Streaming em Portugal: Netflix lidera em subscrições e frequência de utilização, HBO com maior potencial de crescimento
A subscrição de serviços de streaming chega já a mais de três quartos dos portugueses, segundo um estudo da Multidados no qual 77,2% dos inquiridos afirma ter acesso a pelo menos uma plataforma.
Pedro Durães
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
A subscrição de serviços de streaming chega já a mais de três quartos dos portugueses, segundo um estudo da Multidados no qual 77,2% dos inquiridos afirma ter acesso a pelo menos uma plataforma. O Netflix lidera destacado, sendo o serviço mais acedido e também aquele que os portugueses dizem utilizar mais frequentemente. Já a HBO surge como aquela que apresenta maior potencial de crescimento no mercado nacional já que, além de ser apontada como a plataforma que os portugueses mais pretendem subscrever no futuro, é também o serviço com maior taxa de retenção estimada para os próximos seis meses.
Indicado por 79,1% dos utilizadores de serviços de streaming, o Netflix lidera destacado enquanto plataforma mais acedida, com a HBO a larga distância, referida por 25,2% dos utilizadores. Seguem-se, de acordo com os dados apurados pelo estudo inMarket da Multidados a partir de uma amostra de 1.000 indivíduos, Amazon Prime Vídeo (19,4%), NOS Play (13,7%), Disney Plus (11,5%), Apple TV (5,8%), Meo Filmes & Séries (7,9%) e Opto SIC (4,3%). “Apesar do acesso a diversas plataformas, apenas a Netflix apresenta uma utilização com grande frequência (72,7%), seguindo-se a HBO (10,1%) e a Amazon Prime Video (7,2%)”, detalha a empresa de estudos de mercado, concluindo que “muitos dos consumidores possuem diferentes plataformas mas utilizam-nas apenas em determinados momentos e não para consumo diário/ frequente”.
A partir desta análise, é igualmente traçada uma previsão de quais as plataformas que apresentam maior potencial de crescimento em Portugal, com base em dois indicadores. Um deles é a retenção estimada de subscritores, onde se chegou à conclusão de que 100% dos utilizadores da HBO e 77,8% da Amazon Prime Vídeo pretendem manter a subscrição nos próximos seis meses. “Em contrapartida, 21,6% dos portugueses afirmam não saber se desejam manter a subscrição da Netflix e 20% da Disney Plus”, indica o estudo. Outro indicador que permite aferir este potencial de crescimento é a resposta à questão sobre qual a plataforma de streaming que os portugueses pretendem aderir num futuro próximo. A HBO volta a surgir em destaque, sendo apontada por 28,3% dos inquiridos, seguindo-se Netflix (12,9%), Disney Plus (12,8%), Amazon Prime Vídeo (10,5%), Opto SIC (5,2%), Meo Filmes & Séries (3%) e NOS Play (2,5%).
Analisando os motivos que levam os portugueses a optar por cada uma das plataformas, a qualidade do conteúdo surge como principal razão de utilização da Amazon Prime Video (55,6%), Apple TV (50,1%), HBO (50%) e Meo Filmes & Séries (49,9%), enquanto a boa relação preço/qualidade destaca-se na HBO (37,5%), NOS Play (33,3%), Netflix (26,8%) e Amazon Prime Video (22,2%).