Raparigas da Bola voltam a rugir e já há um leão com as cores nacionais em Cannes (com vídeo)
Portugal não teve de esperar muito para igualar o marcador. Um leão de prata na primeira noite de Cannes Lions e está feito o empate com a edição do último ano. Após ter tido o único trabalho nacional a chegar a leão em 2021, também com prata, a Havas Lisboa estreia-se a marcar pelas cores nacionais no regresso do festival ao formato presencial.

Pedro Durães
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Portugal não teve de esperar muito para igualar o marcador. Um leão de prata na primeira noite de Cannes Lions e está feito o empate com a edição do último ano. Após ter tido o único trabalho nacional a chegar a leão em 2021, também com prata, a Havas Lisboa estreia-se a marcar pelas cores nacionais no regresso do festival ao formato presencial ao conquistar uma prata em Outdoor com The Day-After-Women’s-Day Newspapers, para a associação Raparigas da Bola.
Após ter sido o trabalho nacional com melhor performance nos festivais internacionais em 2021, a campanha que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a homens e mulheres no desporto voltou a estar em destaque esta segunda-feira à noite, agora no palco do principal festival internacional de criatividade. O leão de prata em Cannes vem engrossar um palmarés que já conta com troféus conquistados nos festivais Ad Stars, LIA, ADCE, El Ojo, Eurobest e Clio Awards.
O projeto, recorde-se, deu corpo à iniciativa #ElasTambémJogam, do grupo Raparigas da Bola, e estreou-se a vencer no Ad Stars, onde foi o único trabalho português distinguido ao conquistar seis troféus, um deles ouro, seguindo-se depois duas pratas nos London International Awards, um bronze nos ADCE e um ouro e duas pratas no El Ojo, performance que acabaria por valer à campanha o título de Melhor Ideia de Portugal e um domínio na secção local do El Ojo, com a Havas eleita melhor agência de Portugal, Raparigas da Bola como anunciante português do ano e Paulo Pinto, executive creative director da Havas, como criativo português do ano. No final do ano, a época de 2021 nos festivais internacionais seria carimbada com um ouro no Eurobest, na categoria de Print & Publishing, mas o projeto voltaria ainda a faturar em 2022. Em abril foi a vez dos Clio Awards, com bronzes nas categorias de Design e Creative Use of Data.
O conceito da campanha The Day-After-Women’s-Day Newspapers partiu de uma análise às notícias publicadas nos jornais desportivos no dia imediatamente após ser assinalada a data que chama a atenção para a luta pelos direitos das mulheres, onde se constatou que, apesar de no Dia da Mulher ser dado destaque ao sexo feminino nas mais variadas áreas da sociedade, no resto do ano não será bem assim e a diferença de exposição persiste.
A análise revelou que, no dia após o Dia da Mulher, as mulheres praticamente não tinham espaço nas páginas dos jornais desportivos. A iniciativa #ElasTambémJogam surge para sublinhar essa falta de visibilidade, transformando todas as notícias publicadas dos três diários desportivos portugueses no dia 9 de Março num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres.
“As marcas dos jornais foram tapadas por um autocolante que nos convoca a partilhar notícias de atletas femininas, através do hashtag da campanha”, explicava a agência na altura, sendo que os gráficos resultantes deste projeto foram endereçados a jornalistas, influenciadores digitais e atletas para amplificar o alcance da ação.
A campanha da Havas Lisboa era o único trabalho português finalista nas categorias cujos vencedores foram conhecidos esta segunda-feira à noite. Os projetos merecedores de leão em Design e Industry Craft, as duas categorias atualmente com trabalhos nacionais na corrida, subirão ao palco do Palais esta terça-feira.