PSE quer “ampliar e massificar” utilização dos dados de audiência em outdoor
Responsável pelo estudo de audiências de outdoor em Portugal, a empresa de data science PSE pretende agora alargar a distribuição dos dados com o objetivo de “ampliar e massificar a sua plena utilização no mercado publicitário português”.
Pedro Durães
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Responsável pelo estudo de audiências de outdoor em Portugal, a empresa de data science PSE pretende agora alargar a distribuição dos dados com o objetivo de “ampliar e massificar a sua plena utilização no mercado publicitário português”. Distribuído em parceria com a Marktest, o estudo passará a ser disponibilizado, até ao próximo mês de setembro, com novas modalidades de aceder e analisar os dados recolhidos, numa tentativa de tornar a informação de audiência em publicidade exterior “muito mais acessível”.
Além de disponibilizar o estudo com condições comerciais especiais para agências de meios e de publicidade associadas da APAN, da APAME e da APEIP, a PSE propõe “uma forma de acesso que é inteiramente gratuita, apenas para agências de meios, por via de uma aplicação mais simples e limitada do programa web IDS, mas que, ainda assim, permite o acesso aos dados semanais de qualquer rede outdoor, bem como a respetiva análise de audiência pelos diferentes grupos-alvo sociodemográficos”. “Ao mesmo tempo, haverá o acesso ao programa Planview OOH num modelo comercial idêntico ao que acontece com televisão, sendo a PSE a licenciar diretamente às agências de meios os dados para este programa do grupo Marktest, por um preço acessível”, acrescenta a empresa em comunicado.
A par destas modalidades, a partir do próximo mês de setembro passará a ser disponibilizado o acesso livre ao programa web IDS Agency 2.0, que inclui um modulo de planeamento de meios que e, segundo a empresa, “será a versão portuguesa de um programa especializado para o planeamento de campanhas em outdoor, utilizado em diversos países, sendo o padrão internacional especificamente desenhado e especializado para outdoor”. “Nesta opção os clientes podem aceder, de imediato, aos resultados de qualquer rede ad’hoc personalizada que tiver sido construída por qualquer um dos operadores OOH incluídos”, esclarece a PSE.