantes no LIAisons, a opinião de Ricardo Tomé (Media Capital) sobre o MIPCOM 2024 e as novidades na imprensa e o futuro da Trust in News são alguns dos destaques

Na edição 968, Gonçalo Nascimento, coordenador da L’Oréal em Portugal, revela os motores do crescimento de vendas do grupo em Portugal, a aposta nos consumidores seniores e a batalha pela criação de conteúdos, através do reforço do investimento em marketing de influência e o desinvestimento em outros meios. Avança ainda que uma “estratégia de investimento mais potente vem também associada a um ROI que tem de ser melhor avaliado”.

Inês Reis e Gil Santos, redatora e diretor de arte da Leo Burnett, partilham a experiência no programa de mentoria criativa LIAisons 2024, que reúne 125 jovens criativos internacionais e onde são os únicos representantes de Portugal.

Novembro é decisivo para o futuro da imprensa. Trust in News espera milagre e Público apresenta plano estratégico.

Na rubrica sobre profissionais expatriados, De Portugal Para o Mundo, Mariana Guerra, diretora de desenvolvimento de negócio da Foreo para a Europa Ocidental, refere uma ativação de marca nas Galleries Lafayette, em Paris, como marcante no trabalho que faz a partir de Madrid, desde 2016.

No rescaldo da presença em Cannes no MIPCOM 2024, Ricardo Tomé, diretor-geral da Media Capital Digital, apresenta os destaques do maior mercado de programas para televisão, em onde se salienta que “sem o melhor talento não se conseguem boas histórias e personagens que apaixonem os espetadores”.

O Especial Dados e Tecnologia explora as formas como o marketing está a transformar-se numa ciência precisa e personalizada, em que a criação de experiências relevantes para os consumidores, através de ‘insights’ de análises complexas para otimizar campanhas, é o foco das marcas.

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Bernardo Cunha assume estratégia e marketing de produto da Samsung Portugal

Com esta nomeação, a marca pretende reforçar a visão estratégica, a experiência em comércio eletrónico e a gestão de meios e marketing, à medida que continua a expandir a presença no mercado global

Bernardo Cunha é o novo diretor de estratégia e gestor de marketing de produto da divisão de Mobile da Samsung Portugal. A nomeação do profissional pretende reforçar a visão estratégica, a experiência em comércio eletrónico e a gestão de meios e marketing da Samsung, à medida que a marca continua a expandir a sua presença no mercado global.

“É com grande entusiasmo e compromisso firme de contribuir para o crescimento contínuo e sucesso da Samsung que assumo esta nova função. Espero contribuir com estratégias diferenciadoras que correspondam às expectativas dos consumidores e fortaleçam a posição da Samsung como líder no setor tecnológico”, afirma Bernardo Cunha, citado em comunicado de imprensa.

Mestre em marketing pela Universidade Católica Portuguesa, Bernardo Cunha tem uma carreira na área de marketing e desenvolvimento de negócios. Teve experiência em posições de liderança em empresas como Unilever, onde esteve durante oito anos, e a Imperial Brands PLC, onde liderou a unidade de negócios de produtos de próxima geração, função que desempenhava até agora.

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Crianças protagonizam campanha de reciclagem de vidro da Friends of Glass (com vídeo)

Sob o mote ‘Uma mensagem para o futuro’, as crianças aparecem como os cidadãos do futuro, portadores de esperança, partilhando boas práticas e a necessidade de proteger o planeta através da reciclagem. A Marco Agency assina a criatividade e a produção

A Friends of Glass, fórum europeu de consumidores que promove os produtos embalados em vidro e a reciclagem dessas embalagens, tem no ar uma nova campanha para reforçar a consciência ambiental junto das crianças, que são as protagonistas do anúncio que pretende transmitir uma mensagem de esperança e inspiração.

A campanha, lançada a 31 de outubro, está presente em televisão, rádio e plataformas online e conta com produção e conceito criativo da Marco Agency. Sob o mote ‘Uma mensagem para o futuro’, as crianças aparecem como os cidadãos do futuro, portadores de esperança, partilhando boas práticas e a necessidade de proteger o planeta através da reciclagem.

A narrativa em torno desta campanha surge da ideia das garrafas de vidro serem historicamente vistas como um veículo de mensagens, tornando-as símbolos que guardam ideias e mensagens, em que a reciclagem das embalagens de vidro é uma mensagem para o futuro, refere o comunicado de imprensa.

Ao longo do spot televisivo, as crianças respondem a diferentes questões sobre a preservação do planeta e a importância de a reciclagem ser efetuada corretamente. Com uma vertente educativa e um tom espontâneo, o público infantil assume o papel de agente de mudança, consciencializando sobre a temática da reciclagem, associada à preservação do planeta.

Esta iniciativa procura contribuir para o desafio nacional de aumentar a reciclagem de embalagens de vidro, tendo em conta que Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer. Com uma taxa de reciclagem de 55%, segundo dados da Eurostat de 2021, Portugal está longe da meta de 70%, até 2025, e de 75%, em 2030, definida para os Estados Membros da União Europeia.

A Friends of Glass é criada em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem (ou FEVE), em resposta a uma pesquisa pan-europeia do instituto de pesquisa independente InSites, que concluiu que 74% dos consumidores europeus preferiam alimentos e bebidas embalados em vidro.

 

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Triber redefine estratégia das cervejas Praxis, Topázio e Onyx

“A comunicação vai estar muito focada na união das três marcas no âmbito do Praxis Beer Fest, festival de cerveja que se realiza em junho do próximo ano em Coimbra”, explica Pedro Girão, cofundador e CEO da agência de construção de marca especializada em digital

A nova estratégia promocional da Praxis, da Topázio e da Onyx, que passa pela autonomização das redes sociais das três marcas de cerveja da Praxis e do restaurante com o mesmo nome, está a ser definida pela Triber, agência de construção de marca especializada em digital.

A agência de construção de marca especializada em digital ganhou a conta de marketing digital da cervejeira histórica de Coimbra e, com o crescimento das três insígnias a nível nacional, tem em mãos a missão de aumentar a notoriedade das marcas, apostando numa comunicação diferenciada.

“A grande alteração está a ser a criação de redes sociais autónomas, para criar comunidades e chegar aos diferentes ‘targets’. A Topázio é uma cerveja mais clássica, enquanto que a Praxis é mais nostálgica e saudosista e a Onyx é mais alternativa. Por ser preta, não é a escolha mais popular e assume-o”, explica ao M&P Pedro Girão, cofundador e CEO da Triber.

Para além da nova estratégia promocional, a agência está a preparar o relançamento da loja online da Praxis e o plano de divulgação do Praxis Beer Fest. “A comunicação vai estar muito focada na união das três marcas no âmbito desse festival de cerveja, que se realiza em junho do próximo ano, em Coimbra”, esclarece ainda o responsável.

A nova estratégia antecipa as comemorações do centenário da Topázio e da Onyx, que se assinalam em 2025. “Temos marcas e histórias que nos orgulham e que são o verdadeiro motivo para fazermos o que fazemos, mas precisávamos de ajuda para as organizar numa perspetiva de estratégia de marca e até de criação de uma estratégia digital que nos permitisse atingir os objetivos de cada uma delas”, explica Pedro Baptista, CEO da Praxis, citado em comunicado de imprensa.

A herança cervejeira coimbrã é um dos pilares da nova estratégia comunicacional da empresa, fundada pelo empresário Arnaldo Baptista, na sequência da criação da Companhia de Cervejas de Coimbra, em 1924.

“A primeira fase do trabalho foi entrevistar as pessoas, conhecer a história, perceber o que têm de único, quem bebe cada cerveja, que visão é que se tem para o projeto. Definindo isso, criámos tudo o que precisávamos para conseguir agora chegar a quatro targets diferentes, com uma estratégia digital com páginas próprias para a cervejeira Praxis que, além do restaurante, tem um museu e visitas guiadas à fábrica, e para cada uma das cervejas, Praxis, Topázio e Onyx”, explica Pedro Girão.

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67% dos ‘baby boomers’ não confiam nos influenciadores

A geração Z (20%) é a que mais acredita nos criadores de conteúdos digitais promocionais. É nos médicos (58%) que os utilizadores de redes sociais confiam mais. Os jornalistas (27%) estão na 15ª posição e são dos profissionais que mais crescem na confiança, revela o Ipsos Global Trustworthiness Index

Apenas 9% dos ‘baby boomers’ confiam nos influenciadores digitais. De acordo com o Ipsos Global Trustworthiness Index, índice internacional da Ipsos, 67% dos consumidores nascidos entre 1946 e 1964 desconfiam dos criadores de conteúdos digitais promocionais, enquanto que 24% dos 23.530 inquiridos não têm uma opinião formada.

Na geração X, a taxa de desconfiança sobe para os 13% e a de confiança desce para os 58%, sendo que 29% dos inquiridos nascidos entre 1965 e 1981 afirmam não ter uma posição definida. Entre os ‘millennials’, a taxa de desconfiança aumenta para os 18% e a de confiança desce para os 52%, com a percentagem de indecisos nascidos entre 1981 e 1996 a rondar os 30%.

A geração Z é a que mais confia nos influenciadores digitais, com 20% dos inquiridos a assumirem que têm em conta muitas das sugestões e opiniões que veiculam online. Ainda assim, 48% dos consumidores nascidos a partir de 1995 afirmam que desconfiam das publicações, enquanto que 32% não têm uma opinião formada.

O estudo do Ipsos revela que é nos médicos que os utilizadores de redes sociais confiam mais, com uma taxa de confiança média de 58%, à frente dos cientistas, com 56%. Em terceiro lugar, surgem os professores, com 54%. Os jornalistas ocupam a 15ª posição, com 27%, figurando entre os grupos profissionais que mais crescem, tal como os advogados e os bancários.

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CCP promove sessão para empreendedores criativos

Márcia Martinho da Rosa desenvolve a atividade profissional na área da propriedade intelectual, com o foco no direito da propriedade industrial, como marcas, logótipos, patentes e desenhos ou modelos, nacionais e internacionais

O Clube da Criatividade de Portugal promove e 19 de novembro a ‘masterclass’ gratuita ‘Registo de Direitos de Autor, Marcas, Desenhos, Modelos e Patentes’, conduzida pela advogada Márcia Martinho da Rosa e dirigida a empreendedores criativos.

A formadora é também agente oficial de propriedade industrial e mandatária europeia de marcas e desenhos ou modelos do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), que gere os direitos conferidos a estas criações em todos os países da União Europeia e que complementam os direitos de propriedade intelectual.

Desde 2013, Márcia Martinho da Rosa desenvolve a atividade profissional na área da propriedade intelectual, com o foco no direito da propriedade industrial, como marcas, logótipos, patentes e desenhos ou modelos, nacionais e internacionais. Dedica-se especialmente ao aconselhamento estratégico de CEO, ‘startups’ e PME, com o principal objetivo de potenciar os resultados dos clientes.

Com lugares limitados, a ‘masterclass’ coorganizada com a Câmara Municipal de Lisboa decorre em formato presencial no Hub Criativo da Mouraria, em Lisboa, das 17h30 às 19h30, e não será gravada. A inscrição é feita online.

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Publicidade em videojogos tem mais visibilidade, satisfação e envolvimento

Com uma taxa de imersão elevada há mais probabilidades de aumentar a recordação, a intenção de compra e as vendas de uma marca, de acordo com o relatório da Activision Blizzard Media, analisado pela WARC Media

A visibilidade, a satisfação e o envolvimento dos anúncios em videojogos excede os valores de referência em vídeo online e nas redes sociais, devido ao elevado envolvimento das audiências de videojogos, de acordo com os dados da Activision Blizzard Media, analisados pela World Advertising Research Center Media.

As mais recentes tendências e estudos sobre o mercado de anúncios em videojogos no Reino Unido foram partilhadas no evento IAB UK Gaming Digital Upfronts 2024, através de editoras de videojogos e de plataformas que veiculam publicidade em jogos, incluindo a Activision Blizzard Media, Amazon Ads e Twitch, Anzu, Digital Turbine, Global (DAX) e Venatus.

O IAB UK prevê que os gastos com publicidade em videojogos no Reino Unido atinjam 1,84 mil milhões de libras (€2,2 mil milhões) até 2026, com um crescimento sobretudo nos jogos de dispositivos móveis. A dimensão do mercado e a velocidade de desenvolvimento vão depender da aceitação de formatos de publicidade própria nos jogos para telemóvel e do grau de adesão dos jogos para computadores e consolas à publicidade.

A análise da Activision Blizzard Media revela que o entretenimento dos videojogos impulsiona a imersão, termo que descreve a atenção e a ressonância emocional de um utilizador, sendo que 67% dos jogadores classificam os jogos como uma plataforma de topo para se sentirem envolvidos. Uma taxa de imersão elevada representa mais probabilidades de aumentar a recordação, a intenção de compra e as vendas de uma marca.

A relevância e os anúncios não intrusivos no jogo são também fundamentais, uma vez que 40% dos jogadores consideram obrigatório que os anúncios não interrompam o jogo. Resultados semelhantes foram apresentados pela Global (DAX), cujos dados revelam que 45% dos jogadores que jogam em telemóveis afirmam sentir-se mais positivos, calmos e motivados depois de jogarem, o que dá aos anunciantes a oportunidade de se ligarem a estes públicos-alvo durante momentos de alegria e descontração.

No que diz respeito à recetividade dos anúncios nos videojogos, as gerações mais jovens são mais abertas e conscientes. A investigação conjunta da Anzu e da SuperAwesome revela que 75% dos jovens do Reino Unido e dos Estados Unidos afirmam que os anúncios melhoram a sua experiência de jogo e 40% consideram que os conteúdos das marcas tornam os jogos mais divertidos.

Consequentemente, as experiências de marca nos videojogos têm um grande impacto nas audiências mais jovens, que registam uma maior afinidade com as marcas. Cerca de 70% dos menores de 18 anos pedem produtos vistos em plataformas de jogos populares, verificando-se um aumento de 66% na afinidade com as marcas neste grupo de jogadores.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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